quinta-feira, 23 de maio de 2019

O USO DAS REDES SOCIAIS NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

As redes sociais são meios de comunicação que visam a interação mútua de pessoas com o mesmo interesse, em busca da melhoria de comunicações com o intuito de terem uma resposta imediata para seus questionamentos. Com a aplicação deste conhecimento à área de Gestão de Pessoas, observa-se o surgimento de uma grande evolução tecnológica, que visa à informatização dos meios de seleção e recrutamento.
Não existe nada melhor do que você viver feliz executando um trabalho que goste e que se sinta realizado. Em qualquer profissão é absolutamente necessário que haja uma felicidade interior para que esse trabalho seja perfeito e seu organismo trabalhe também em harmonia. O contrário é um desastre. A insatisfação no trabalho gera mau humor, elevação da pressão arterial, gastrites, insônia, dentre outras, porque vai permanentemente fazer com que o indivíduo viva em conflito consigo mesmo, inseguro, angustiado, não reconhecido muitas vezes, fazendo o que não gosta. Muita gente vive assim infelizmente.

E tudo isso, conforme colocado, deve-se à área de Gestão de Pessoas, que está encarregada das contratações, sempre de acordo com o perfil dos participantes nos processos de seleções com o perfil da vaga oferecida. Com o enfoque nas redes sociais como meio de visualização e alcance dos profissionais, sempre buscam a inovação constante, e também com métodos de análises periódicas de desempenho e satisfação. Estas redes sociais on-line, como o Facebook, Instagram e Linked-In dão uma visão muito ampla do profissional, mostrando como é o “ser” do profissional, dado que influência em muito no seu desenvolvimento pessoal e intrapessoal.

As redes sociais vêm ganhando mais espaço a cada dia, mostrando meios e caminhos mais simples e diretos, de uma forma muito fácil e barata. Logicamente, tem seus pontos falhos, sendo a não credibilidade total nas informações ou até mesmo ocupar muito tempo durante o expediente para conseguir simples informações, mas, atualmente os pontos positivos vêm ganhando mais pontuação em comparação aos negativos. 


Uma das maiores empresas de recrutamento dos Estados Unidos, a Jobvite, ouviu mais de 800 empresas ao norte de seu país, e segundo este estudo, 89% destas empresas afirmam que usaram as redes sociais este ano para fazer recrutamento, 64% dizem que usam 2 ou mais redes para selecionar candidatos e 65% afirmam que tiveram sucesso na contratação por meio das redes e ainda 56% disse que acessou o perfil de candidatos em potencial apenas no ambiente on-line. Com relação às plataformas usadas, as que as empresas mais buscam talentos são: Linked-In, Facebook e Twitter, e a Jobvite ainda confirma que quase todos os recrutadores tinham perfis nestas redes sociais e ainda dá a dica de que os profissionais devem criar vínculos nas redes sociais, para potenciais empregos.

A maior luta da área de Gestão de Pessoas não é somente contratar uma pessoa, e sim, contratar um ideal parecido com o que você necessita em sua empresa, que arregace as mangas e lute ao lado do líder para alcançar as metas. Com este relacionamento interpessoal entre líder e colaborador, há também a criação do encorajamento da participação nas tomadas de decisões dentro da empresa, ajudando não só no crescimento da empresa, mas no crescimento pessoal. Para que o uso das ferramentas digitais seja satisfatório, o principal ponto é o uso constante das redes sociais. É importante que isso aconteça de forma espontânea e direta, não só pelo perfil profissional, mas também pelo perfil pessoal, pois as novas gerações Y e Z não tendem a vivenciar o trabalho apenas no horário comercial, e sim viver a ideologia da empresa, fato este, que leva à importância da interação desde a contratação até à vivência diária dentro da empresa. 

Posso dizer que é benéfico e consequentemente ético, não só para a empresa, como para o colaborador, desde que não ultrapasse os limites do respeito comum e o respeito para com os valores da empresa que representam, sejam eles do gestor, do colaborador ou da empresa. E também que não seja utilizada no horário de trabalho, pois pode atrapalhar muito. Mas a interatividade online é uma forma simples de trazer a proximidade aos indivíduos de diferentes cargos ou funções. Ela encurta a distância entre as salas e entre as pessoas. Por exemplo, um supervisor pode convidar um colaborador da classe operária para assistir a um jogo de futebol, por ver em sua rede social pessoal que ambos torcem pelo mesmo time, podendo, assim, aumentar a network e fidelizar os colaboradores a partir da amizade que possa ser criada. As redes sociais apresentam versatilidade, tendo vantagens não só para admissões e demissões, mas também para o maior engajamento dos colaborares para com a empresa, trocar experiências, compartilhar ideias e expressar opiniões. 

Mas como as empresas podem utilizar as redes sociais como ferramenta para gestão de pessoas? O uso das mídias sociais como um recurso para a gestão de pessoas pode acontecer tanto para o recrutamento de novos colaboradores como para implementação de estratégias de comunicação e relacionamento com pessoas já fazem parte do quadro de funcionários da organização.
Monitorar ou consultar o perfil dos profissionais nas redes sociais vem se tornando uma prática comum nas empresas. Principalmente perfis de candidatos participantes de processos seletivos. É uma forma de conhecer melhor as suas opiniões, valores e personalidade. Assim, os profissionais de RH encontraram nas redes sociais uma fonte valiosa de informações. 

Na comunicação interna da empresa, as mídias sociais podem ser utilizadas por esse setor, por exemplo, para a emissão de comunicados, que antes eram feitos em memorandos ou circulares internos. É claro que essas publicações não podem ser feitas de forma pública, pois as demais pessoas não têm interesse ou não podem ter acesso a esse tipo de informação. Mas podem ser criados ambientes fechados para a comunicação interna como grupos dos funcionários no Facebook ou no WhatsApp.
Profissionais mais ligados a esta nova era digital, utilizam a mídia para contar a história da organização, prospecção de novos clientes, divulgação de vagas, ou campanhas usando o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Tumblr e Whatsapp.  Tais ferramentas provindas de redes sociais podem elevar a visibilidade da marca da empresa, trazendo oportunidades de aumento do numero de referencias e indicações obtidas pelos participantes dos locais de publicação.  Além da grande vantagem da maior visibilidade da marca, outro ponto fundamental é a possibilidade de contato direto, rápido e prático, tanto com clientes como com possíveis candidatos a vagas disponíveis na organização, transformando a rede social em uma ferramenta de apoio muito útil aos recrutadores da empresa. 

Sendo assim, finalizo afirmando que, as redes sociais se utilizadas com planejamento facilitam a comunicação entre as organizações e os candidatos. Mais um ponto positivo é que é através delas que a empresa consegue acompanhar os seus concorrentes e aumentar a sua competitividade, seja criando um banco de dados com grande variedade de candidatos á vagas, ou alcançando o seu público-alvo, bem como comunicando-se através delas com os candidatos e respondendo dúvidas referentes aos processos seletivos. As redes sociais hoje contam com bilhões de pessoas no mundo e são usadas para diversas finalidades, seja pessoal ou corporativa. O fato é que elas são fontes de informação para os departamentos de Recursos Humanos e cabe a cada profissional analisar o que pode ou não prejudicar sua carreira.

ALUNA: ANA PAULA DE FARIAS
MATRÍCULA: 13101629



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