quinta-feira, 6 de junho de 2019

A utilização da rede social Twitter pelo atual Presidente da República como forma de comunicação com a sociedade brasileira.

Universidade Federal de Santa Catarina
Disciplina: EGC5019 - Redes Sociais e Virtuais
Aluna: Vanessa Besen (15201001)

A utilização das redes sociais vêm crescendo de forma abundante nos últimos anos. Por meio do relatório produzido pelas empresas We are Social e Hootsuite, cujo nome foi caracterizado por: Digital in 2018: The Americas” foi estimado que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais (EXAME, 2018). O número abordado é bastante expressivo e demonstra como as redes sociais fazem parte do cotidiano dos brasileiros.

A definição de rede social, em sucintas palavras, pode ser mencionada como a reunião de um grupo de pessoas, organizações, que se conectam, se relacionam, seja por meio da internet ou até mesmo fora dela. As redes sociais tem tido um crescimento alarmante e, nos dias de hoje, é utilizada tanto para comunicação e relacionamento entre pessoas ou empresas, possibilitando assim uma interação gigantesca.

Com as mudanças ocorridas no mundo todo, e por intermédio também da globalização, as redes sociais se fazem presente diariamente na vida dos indivíduos e de organizações. O setor público não passa despercebido diante desta temática, inúmeras iniciativas vêm acontecendo como forma de utilizar um meio de comunicação bastante difundido para relacionar-se de maneira mais estreita e informal com a população. O foco concentra-se no atual Presidente da República, e na utilização do mesmo pela rede social Twitter para manter-se ativo com a população.

Com o surgimento das redes sociais, o poder público passa a se conectar com a sociedade e criar um relacionamento mais próximo, buscando fazer uso das tecnologias para manter a população informada, além, de criar um relacionamento mais amistoso. Essa ferramenta proporcionou para os indivíduos um ambiente em que os mesmos podem se expressar, elencar ideias e críticas tanto de cunho positivo como negativo e também manifestar sua insatisfação com relação à atual administração pública do país.  Assim, as redes sociais colaboram para uma democracia digital como forma de comunicar-se com a população, proporcionar participação nas decisões civis e acompanhar a tomada de decisão dos dirigentes.

A Administração Pública do nosso país desenvolveu um manual de orientações como forma de atuar nas mídias sociais e redes sociais. O manual aborda a forma como a comunicação legislativa é desempenhada pelas áreas da Secretária de Comunicação Social do Senado (Secom), trazendo matérias sobre o que vêm acontecendo no Senado Federal, buscando trazer conteúdos de cunho informativo para a população.

Jair Bolsonaro, foi eleito pela população brasileira para um mandato de quatro anos. Antes mesmo de ser eleito, durante toda sua campanha eleitoral utilizou as redes sociais para comunicar-se com os eleitores. Menciona-se que a utilização das redes sociais fez com o que mesmo conquistasse inúmeros votos.


Neste cenário, o atual presidente, durante sua campanha como forma de conquistar o voto dos brasileiros utilizou uma estratégia denominada “going public” em tradução, indo a público. Assim, ele fez uso de uma comunicação direta por meio das redes sociais para ter contato com os cidadãos. Essa relação pode ser mencionada desde envio de mensagens exclusivas pelo candidato ou até mesmo transmissões ao vivo, caracterizadas por “lives” como forma de buscar um relacionamento mais estreito com os eleitores. O atual presidente, Bolsonaro, foi o candidato mais popular nas últimas eleições (CONGRESSO EM FOCO, 2018).

Após eleito, o agora presidente comunica-se diariamente com a população, principalmente por intermédio da plataforma Twitter como forma de buscar um posicionamento mais claro e preciso quanto as temáticas em debates e uma maior proximidade com os cidadãos. Diariamente, o atual presidente fazer inúmeras publicações, que são denominados tweets.

A seguir é exposto o perfil oficial e verificado do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Fonte: Própria

      A conta do atual dirigente do país conta com 4,43 milhões de seguidores, que acompanham os tweets diários que em geral exibem as atividades exercidas pelo presidente, informações para população de outros órgãos do governo, aprovação de leis, em suma, é uma página informativa que busca estreitar o relacionamento com os 208 milhões de cidadãos.

        A administração dessa conta pessoal do governante é gerenciada e conduzida pela Secom. O decreto onde o presidente transferiu a administração de suas contas foi um tanto polêmico, visto que, o mesmo utilizava as redes sociais não somente para informar a população do andamento do atual governo (EXAME, 2019).

        Como existe essa secretária de comunicação, e o presidente é uma figura pública, a administração das redes sociais do mesmo por um órgão do governo se torna viável e faz com que as informações expostas se tornem mais refinadas e de um cunho mais informativo. Afinal, a população acessa as redes sociais do atual presidente para buscar atentar-se ao que vêm acontecendo no país.

       A utilização das redes sociais seja por pessoas, organizações, entidades cresce dia após dia, e, por tratar-se de uma figura pública o dirigente do nosso país não pode passar despercebido diante dessa grande rede, que possui um gigantesco fluxo de informações e conecta pessoas a longas distâncias.

              Outra rede social oficial do atual presidente do país, Facebook.

Fonte: Própria

       Como forma de ilustrar, outro exemplo em paralelo as redes sociais do atual presidente, é página oficial na rede social YouTube do Senado Federal, com diversas temáticas e notícias de cunho informativo para a população.

Fonte: Própria

                  Por fim, é ilustrado também a página oficial na rede social Facebook do Senado Federal, bastante receptiva, com imagens, ilustrações e informações quanto as leis e regulamentações.

Fonte: Própria

   Antes mesmo de ser eleito Jair Bolsonaro passou a ser conhecido por intermédio das redes sociais, e utilizá-la hoje para comunicar-se com a população mesmo após eleito é de suma importância para a aprovação do mesmo pela população. O Twitter e outras redes sociais como o Facebook, Youtube, Instagram passaram não só a serem utilizados como uma forma de entretenimento, mas também como um meio das pessoas se comunicarem, comprarem produtos e, a administração pública, em especial o Governo Federal não poderiam no ambiente atual não se fazer presente neste meio.

       A seguir, como forma complementar é exibido um vídeo sobre o impacto das redes sociais na vida das pessoas, sua definição e dimensão.



REFERÊNCIAS

EXAME. Após decreto, redes sociais de Bolsonaro serão administradas pela Secom. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/apos-decreto-redes-sociais-de-bolsonaro-serao-administradas-pela-secom/>. Acesso em: 04 jun. 2019.

EXAME. 62% da População Brasileira está Ativa nas Redes Sociais. 2018. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/62-da-populacao-brasileira-esta-ativa-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 04 jun. 2019.

SECOM: Secretária de Comunicação Social do Senado. Manual de Comunicação da Secom. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/fundamentos-e-diretrizes/fundamentos>. Acesso em: 04 jun. 2019.


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