A relação entre Big Data e Redes Sociais

Em
tempos de redes sociais o marketing e o modo como estudamos o comportamento
humano mudou. Agora dados que eram suposições começam a ser mensurados com mais
fidelidade com auxílio do Big Data. Através da mídias sociais, tudo que é publicado, curtido, compartilhado e assistido é gravado em um banco de dados para traçar o seu perfil.
Em segundo lugar no ranking de navegação na internet, o Brasil está em segundo lugar, dedicando boa parte do seu dia as atividades online. Segundo a We Are social, 67% dos habitantes da terra já possuem um dispositivo móvel com acesso a internet. Isso significa bilhões de informações processadas por segundo.
Quem se aproveita das enormes quantidades de dados produzidos pelos usuários, são as empresas e organizações com interesses científicos para a tomada de decisão, publicidade entre outros interesses organizacionais. Através do Big data, é possível fazer isso com fidelidade e tornar o amontoado de dados em informações, através de relatórios e gráficos, mesmo que complexos, são processados de forma rápida e fidedigna através de softwares.
BIG DATA NAS REDES SOCIAIS
Saber em tempo real tudo que acontece na sua empresa seria perfeito, mas isso só acontece no ambiente online. Saber tudo que o seu cliente está pensando sobre sua empresa é possível, curtidas, elogios e críticas são mensurados. Até mesmo saber se uma campanha está indo como o planejado e ter seu feedback em instantes. Os dados coletados em longo prazo indicam padrões dos consumidores, tornando possível modelos de previsão de campanhas, saber se aquilo vai dar certo ou não passa a ser feito antecipadamente, e não mais em campo, tornando todo o processo com um menor custo para as empresas.
E NO INSTAGRAM?

O Instagram é uma rede social que faz mais de 65000 uploads de foto por minuto, isso representa uma quantidade enorme de dados. Tudo que curtimos, comentamos e despertam o nosso interesse é armazenado em grandes volumes de dados, essas informações do nosso interesse são usadas para direcionar publicidade voltada a nós, com base no que gostamos. O próprio usuário pode ver o que a rede social direciona para o usuário através do seu aplicativo.
Uma lista sem fim de nossos interesses são expostos, o uso disso reflete em vendas e conteúdos direcionados com o auxílio do Big Data nas redes sociais.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário