quinta-feira, 6 de junho de 2019

O uso da tecnologia por crianças: brincadeira ou perda da infância?



Universidade Federal de Santa Catarina
Disciplina EGC5019 (20191) - Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O uso da tecnologia por crianças:
brincadeira ou perda da infância?



Escrito por: Bárbara Rafaela Zen de Andrade (15104035)

Ao olhar para trás nota-se uma grande diferença entre a infância vivida pelas gerações passadas, da infância de hoje. A tecnologia se estabeleceu de tal forma na sociedade que transformou não só a vida dos adultos como também das crianças. Os smartphones, tablets e videogames tomaram espaço na vida das pessoas, fazendo com que muitas crianças tenham contato com dispositivos eletrônicos desde os primeiros anos de vida.
As crianças já nascem em um mundo completamente digital, e por influência dos adultos acabam conhecendo muito cedo os meios eletrônicos. Ao invés de contato com os pais, brincadeiras que exigem uma interação social, elas passam tempos longos em frente às telas, consumindo desenhos, vídeos e jogos. Muitas vezes os próprios pais como uma forma de entreter a criança acabam utilizando esses recursos em excesso por ser de fácil acesso e com resultado imediato, tendo em vista que é muito mais trabalhoso perder tempo brincando com os filhos do que deixar o tablet ligado no desenho e poder fazer outras atividades.



As crianças estão expostas a todo tipo de informação e recursos digitais mas, diferente dos adultos elas ainda não tem uma personalidade formada, um desenvolvimento emocional e social ainda e por isso são feitas algumas recomendações. Como as primeiras gerações que nasceram nessa era digital ainda estão na fase de infância, ainda não se sabe ao certo o impacto que a tecnologia terá no desenvolvimento e no futuro dessas crianças.
Porém, algumas pesquisas nos dias de hoje, já têm sido feitas para mensurar o uso das tecnologias e essa infância vivida de forma diferente. Uma das pesquisas feitas foi a realizada pela AVG Technologies em que 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade conseguiam usar jogos de computador, 47% sabiam usar smartphones e apenas 14% sabiam amarrar o cadarço do tênis. Esses dados nos chocam, tendo em vista que uma atividade tão mais simples que é apenas amarrar um cadarço fica atrás de uma muito mais complexa que é utilizar um smartphone ou jogar no computador.
Tendo em vista os riscos para o desenvolvimento das crianças, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria fizeram algumas recomendações direcionadas para os pais, com o intuito de esclarecer sobre qual seria a forma mais sadia e as idades mais adequadas. Nessa recomendação feita, é colocada a idade de 2 anos como o início do contato da criança com os aparelhos, antes disso não é recomendado e mesmo assim, ser por tempo limitado. O tempo determinado vai progredindo conforme o aumento da idade, chegando a 3 horas para maiores de 13 anos.
Acredito que ao ler isso, podemos pensar em quantas crianças conhecemos com idades inferiores que passam mais que 3 horas expostas às telas. Por isso, talvez o problema não esteja centrado apenas nas crianças, pois muitas delas só despertam a vontade de utilizar os aparelhos por verem adultos a sua volta utilizando também com frequência. Além disso, é necessário talvez uma melhor conscientização dos pais e formação para que possam estabelecer limites que sejam apropriados e auxiliem no desenvolvimento dos seus filhos.
Embora os dados sejam alarmantes, sabe-se que nem tudo na tecnologia na infância são males e que o desenvolvimento da criança pode ser sim estimulado de uma forma sadia com o uso das tecnologias. Por isso, podemos ressaltar as vantagens e as desvantagens do uso da tecnologia na infância, quem sabe assim achamos um ponto de equilíbrio?

Desvantagens



  • Dificulta a habilidade de lidar com relacionamentos reais, prejudicando a comunicação e a socialização, principalmente a percepção de sentimentos e comunicações não verbal.
  • Expõe as crianças a um ambiente que nem sempre é seguro
  • O uso excessivo de ferramentas tecnológicas altera o ciclo do sono da criança
  • Falta de incentivo à criatividade (as crianças recebem as imagens prontas por meio da tecnologia sem estimularem o lúdico)





Vantagens

  • Fácil acesso para aprender novas línguas
  • Estimula a concentração
  • Estimula o raciocínio lógico
  • Torna a aprendizagem mais dinâmica e atrativa por meio de jogos
  • Traz novas ferramentas interativas, que podem ser muito mais estimulantes do que livros didáticos e métodos tradicionais
  • Desenvolvimento da memória
  • Desenvolvimento de autoconfiança


         Nota-se que algumas das vantagens podem se tornar desvantagens e vice-versa, pois não há um consenso, nem uma regra estabelecida quando o assunto é tecnologia na infância. Percebe-se que o problema está na relação e nos limites dados pelos pais e não nas ferramentas em si, por isso o estímulo de concentração, por exemplo, foi definido como vantagem considerando um contexto onde a criança utiliza de forma moderada as ferramentas, mas a partir do momento em que utilizar com excesso a criança pode passar a ter falta de concentração por estar o tempo todo recebendo informações em excesso.
    Em uma notícia no site da BBC (https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-39600260) é relatado uma pesquisa que encontrou duas aspectos bem importantes, um negativo e um positivo relacionado a tecnologia. O estudo foi publicado na Scientific Reports - revista científica Nature - onde mostrou que cada 1 hora que crianças pequenas entre seis meses e três anos passam usando aparelhos eletrônicos com tela de toque pode estar relacionada a 15 minutos a menos de sono. Mas a pesquisa trouxe um ponto positivo de que a utilização de dispositivos ajuda a desenvolver nas crianças habilidades motoras mais rapidamente.



    Outro estudo realizado em 2018 - publicado na The Lancet Child & Adolescent Health - mensurou que a utilização de celulares, tablets e computadores não deve exceder duas horas diárias na rotina das crianças, para que não traga danos no desenvolvimento congnitivo e emocional. 

Como não se pode chegar a uma conclusão específica tendo em vista que é necessário um equilíbrio no uso das tecnologias, mas que também não seria saudável isolar os filhos desse mundo digital e as perdas também seriam grandes se não tivesse contato com a tecnologia tendo em vista todos os benefícios que ela traz consigo. Aos pais, aos educadores e interessados no assunto fica a dica de estar sempre atentos à novas pesquisas científicas e as recomendações de especialistas da área para poder tentar aplicar esse equilíbrio no dia a dia das crianças. Outro ponto chave que ficou nítido é a questão de adequação à idade da criança, se atentar ao que é recomendado para cada idade e o primordial, sempre ter um acompanhamento dos pais para que a tecnologia venha sempre somar na formação de cada um e não traga prejuízos. 



Para saber mais: Fica como dica assistir esse vídeo do Portal MultiRio que está disponível no youtube, pois traz uma discussão sobre a temática com a participação da professora de Psicologia da UFRJ Rosinda Oliveira e a professora de Tecnologias da Escola Parque Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves.

Referências

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-39600260> Acesso em: 04 de jun 2019.
             

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