domingo, 16 de junho de 2019

 gamification



Gamificação – Como Aplicar na sua Empresa

Você sabe o que é Gamificação? Conhece as vantagens que essa prática pode fornecer para as empresas? Já se imaginou com joguinhos no trabalho?

Neste post será explicado o que é gamificação e como essa técnica pode ser utilizada como estratégia nas empresas. Vamos mostrar também como essa prática funciona e como ela se tornou tendência e, ainda, como começar uma aplicação de gamificação e dar exemplos que podem ser usados na sua empresa.

O que é Gamificação?

De acordo com a Aberje, a gamificação, é conhecida, é uma das tendências para a área de comunicação interna em 2017. Como as facilidades tecnológicas continuam surgindo e influenciando nas ações comunicacionais, o uso da gamificação nas empresas como estratégia de engajamento, tem tudo para aumentar cada vez mais. 

Mas de fato, o que é gamificação? De forma resumida, gamificação é o uso de técnicas utilizadas em games aplicadas a outros processos, não relacionados ao contexto convencional dos jogos.

O principal objetivo dessa estratégia é estimular a participação de quem está envolvido, pois ela instiga algumas características inerentes do ser humano, como a competitividade e a cooperação, além de envolver a ideia de status e senso de realização. Uma aplicação bem comum é a gamificação na educação. A prática estimula o aprendizado e aumenta o envolvimento dos estudantes.

Essa estratégia também é muito utilizada na saúde, na política, no marketing e dentro das empresas. Neste artigo, trazemos elementos como metas, estratégias e premiações aplicados à rotina de trabalho, que se bem utilizados, podem ser a solução para diversos problemas dentro de uma organização. Um exemplo bem simplificado para ilustrar o conceito de gamificação dentro das empresas seria um jogo de corrida para o time de vendas que está tendo dificuldades ao atingir as metas do mês. Através de telas ou murais, exibir uma pista de corrida, onde cada vendedor será um participante e terá seu carro para competir. A cada venda realizada ele avançará um trecho da pista em direção à meta do mês. Dessa forma os vendedores se sentirão motivados para vencer a corrida e ao mesmo tempo aumentar as vendas.

Além desse exemplo, várias outras formas de jogos também podem ser adaptadas para melhorar aspectos no ambiente de trabalho, como a motivação, a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Os Benefícios da Gamificação

Agora vamos entender porquê essa prática está sendo utilizada.
Os games não são novidade, existem em diversos formatos e com diversos objetivos. Mas o que eles têm em comum é que conquistam diferentes gêneros e idades em vários setores.
Para Jane McGonigal, uma das principais referências no assunto, os games são uma ferramenta para mudar o mundo e proporcionam sentimentos de otimismo e esperança nas pessoas. Segundo uma pesquisa realizada pela NPD Group82% dos brasileiros com idades entre 13 e 59 anos joga algum tipo de game nas mais diversas plataformas.
Algumas das principais habilidades comportamentais desenvolvidas são:
- Persistência

Quando um jogador inicia a partida e começa sua busca por pontos, prêmios ou moedas para atingir um próximo nível, a persistência é uma das principais características associadas.
Mesmo perdendo pontos, errando caminhos ou perdendo vidas durante o processo, o jogador não desiste, reinicia a partida e estuda novas alternativas para conquistar os níveis e bater recordes.
- Otimismo

Além da persistência para alcançar os objetivos, o participante se mantém otimista no resultado, ele acredita realmente que pode alcançar o último nível e vencer a batalha. Com essa característica, ele está sempre estudando novas estratégias e trabalhando para conquistar mais medalhas, habilidades, vidas ou quais forem as recompensas no meio do caminho. Tudo para alcançar o objetivo final com a maior quantidade de pontos possíveis.
- Cooperação

Muitos jogos acontecem online e dependem de equipes para que as atividades sejam realizadas, assim, várias pessoas se envolvem na mesma missão. Com isso, o sentimento de cooperação é fortalecido, pois todos os membros da equipe precisam confiar uns nos outros e trabalhar focados pelo objetivo final.

E Por que utilizar a Gamificação em Empresas?

Além dessas características, existem outros fatores que explicam porque práticas de games estão sendo utilizadas pelas pessoas.
De acordo com Jane esses fatores são: metas, regras, feedback e participação voluntária.
Nós acrescentamos mais dois aspectos nessa lista: o aprendizado e a premiação e relacionamos esses fatores com a realidade das empresas.
 por que utilizar a gamificação nas empresas

Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos 

O próprio contexto escolar e a aprendizagem aí promovida possuem já alguns elementos de jogo (Kapp, 2012; McGonigal, 2011). Quando classificamos o trabalho dos alunos estamos a atribuirlhe uma pontuação ou prémio; quando são publicados os quadros de honra estamos a criar um ranking de alunos, tal como acontece em jogos.
Quando um aluno transita com sucesso estamos a aplicar a progressão entre níveis, no entanto se reprova estamos a castigar. Quando são solicitados trabalhos individuais ou de grupo são lançados desafios/missões que os alunos terão de cumprir… Para que a experiência seja gamificada e realmente envolvente será necessário ampliar os elementos de jogo a utilizar e atualizá-los tendo em conta as atuais potencialidades tecnológicas (Dispositivos móveis, QR codes, Quizzes, Vídeos tanto pela edição e como pela pesquisa, utilização de jogos, realidade aumentada …).

Como Aplicar na sua Empresa


Já vimos o que é gamification e também entendemos porque ela funciona. Mas como aplicar gamificação nas empresas? Qual a melhor maneira de conseguir resultados com essa prática?
Como qualquer estratégia, é necessário realizar um planejamento e identificar os objetivos que se quer alcançar, bem como formas de monitorar e avaliar os resultados.

como aplicar a gamificação na empresa

1. Identificando o Problema

Para iniciar o planejamento e definir a forma que a gamificação será aplicada, é importante compreender porquê ela será utilizada.
É possível identificar o problema de diversas maneiras, uma delas é através de entrevistas com os colaboradores questionando-os sobre o relacionamento entre colegas, produtividade ou cultura da empresa.
A melhor forma de compreender o que precisa ser melhorado no trabalho, é questionando os envolvidos no processo.

2. Definindo o Objetivo

Uma vez identificado o principal problema, é hora de definir onde se quer chegar. Os objetivos podem ser diversos, desde motivar os colaboradores, aumentar as vendas até promover o engajamento entre os colegas.
Entender o que se espera da ação é importante para avaliar o que será aplicado e perceber se é esse o caminho a ser seguido.

3. Entendendo a Persona

Antes mesmo de pensar nas maneiras que a gamificação pode ser executada, é importante entender o seu público. Identificar as peculiaridades de cada participante e as características que eles possuem em comum.
Para isso, a MJV divulga em seu livro sobre esse assunto, uma tabela que demonstra o que atrai cada gênero e idade. Você pode acessar este livro aqui.

4. Definindo as Estratégias

Após entender o problema, identificar os objetivos e entender a persona é hora de decidir qual ação será utilizada. Realize um brainstorming ou faça pesquisas para gerar diversas ideias e maneiras de aplicar a gamification e então decidir qual se alinha com a persona e objetivos elencados no início do planejamento.
Ao realizar o brainstorming, você e sua equipe também poderão analisar quais ideias se encaixam com o orçamento e recursos disponíveis.
Assim, será possível estruturar as ações, alinhar as metas que serão alcançadas no decorrer dela e as premiações que podem ser fornecidas aos vencedores.

5. Mensuração

Tão importante quanto planejar é mensurar. Realize testes, pesquisas, acompanhe e observe os aspectos após aplicar a gamificação. Dessa forma será possível avaliar se a estratégia está sendo aceita pelos participantes e alcançando os primeiros resultados.


O mundo dos games vem se desenvolvendo principalmente em função das descobertas da tecnologia. Além disso, o mercado de trabalho está sendo ocupado pela geração Y que cresceu pulando cogumelos e coletando moedas.

As técnicas de gamificação estão aos poucos sendo conhecidas e aplicadas na comunicação interna, mas já é possível perceber os resultados e as mudançasque elas vêm proporcionando.
Estamos em constante evolução e os games que antes eram relacionados apenas ao lazer e à diversão, hoje podem ser utilizados nas empresas para aumento da produtividade, persistência, otimismo e cooperação entre colegas.

Referências


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