Universidade Federal de Santa
Catarina
Curso de Administração
João Victor Vieira Laurindo –
15101231
Redes Sociais e Virtuais
O
termo Marketing Digital surgiu junto a necessidade das organizações se reinventarem.
No século XX as grandes organizações mantinham o domínio econômico, o que
acabava dificultando a livre concorrência e a horizontalidade do direito de se
destacar no mercado. Contudo, as
mudanças e a evolução da tecnologia possibilitaram a entrada de empresas
inovadoras no mercado, o que fez com que as grandes organizações fossem obrigadas a dar início ao processo de reengenharia para poder seguir as evoluções tecnologia e se manter no mercado.
Os consumidores, atualmente, possuem um nível elevado de exigência com relação as informações, visto que o uso das mídias digitais
está em total ascensão através de smartphones.
A mudança no comportamento das organizações se deu pela percepção de que o
Marketing Digital pode ser feito também por meio do entretenimento, interação
com consumidores e notícias através de suas redes sociais.
Em
virtude da interação social usuário – empresa,
as organizações estão exteriorizadas, pois a
opinião de pessoas próximas, bem como amigos, colegas, parentes e até mesmo a
mídia podem influenciar diretamente na reputação das empresas. Sendo assim, os
consumidores passaram a exigir marcas que passem segurança, e que tenham um consentimento positivo da opinião alheia no ato da compra.
Os canais de relacionamento no Marketing Digital são
fundamentais para o sucesso da prática, visto que as organizações precisam
obter maior conhecimento acerca de seus consumidores e também dos potenciais
consumidores para permitir que se possam suprir os anseios do mercado. No
entanto, para se ter êxito nestes meios de relacionamento é essencial que o
gestor faça uma leitura qualificada das interações dos consumidores nas redes sociais.
Com relação aos profissionais do Marketing Digital, há
diversos desafios que precisarão vencer para assim obter o triunfo final. Dentre os
principais obstáculos, se faz necessário citar os três principais: manuseio
eficiente e eficaz do volume de dados fornecido pelas mídias digitais
– visão sólida do negócio da empresa para poder
aproveitar os dados da melhor forma – por
fim, traçar um canal específico para ser o diferencial competitivo das demais
organizações inseridas no mercado. Com isso, é necessário que os gestores
enxerguem formas de usar o Big Data como apoio na tomada de decisão
Além do Big Data, há duas outras técnicas mundialmente utilizadas para potencializar o Marketing Digital, bem como o Marketing de Conteúdo e a Inteligência Artificial.
Além do Big Data, há duas outras técnicas mundialmente utilizadas para potencializar o Marketing Digital, bem como o Marketing de Conteúdo e a Inteligência Artificial.
O Marketing de Conteúdo se caracteriza pelo poder de
impulsionar as relações sociais entre os consumidores e a marca. As interações
podem ser classificadas por e-mails, anúncios, lançamento de propagandas e
também se dá pela prática de proporcionar novas experiências aos consumidores para que se tornem cliente, ou seja, reter esses consumidores da melhor forma possível.
A Inteligência Artificial é um agente muito importante
para propulsar os canais de distribuição por meio das interações sociais dos
consumidores com a marca. Os mecanismos utilizados pela Inteligência Artificial em hardwares por meio de softwares
tem por objetivo obter uma visão consolidada dos desejos dos consumidores, e assim
desenvolver produtos sugeridos indiretamente pelos usuários.
O empoderamento do consumidor teve início no momento em
que os smartphones passaram a ter
papel importante na definição de escolha da compra. No
entanto, o excesso de interações da marca com o consumidor pode gerar certa
aversão por parte do consumidor, surtindo assim um efeito contrário ao
que se era esperado.
Contudo, há também os pontos prejudiciais do Marketing
Digital, que tem por característica, em muitos casos, bombardear os
consumidores e os potenciais consumidores com informação. O excesso de conteúdo
pode ser a ruína da fama de uma marca, fazendo com que os consumidores enxerguem
tal marca como “comum” e assim passem a procurar marcas que se diferenciem.
A política de relacionamento com os consumidores na
pós-vendas no Marketing Digital é de suma importância para a retenção dos
mesmos, sendo necessário que se faça interações sociais pontuais com o
consumidor para que ele possa se sentir importante para a marca, e assim
difundir suas experiências positivas com os amigos, parentes, colegas e demais
pessoas que fazem parte de suas mídias sociais.
O exemplo do Guaraná Antártica no Marketing Digital é
importante para maior entendimento das aplicações de tais técnicas. No momento
em que os gestores observaram por meio das interações em redes sociais que o
público massivo da empresa se configurava por jovens, houve um direcionamento das postagens
para esse público. O grupo dos jovens é um dos grupos de grande influência
social, e assim o sucesso das postagens foi instantâneo.
Referências
<https://rockcontent.com/guia/marketing-nas-redes-sociais-o-guia-definitivo/>
Acesso em: 23 out. 2018.
< https://hitdigital.com.br/redes-sociais> Acesso em: 23
out. 2018.
<https://www.wsimarketingdigital.com.br/servicos-de-marketing-digital/gerenciamento-de-redes-sociais/>
Acesso em: 23 out. 2018.
<http://www.reweb.com.br/a-importancia-da-gestao-de-redes-sociais-para-a-sua-empresa-atrair-leads-com-marketing-digital-postid-380>
Acesso em: 23 out. 2018.
<https://nextidea.com.br/marketing-como-usar-redes-sociais-para-aumentar-as-vendas/>
Acesso em: 23 out. 2018.
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