Universidade Federal de Santa Catarina
Disciplina: EGC5019 - Redes Sociais e Virtuais
Aluna: Brenda Zuchetto Luchese (15200959)
Hoje em dia temos lidado com grandes mudanças de hábitos em função da entrada massiva de equipamentos tecnológicos. Uma dessas mudanças foi a forma como captamos informações. Existe uma tendência mais do que comprovada que jornais impressos estão em desuso e uma vez que a migração do conteúdo impresso, entra na internet e se sujeita a compartilhamentos e edições, a informações verídicas e confiáveis acabam por sofrer impactos visíveis quando tratadas de forma equivocada.
Segundo dados levantados pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, todos os dias aproximadamente 200 informações falsas transitam através de smartphones e computadores no Brasil. Pode-se afirmar que boa parte delas são transmitidas via Redes Sociais, tendo em vista que, de acordo com dados informados na A Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, 49% das pessoas buscam informações via internet.
Segundo dados levantados pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, todos os dias aproximadamente 200 informações falsas transitam através de smartphones e computadores no Brasil. Pode-se afirmar que boa parte delas são transmitidas via Redes Sociais, tendo em vista que, de acordo com dados informados na A Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, 49% das pessoas buscam informações via internet.
Esse percentual vem a subir cada vez mais, a grande questão é como conter esse avanço da disseminação de fake news? Rodrigo Ratier, diretor da Repórter Brasil e professor de jornalismo da faculdade Cásper Líbero afirma “Jornalismo de qualidade é uma das armas nesse ecossistema novo que estamos vendo. Hoje existem quase dois bilhões de sites no mundo, e o número de usuários do facebook é 1,7 bilhão de pessoas. Há uma baixa capacidade de pessoas distinguirem o que é falso e verdadeiro, e um excesso de informações”
Segundo levantamento Realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que teve sua publicação feita na revista Science, no início de 2018, aponta que as chamadas Fake News tem potencial de disseminação 70% mais rápido que as notícias reais.
E quais seriam as consequências disso? O jornalista Romário Mendes, em resposta a entrevista a Mateus Silva para o Fórum de Jornalismo da Faculdade R. Sá, afirma “As informações falsas podem mudar o pensamento e a escolha das pessoas. Diante disso, a reputação dos indivíduos podem ir lá para baixo, por causa de pessoas mal-intencionadas, pois a gente preserva muito a nossa imagem, mas devido um boato ou uma notícia falsa, pode ir tudo por água abaixo, e acabarmos sendo culpados por algo que não aconteceu”
Um grande exemplo desse contexto foi retratado no filme brasileiro "Aos teus Olhos" onde, Rubens interpretado por Daniel de Oliveira, é acusado pelos pais de um aluno de ter beijado o filho deles na boca no vestiário da escola. "Quando a acusação viraliza nos grupos de mensagens e redes sociais, mesmo as pessoas mais próximas a Rubens, como a diretora da escola e um colega de trabalho, ficam em dúvida sobre suas ações e intenções", descreve a sinopse.
Em decorrência disso diversos movimento vem sendo criados a fim de minimizar o impacto da transmissão de Fake News e seu principal canal: as Redes Sociais. O Divulgou dia 3 de junho de 2019 a aquisição da startup Fabula Al para aumentar arsenal de combate a fake news. Segundo o seu próprio site, a start up possui uma tecnologia de inteligência artificial capaz de identificar conteúdos falsos.
Porém Não podemos depender apenas de medidas criadas pelas empresas que administram as redes sociais. Como o próprio nome sugere esses canais apenas existem devido a assimilação e participação ativa da sociedade e quem nela vive, por isso devemos nos policiar e pesquisar antes de compartilhar tudo aquilo que chega até nós e principalmente aprender a checar as fontes. Abaixa deixo disponível um vídeo criado pela Fundação Dom Cabral onde o Prof. Mario Sergio Cortella aborda o tema:
Referências:
SECOM: Secretaria de Comunicação Social do Senado. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view Acesso em: 07 jun. 2019.
REPORTER BRASIL: As Redes Sociais no mundo das fake news.Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2019/06/as-redes-sociais-no-mundo-das-fake-news/. Acesso em: 07 jun. 2019.
FÓRUM DE JORNALISMO DA FACULDADE R. SÁ: Fake News: A disseminação de conteúdos falsos por meio das redes sociais. Disponível em: http://www.faculdadersa.com.br/vemverosemiarido/fake-news-a-disseminacao-de-conteudos-falsos-por-meio-das-redes-sociais/. Acesso 07 de jun. 2019
BLOG TWITTER : Twitter acquires Fabula AI to strengthen its machine learning expertise. Disponível em: https://blog.twitter.com/en_us/topics/company/2019/Twitter-acquires-Fabula-AI.html. Acesso 07 de jun. 2019
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