Disciplina: EGC5019 - Redes Sociais e Virtuais
Aluna: Vanessa Besen (15201001)
A utilização das redes
sociais vêm crescendo de forma abundante nos últimos anos. Por meio do
relatório produzido pelas empresas We are Social e Hootsuite, cujo nome foi
caracterizado por: “Digital in 2018: The Americas” foi estimado que
62% da população brasileira está ativa nas redes sociais (EXAME, 2018). O
número abordado é bastante expressivo e demonstra como as redes sociais fazem
parte do cotidiano dos brasileiros.
A definição de rede social,
em sucintas palavras, pode ser mencionada como a reunião de um grupo de
pessoas, organizações, que se conectam, se relacionam, seja por meio da
internet ou até mesmo fora dela. As redes sociais tem tido um crescimento
alarmante e, nos dias de hoje, é utilizada tanto para comunicação e relacionamento
entre pessoas ou empresas, possibilitando assim uma interação gigantesca.
Com as mudanças ocorridas no
mundo todo, e por intermédio também da globalização, as redes sociais se fazem
presente diariamente na vida dos indivíduos e de organizações. O setor público
não passa despercebido diante desta temática, inúmeras iniciativas vêm
acontecendo como forma de utilizar um meio de comunicação bastante difundido
para relacionar-se de maneira mais estreita e informal com a população. O foco
concentra-se no atual Presidente da República, e na utilização do mesmo pela
rede social Twitter para manter-se
ativo com a população.
Fonte: https://jornalggn.com.br/eleicoes/exito-do-marketing-politico-de-bolsonaro-esteve-nas-redes-sociais/
Com o surgimento das redes
sociais, o poder público passa a se conectar com a sociedade e criar um
relacionamento mais próximo, buscando fazer uso das tecnologias para manter a
população informada, além, de criar um relacionamento mais amistoso. Essa
ferramenta proporcionou para os indivíduos um ambiente em que os mesmos podem
se expressar, elencar ideias e críticas tanto de cunho positivo como negativo e
também manifestar sua insatisfação com relação à atual administração pública do
país. Assim, as redes sociais colaboram
para uma democracia digital como forma de comunicar-se com a população,
proporcionar participação nas decisões civis e acompanhar a tomada de decisão
dos dirigentes.
A Administração Pública do nosso
país desenvolveu um manual de orientações como forma de atuar nas mídias
sociais e redes sociais. O manual aborda a forma como a comunicação legislativa
é desempenhada pelas áreas da Secretária de Comunicação Social do Senado
(Secom), trazendo matérias sobre o que vêm acontecendo no Senado Federal,
buscando trazer conteúdos de cunho informativo para a população.
Jair Bolsonaro, foi eleito
pela população brasileira para um mandato de quatro anos. Antes mesmo de ser
eleito, durante toda sua campanha eleitoral utilizou as redes sociais para
comunicar-se com os eleitores. Menciona-se que a utilização das redes sociais
fez com o que mesmo conquistasse inúmeros votos.
Neste cenário, o atual presidente,
durante sua campanha como forma de conquistar o voto dos brasileiros utilizou
uma estratégia denominada “going public”
em tradução, indo a público. Assim, ele fez uso de uma comunicação direta por
meio das redes sociais para ter contato com os cidadãos. Essa relação pode ser
mencionada desde envio de mensagens exclusivas pelo candidato ou até mesmo
transmissões ao vivo, caracterizadas por “lives”
como forma de buscar um relacionamento mais estreito com os eleitores. O atual
presidente, Bolsonaro, foi o candidato mais popular nas últimas eleições (CONGRESSO
EM FOCO, 2018).
Após eleito, o agora
presidente comunica-se diariamente com a população, principalmente por
intermédio da plataforma Twitter como
forma de buscar um posicionamento mais claro e preciso quanto as temáticas em
debates e uma maior proximidade com os cidadãos. Diariamente, o atual
presidente fazer inúmeras publicações, que são denominados tweets.
A seguir é exposto o perfil
oficial e verificado do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Fonte: Própria
A
conta do atual dirigente do país conta com 4,43 milhões de seguidores, que
acompanham os tweets diários que em
geral exibem as atividades exercidas pelo presidente, informações para
população de outros órgãos do governo, aprovação de leis, em suma, é uma página
informativa que busca estreitar o relacionamento com os 208 milhões de
cidadãos.
A
administração dessa conta pessoal do governante é gerenciada e conduzida pela
Secom. O decreto onde o presidente transferiu a administração de suas contas
foi um tanto polêmico, visto que, o mesmo utilizava as redes sociais não
somente para informar a população do andamento do atual governo (EXAME, 2019).
Como
existe essa secretária de comunicação, e o presidente é uma figura pública, a
administração das redes sociais do mesmo por um órgão do governo se torna
viável e faz com que as informações expostas se tornem mais refinadas e de um
cunho mais informativo. Afinal, a população acessa as redes sociais do atual
presidente para buscar atentar-se ao que vêm acontecendo no país.
A
utilização das redes sociais seja por pessoas, organizações, entidades cresce
dia após dia, e, por tratar-se de uma figura pública o dirigente do nosso país
não pode passar despercebido diante dessa grande rede, que possui um gigantesco
fluxo de informações e conecta pessoas a longas distâncias.
Outra rede social oficial do atual presidente
do país, Facebook.
Fonte: Própria
Como forma de ilustrar, outro exemplo em
paralelo as redes sociais do atual presidente, é página oficial na rede social YouTube do Senado Federal, com diversas
temáticas e notícias de cunho informativo para a população.
Fonte: Própria
Por fim, é ilustrado também a página oficial na rede social Facebook do Senado Federal, bastante
receptiva, com imagens, ilustrações e informações quanto as leis e
regulamentações.
Fonte: Própria
Antes
mesmo de ser eleito Jair Bolsonaro passou a ser conhecido por intermédio das
redes sociais, e utilizá-la hoje para comunicar-se com a população mesmo após
eleito é de suma importância para a aprovação do mesmo pela população. O Twitter e outras redes sociais como o Facebook, Youtube, Instagram passaram
não só a serem utilizados como uma forma de entretenimento, mas também como um
meio das pessoas se comunicarem, comprarem produtos e, a
administração pública, em especial o Governo Federal não poderiam no ambiente atual
não se fazer presente neste meio.
A seguir, como forma complementar é exibido um vídeo sobre o impacto das redes sociais na vida das
pessoas, sua definição e dimensão.
REFERÊNCIAS
EXAME. Após decreto, redes sociais de
Bolsonaro serão administradas pela Secom. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/brasil/apos-decreto-redes-sociais-de-bolsonaro-serao-administradas-pela-secom/>.
Acesso em: 04 jun. 2019.
EXAME. 62% da População Brasileira está Ativa
nas Redes Sociais. 2018. Disponível em:
<https://exame.abril.com.br/negocios/dino/62-da-populacao-brasileira-esta-ativa-nas-redes-sociais/>.
Acesso em: 04 jun. 2019.
SECOM: Secretária de
Comunicação Social do Senado. Manual
de Comunicação da Secom. Disponível em:
<https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/fundamentos-e-diretrizes/fundamentos>.
Acesso em: 04 jun. 2019.
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