Gamificação
– Como Aplicar na sua Empresa
Você
sabe o que é Gamificação? Conhece as vantagens que essa prática pode fornecer
para as empresas? Já se imaginou com joguinhos no trabalho?
Neste
post será explicado o que é gamificação e como essa técnica pode ser utilizada
como estratégia nas empresas. Vamos mostrar também como essa prática
funciona e como ela se tornou tendência e, ainda, como
começar uma aplicação de gamificação e dar exemplos que podem ser usados na sua
empresa.
O que é Gamificação?
De
acordo com a Aberje, a gamificação,
é conhecida, é uma das tendências para a área de comunicação interna em
2017. Como as facilidades tecnológicas continuam surgindo e influenciando
nas ações comunicacionais, o uso da gamificação nas empresas como estratégia de engajamento, tem tudo para aumentar cada vez mais.
Mas
de fato, o que é gamificação? De forma resumida, gamificação é o uso de
técnicas utilizadas em games aplicadas a outros processos, não relacionados ao
contexto convencional dos jogos.
O
principal objetivo dessa estratégia é estimular a participação de quem está
envolvido, pois ela instiga algumas características inerentes do ser humano,
como a competitividade e a cooperação, além de envolver a ideia de status e
senso de realização. Uma aplicação bem comum é a gamificação na
educação. A prática estimula o aprendizado e aumenta o envolvimento dos
estudantes.
Essa
estratégia também é muito utilizada na saúde, na política, no marketing e
dentro das empresas. Neste artigo, trazemos elementos como metas, estratégias e
premiações aplicados à rotina de trabalho, que se bem utilizados, podem ser a
solução para diversos problemas dentro de uma organização. Um exemplo bem
simplificado para ilustrar o conceito de gamificação dentro das empresas seria
um jogo
de corrida para
o time de vendas que está tendo dificuldades ao atingir as metas do mês. Através de telas ou
murais, exibir uma pista de corrida, onde cada vendedor será um participante e
terá seu carro para competir. A cada venda realizada ele avançará um trecho da
pista em direção à meta do mês. Dessa forma os vendedores se sentirão motivados
para vencer a corrida e ao mesmo tempo aumentar as vendas.
Além
desse exemplo, várias outras formas de jogos também podem ser adaptadas para
melhorar aspectos no ambiente de trabalho, como a motivação, a produtividade e
o engajamento dos colaboradores.
Os
Benefícios da Gamificação
Agora
vamos entender porquê essa prática está sendo utilizada.
Os games não são novidade, existem em
diversos formatos e com diversos objetivos. Mas o que eles têm em comum é que
conquistam diferentes gêneros e idades em vários setores.
Para Jane
McGonigal, uma das principais referências no assunto, os games são uma ferramenta para mudar o
mundo e proporcionam sentimentos de otimismo e esperança nas pessoas. Segundo uma pesquisa realizada
pela NPD Group, 82% dos brasileiros com idades entre 13 e 59 anos joga algum
tipo de game nas mais diversas
plataformas.
Algumas das principais habilidades
comportamentais desenvolvidas são:
- Persistência
Quando
um jogador inicia a partida e começa sua busca por pontos, prêmios ou moedas
para atingir um próximo nível, a persistência é uma das principais
características associadas.
Mesmo perdendo pontos, errando caminhos
ou perdendo vidas durante o processo, o jogador não desiste,
reinicia a partida e estuda novas alternativas para conquistar os níveis e
bater recordes.
- Otimismo
Além
da persistência para alcançar os objetivos, o participante se mantém otimista
no resultado, ele acredita realmente que pode alcançar o
último nível e vencer a batalha. Com essa característica, ele
está sempre estudando novas estratégias e trabalhando para conquistar mais
medalhas, habilidades, vidas ou quais forem as recompensas no meio do caminho.
Tudo para alcançar o objetivo final com a maior quantidade de pontos possíveis.
- Cooperação
Muitos
jogos acontecem online e dependem de equipes para que as
atividades sejam realizadas, assim, várias pessoas se envolvem na mesma missão.
Com isso, o sentimento de cooperação é fortalecido, pois todos os membros da
equipe precisam confiar uns nos outros e trabalhar focados pelo objetivo final.
E
Por que utilizar a Gamificação em Empresas?
Além
dessas características, existem outros fatores que explicam porque práticas de
games estão sendo utilizadas pelas pessoas.
De acordo com Jane esses fatores
são: metas, regras, feedback e participação voluntária.
Nós acrescentamos mais dois aspectos
nessa lista: o aprendizado e a premiação e relacionamos esses
fatores com a realidade das empresas.
Gamificação:
uma oportunidade para envolver alunos
O próprio contexto escolar e a
aprendizagem aí promovida possuem já alguns elementos de jogo (Kapp, 2012;
McGonigal, 2011). Quando classificamos o trabalho dos alunos estamos a
atribuirlhe uma pontuação ou prémio; quando são publicados os quadros de honra estamos
a criar um ranking de alunos, tal como acontece em jogos.
Quando um aluno transita com sucesso
estamos a aplicar a progressão entre níveis, no entanto se reprova estamos a
castigar. Quando são solicitados trabalhos individuais ou de grupo são lançados
desafios/missões que os alunos terão de cumprir… Para que a experiência seja
gamificada e realmente envolvente será necessário ampliar os elementos de jogo
a utilizar e atualizá-los tendo em conta as atuais potencialidades tecnológicas
(Dispositivos móveis, QR codes, Quizzes, Vídeos tanto pela edição e como pela
pesquisa, utilização de jogos, realidade aumentada …).
Como Aplicar na sua Empresa
Já vimos o que é gamification e também entendemos porque
ela funciona. Mas como aplicar gamificação nas empresas? Qual a melhor maneira
de conseguir resultados com essa prática?
Como
qualquer estratégia, é necessário realizar um planejamento e identificar os objetivos que se quer alcançar, bem como
formas de monitorar e avaliar os resultados.
1. Identificando o Problema
Para iniciar o planejamento e definir a forma que a gamificação
será aplicada, é importante compreender porquê ela será utilizada.
É
possível identificar o problema de diversas maneiras, uma delas é através de
entrevistas com os colaboradores questionando-os sobre o relacionamento entre
colegas, produtividade ou cultura da empresa.
A melhor
forma de compreender o que precisa ser melhorado no trabalho, é questionando os
envolvidos no processo.
2. Definindo o Objetivo
Uma vez identificado o principal problema, é hora de definir onde se quer chegar. Os
objetivos podem ser diversos, desde motivar os colaboradores, aumentar as
vendas até promover o engajamento entre os colegas.
Entender o que se espera da ação é importante para avaliar o que
será aplicado e perceber se é esse o caminho a ser seguido.
3. Entendendo a Persona
Antes mesmo de pensar nas maneiras que a gamificação pode ser
executada, é importante entender o seu público. Identificar as peculiaridades de cada participante e as
características que eles possuem em comum.
Para
isso, a MJV divulga em
seu livro sobre esse assunto, uma tabela que demonstra o que atrai cada gênero
e idade. Você pode acessar este livro aqui.
4. Definindo as Estratégias
Após entender o problema, identificar os objetivos e entender a
persona é hora de decidir qual ação será utilizada. Realize um brainstorming ou faça pesquisas para gerar
diversas ideias e maneiras de aplicar a gamification e então decidir qual se
alinha com a persona e objetivos elencados no início do planejamento.
Ao realizar o brainstorming, você e sua equipe também poderão
analisar quais ideias se encaixam com o orçamento e recursos disponíveis.
Assim,
será possível estruturar as ações, alinhar as metas que serão alcançadas no
decorrer dela e as premiações que podem ser fornecidas aos vencedores.
5. Mensuração
Tão importante quanto planejar é mensurar. Realize testes,
pesquisas, acompanhe e observe os aspectos após aplicar a gamificação. Dessa
forma será possível avaliar se a estratégia está sendo aceita pelos
participantes e alcançando os primeiros resultados.
O mundo dos games vem se desenvolvendo principalmente em função das descobertas da
tecnologia. Além disso, o mercado de trabalho está sendo ocupado pela geração Y
que cresceu pulando cogumelos e coletando moedas.
As técnicas de gamificação estão aos poucos sendo conhecidas e
aplicadas na comunicação interna, mas já é possível perceber os resultados e as mudançasque elas
vêm proporcionando.
Estamos
em constante evolução e os games que antes eram relacionados
apenas ao lazer e à diversão, hoje podem ser utilizados nas empresas para aumento da produtividade, persistência, otimismo e cooperação entre
colegas.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário