As redes sociais são meios de
comunicação que visam a interação mútua de pessoas com o mesmo interesse, em
busca da melhoria de comunicações com o intuito de terem uma resposta imediata
para seus questionamentos. Com a aplicação deste conhecimento à área de Gestão
de Pessoas, observa-se o surgimento de uma grande evolução tecnológica, que
visa à informatização dos meios de seleção e recrutamento.
Não existe nada melhor do que você viver feliz executando
um trabalho que goste e que se sinta realizado. Em qualquer profissão é
absolutamente necessário que haja uma felicidade interior para que esse
trabalho seja perfeito e seu organismo trabalhe também em harmonia. O contrário
é um desastre. A insatisfação no trabalho gera mau humor, elevação da pressão
arterial, gastrites, insônia, dentre outras, porque vai permanentemente fazer
com que o indivíduo viva em conflito consigo mesmo, inseguro, angustiado, não
reconhecido muitas vezes, fazendo o que não gosta. Muita gente vive assim
infelizmente.
As redes sociais vêm ganhando mais espaço a cada dia,
mostrando meios e caminhos mais simples e diretos, de uma forma muito fácil e
barata. Logicamente, tem seus pontos falhos, sendo a não credibilidade total
nas informações ou até mesmo ocupar muito tempo durante o expediente para
conseguir simples informações, mas, atualmente os pontos positivos vêm ganhando
mais pontuação em comparação aos negativos.
Uma das maiores empresas de recrutamento dos Estados
Unidos, a Jobvite, ouviu mais de 800 empresas ao norte de seu país, e segundo
este estudo, 89% destas empresas afirmam que usaram as redes sociais este ano
para fazer recrutamento, 64% dizem que usam 2 ou mais redes para selecionar
candidatos e 65% afirmam que tiveram sucesso na contratação por meio das redes
e ainda 56% disse que acessou o perfil de candidatos em potencial apenas no
ambiente on-line. Com relação às plataformas usadas, as que as empresas mais
buscam talentos são: Linked-In, Facebook e Twitter, e a Jobvite ainda confirma
que quase todos os recrutadores tinham perfis nestas redes sociais e ainda dá a
dica de que os profissionais devem criar vínculos nas redes sociais, para
potenciais empregos.
A maior luta da área de Gestão de Pessoas não é somente
contratar uma pessoa, e sim, contratar um ideal parecido com o que você
necessita em sua empresa, que arregace as mangas e lute ao lado do líder para
alcançar as metas. Com este relacionamento interpessoal entre líder e
colaborador, há também a criação do encorajamento da participação nas tomadas
de decisões dentro da empresa, ajudando não só no crescimento da empresa, mas
no crescimento pessoal. Para que o uso das ferramentas digitais seja
satisfatório, o principal ponto é o uso constante das redes sociais. É
importante que isso aconteça de forma espontânea e direta, não só pelo perfil
profissional, mas também pelo perfil pessoal, pois as novas gerações Y e Z não
tendem a vivenciar o trabalho apenas no horário comercial, e sim viver a
ideologia da empresa, fato este, que leva à importância da interação desde a
contratação até à vivência diária dentro da
empresa.
Posso dizer que é benéfico e consequentemente ético, não
só para a empresa, como para o colaborador, desde que não ultrapasse os limites
do respeito comum e o respeito para com os valores da empresa que representam,
sejam eles do gestor, do colaborador ou da empresa. E também que não seja
utilizada no horário de trabalho, pois pode atrapalhar muito. Mas a
interatividade online é uma forma simples de trazer a proximidade aos
indivíduos de diferentes cargos ou funções. Ela encurta a distância entre as
salas e entre as pessoas. Por exemplo, um supervisor pode convidar um
colaborador da classe operária para assistir a um jogo de futebol, por ver em
sua rede social pessoal que ambos torcem pelo mesmo time, podendo, assim,
aumentar a network e fidelizar os colaboradores a partir da amizade que possa
ser criada. As redes sociais apresentam versatilidade, tendo vantagens não só
para admissões e demissões, mas também para o maior engajamento dos colaborares
para com a empresa, trocar experiências, compartilhar ideias e expressar
opiniões.
Mas como as empresas podem utilizar as redes sociais como
ferramenta para gestão de pessoas? O uso das mídias sociais como um
recurso para a gestão de pessoas pode acontecer tanto para o recrutamento de
novos colaboradores como para implementação de estratégias de comunicação e
relacionamento com pessoas já fazem parte do quadro de funcionários da
organização.
Monitorar ou consultar o perfil dos profissionais nas
redes sociais vem se tornando uma prática comum nas empresas. Principalmente
perfis de candidatos participantes de processos seletivos. É uma forma de
conhecer melhor as suas opiniões, valores e personalidade. Assim, os
profissionais de RH encontraram nas redes sociais uma fonte valiosa de
informações.
Na comunicação interna da empresa, as mídias sociais podem
ser utilizadas por esse setor, por exemplo, para a emissão de comunicados, que
antes eram feitos em memorandos ou circulares internos. É claro que essas
publicações não podem ser feitas de forma pública, pois as demais pessoas não
têm interesse ou não podem ter acesso a esse tipo de informação. Mas podem ser
criados ambientes fechados para a comunicação interna como grupos dos
funcionários no Facebook ou no WhatsApp.
Profissionais mais ligados a esta nova era digital, utilizam a
mídia para contar a história da organização, prospecção de novos clientes,
divulgação de vagas, ou campanhas usando o Facebook, Twitter, Instagram,
Pinterest, LinkedIn, Tumblr e Whatsapp. Tais ferramentas provindas
de redes sociais podem elevar a visibilidade da marca da empresa, trazendo
oportunidades de aumento do numero de referencias e indicações obtidas pelos
participantes dos locais de publicação. Além da grande vantagem da
maior visibilidade da marca, outro ponto fundamental é a possibilidade de
contato direto, rápido e prático, tanto com clientes como com possíveis
candidatos a vagas disponíveis na organização, transformando a rede social em
uma ferramenta de apoio muito útil aos recrutadores da empresa.
ALUNA: ANA PAULA DE FARIAS
MATRÍCULA: 13101629
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