O
avanço tecnológico permite o surgimento de várias opções para realizar uma
atividade rotineira, como por exemplo fazer compras. Antigamente, as pessoas
eram restritas a comprar os produtos em lojas físicas. Após o surgimento da
internet, tem-se a oportunidade de realizar compras online.
Comprar pela internet tem suas vantagens, como por exemplo o preço mais baixo (na maioria das vezes), mas também existe suas desvantagens, como o prazo de entrega da mercadoria e o custo de frete. Essas razões fazem também com que muitos desistam da compra e optem por ir até a loja física, ou até mesmo à concorrente.
Como solução para estes problemas e conflitos, surgiu o Click and Collect. Uma das formas de compra/entrega online mais recentes, que se trata de compra online com a retirada na própria loja ou em outros pontos de retirada, que não necessariamente são da mesma loja ou marca. O cliente realiza sua compra pela internet, e não precisa esperar pelo prazo de entrega. Ele pode optar pela retirada através do CC, onde ele se dirigirá à uma loja física, podendo ser ou não a que a compra foi realizada, e retira seu produto comprado, onde já terá feito o pagamento via internet.
Com o surgimento desta modalidade, foram desenvolvidas muitas parcerias entre marcas e empresas, onde a pessoa pode comprar em uma determinada loja online, e retirar seu produto em uma loja física que seja parceira.
Como benefícios do Click and Collect pode-se destacar, a redução de problemas com abandono de carrinho em vendas online e economia para o cliente e para a companhia, além de criar mais oportunidades de venda quando a pessoa for realizar a retirada física do produto. Para as empresas, a implementação do Click and Collect configura na redução dos custos de entrega, de problemas com extravio de mercadorias e através dessa modalidade, a empresa pode oferecer uma experiência de contato com os diversos canais da marca, garantindo a satisfação dos clientes na medida em que oferece uma experiência completa de aquisição.
Partindo do pressuposto que, quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais as pessoas vão passar a optar pelas compras online, e assim, o mercado de vendas online irá crescer ainda mais, pode-se afirmar que é necessário a implantação de outras formas de pagamento e retirada do produto, a fim de suprir toda a demanda que será criada. Inclusive as lojas físicas de hoje estão se vendo obrigadas a aderirem a vendas online também, a fim de não perder seus clientes e poderem adquiri novos.
Em meio à crise econômica em que se encontra o país, observa-se que os cidadãos buscam por produtos e serviços com o custo mais baixo. Simultaneamente, os comércios buscam formas de aumentarem sua demanda e, consequentemente, suas vendas. Uma pesquisa realizada em 2017, mostra que entre 2013 e 2016, o número de consumidores online cresceu em cerca de 50%, o que significa um total de 43,97 milhões de pessoas comprando online (O Economista, 2017). Uma das razões pelo qual as pessoas optam por comprar mais online é pelo preço mais baixo que nas lojas físicas. Outro aspecto positivo influenciador, é a comodidade em não ter que sair de casa, economizando além de dinheiro, tempo. Por outro lado, o valor do frete, a impossibilidade de experimentar o produto, e o fato de ter que esperar o produto chegar e não poder levar imediatamente, são fatores negativos que influenciam a escolha na hora da compra.
O crescimento e desenvolvimento da internet tem papel fundamental nas atividades de comércio eletrônico, viabilizando cada vez mais diferentes formas de consumo virtual. O crescimento da quantidade de usuários conectados à internet faz com que aumente também a quantidade de consumidores online, expandindo o e-commerce. O início efetivo do e-commerce tornou-se possível em 1991, quando a internet foi aberta para uso comercial. Inicialmente, o e-commerce era visto como um processo de execução de atividades comerciais realizadas através de meio eletrônico. A partir dos anos 2000, quando um grande número de empresas, tanto nos Estados Unidos. quanto na Europa Ocidental passaram a oferecer seus serviços na World Wide Web, o significado do e-commerce passou a ser mais abrangente e com seu desenvolvimento, passou a ser definido como o processo de compra de bens e serviços disponíveis através da internet, utilizando conexões seguras e serviços de pagamento eletrônico.
O avanço da tecnologia, o maior acesso à informação, a facilidade de pesquisa de produtos e os mecanismos de segurança existentes para realização de compras online tem impulsionado os consumidores a aderirem ao comércio eletrônico para aquisição dos mais diversos tipos de produtos e serviços. A decisão de compra dos consumidores no ambiente online está cada vez mais centrada no preço do bem, uma vez que a comparação de preços foi largamente difundida através de diversas ferramentas trazidas pela internet. A facilidade em pesquisar e comparar preços em diversos sites e aplicativos também se tornou comum para os consumidores, que possuem mais liberdade por optar pela oferta que julgar mais vantajosa.
Comprar pela internet tem suas vantagens, como por exemplo o preço mais baixo (na maioria das vezes), mas também existe suas desvantagens, como o prazo de entrega da mercadoria e o custo de frete. Essas razões fazem também com que muitos desistam da compra e optem por ir até a loja física, ou até mesmo à concorrente.
Como solução para estes problemas e conflitos, surgiu o Click and Collect. Uma das formas de compra/entrega online mais recentes, que se trata de compra online com a retirada na própria loja ou em outros pontos de retirada, que não necessariamente são da mesma loja ou marca. O cliente realiza sua compra pela internet, e não precisa esperar pelo prazo de entrega. Ele pode optar pela retirada através do CC, onde ele se dirigirá à uma loja física, podendo ser ou não a que a compra foi realizada, e retira seu produto comprado, onde já terá feito o pagamento via internet.
Com o surgimento desta modalidade, foram desenvolvidas muitas parcerias entre marcas e empresas, onde a pessoa pode comprar em uma determinada loja online, e retirar seu produto em uma loja física que seja parceira.
Como benefícios do Click and Collect pode-se destacar, a redução de problemas com abandono de carrinho em vendas online e economia para o cliente e para a companhia, além de criar mais oportunidades de venda quando a pessoa for realizar a retirada física do produto. Para as empresas, a implementação do Click and Collect configura na redução dos custos de entrega, de problemas com extravio de mercadorias e através dessa modalidade, a empresa pode oferecer uma experiência de contato com os diversos canais da marca, garantindo a satisfação dos clientes na medida em que oferece uma experiência completa de aquisição.
Partindo do pressuposto que, quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais as pessoas vão passar a optar pelas compras online, e assim, o mercado de vendas online irá crescer ainda mais, pode-se afirmar que é necessário a implantação de outras formas de pagamento e retirada do produto, a fim de suprir toda a demanda que será criada. Inclusive as lojas físicas de hoje estão se vendo obrigadas a aderirem a vendas online também, a fim de não perder seus clientes e poderem adquiri novos.
Em meio à crise econômica em que se encontra o país, observa-se que os cidadãos buscam por produtos e serviços com o custo mais baixo. Simultaneamente, os comércios buscam formas de aumentarem sua demanda e, consequentemente, suas vendas. Uma pesquisa realizada em 2017, mostra que entre 2013 e 2016, o número de consumidores online cresceu em cerca de 50%, o que significa um total de 43,97 milhões de pessoas comprando online (O Economista, 2017). Uma das razões pelo qual as pessoas optam por comprar mais online é pelo preço mais baixo que nas lojas físicas. Outro aspecto positivo influenciador, é a comodidade em não ter que sair de casa, economizando além de dinheiro, tempo. Por outro lado, o valor do frete, a impossibilidade de experimentar o produto, e o fato de ter que esperar o produto chegar e não poder levar imediatamente, são fatores negativos que influenciam a escolha na hora da compra.
O crescimento e desenvolvimento da internet tem papel fundamental nas atividades de comércio eletrônico, viabilizando cada vez mais diferentes formas de consumo virtual. O crescimento da quantidade de usuários conectados à internet faz com que aumente também a quantidade de consumidores online, expandindo o e-commerce. O início efetivo do e-commerce tornou-se possível em 1991, quando a internet foi aberta para uso comercial. Inicialmente, o e-commerce era visto como um processo de execução de atividades comerciais realizadas através de meio eletrônico. A partir dos anos 2000, quando um grande número de empresas, tanto nos Estados Unidos. quanto na Europa Ocidental passaram a oferecer seus serviços na World Wide Web, o significado do e-commerce passou a ser mais abrangente e com seu desenvolvimento, passou a ser definido como o processo de compra de bens e serviços disponíveis através da internet, utilizando conexões seguras e serviços de pagamento eletrônico.
O avanço da tecnologia, o maior acesso à informação, a facilidade de pesquisa de produtos e os mecanismos de segurança existentes para realização de compras online tem impulsionado os consumidores a aderirem ao comércio eletrônico para aquisição dos mais diversos tipos de produtos e serviços. A decisão de compra dos consumidores no ambiente online está cada vez mais centrada no preço do bem, uma vez que a comparação de preços foi largamente difundida através de diversas ferramentas trazidas pela internet. A facilidade em pesquisar e comparar preços em diversos sites e aplicativos também se tornou comum para os consumidores, que possuem mais liberdade por optar pela oferta que julgar mais vantajosa.
Na
atual realidade de mercado, as organizações têm percebido a importância de
estender seu comércio também para o ambiente virtual. A decisão de compra dos
consumidores no ambiente online está cada vez mais centrada no preço do bem,
uma vez que a comparação de preços foi largamente difundida através de diversas ferramentas trazidas pela internet. A facilidade em pesquisar e comparar preços em diversos sites e aplicativos também se tornou comum para os consumidores, que possuem mais liberdade por optar pela oferta que julgar mais vantajosa.
O
Click and Collect é amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa. Porém,
no Brasil esse modelo de retirada dos produtos ainda é pouco conhecido e
utilizado. Os estados que mais utilizam Click and Collect são Rio de Janeiro e
São Paulo, inclusive dispondo de lockers através de empresas
especializadas em C&C. Também no Brasil já existem algumas empresas que
utilizam desta modalidade, como por exemplo Livrarias Saraiva, Decathlon,
Pandora, Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza, Extra e Panvel. Nos EUA esta modalidade
é tão comum que até os pequenos estabelecimentos já aderiram.
As
pessoas ainda possuem muitas ressalvas quanto a comprar pela internet. O Click
and Collect é uma modalidade que tem muito ainda o que ser explorado,
representando uma boa oportunidade de crescimento dos negócios para as lojas
virtuais, bem como o fortalecimento do relacionamento com seus clientes.É importante que as organizações estejam preparadas para se adaptarem a essas novas modalidades já existentes e que ainda virão a existir, pois a cada nova geração de pessoas que nascem, a tecnologia está mais infiltrada no dia-a-dia. Os jovens nascidos no final da década de 90 já não conhecem uma vida sem a tecnologia e internet, portanto essas empresas devem se adaptarem ao estilo de vida de seus novos consumidores. Esses novos clientes não possuem receio em utilizar a internet e seus aparelhos eletrônicos para fazerem compras e por está razão, a partir do momento que conhecem o Click and Collect, esta modalidade torna-se atraente. Pode-se dizer que existem por parte das pessoas mais velhas um receio maior com relação ao C&C, pois não são tão adeptos e hábeis quanto ao uso dessas tecnologias.
O Click and Collect ainda não é muito conhecido, mas já se mostra uma modalidade atrativa e eficiente. Sendo assim, cabe as organizações e aos consumidores buscarem utilizar desta nova modalidade, criando confiança e divulgando o C&C, fazendo com que a modalidade cresça e se desenvolva ainda mais, tornam-se mais efetiva.
Referência
RAMÍREZ, Juana María Luna;
SILVA, Andréia Cristina da; ANDRADE, Annelise Domingues de; EMSTERS, Loren
Brockveld; ROSA, Maria Eduarda de Aguiar da; CONCEIÇÃO, Jhonnys Felipe. Click
and Collect: nova tendência no mercado de compras. Universidade Federal de
Santa Catarina, 2018.
O Economista. E-commerce: o setor que deixa a crise para trás e
cresce a cada ano. Disponível em:
<https://www.oeconomista.com.br/e-commerce-o-setor-que-deixa-crise-para-tras-e-cresce-cada-ano/>
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