quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O MARKETING DIGITAL E A EXTERIORIZAÇÃO EMPRESARIAL


Universidade Federal de Santa Catarina
Curso de Administração
João Victor Vieira Laurindo – 15101231
Redes Sociais e Virtuais

          O termo Marketing Digital surgiu junto a necessidade das organizações se reinventarem. No século XX as grandes organizações mantinham o domínio econômico, o que acabava dificultando a livre concorrência e a horizontalidade do direito de se destacar no mercado.  Contudo, as mudanças e a evolução da tecnologia possibilitaram a entrada de empresas inovadoras no mercado, o que fez com que as grandes organizações fossem obrigadas a dar início ao processo de reengenharia para poder seguir as evoluções tecnologia e se manter no mercado.
           Os consumidores, atualmente, possuem um nível elevado de exigência com relação as informações, visto que o uso das mídias digitais está em total ascensão através de smartphones. A mudança no comportamento das organizações se deu pela percepção de que o Marketing Digital pode ser feito também por meio do entretenimento, interação com consumidores e notícias através de suas redes sociais.
         Em virtude da interação social usuário – empresa, as organizações estão exteriorizadas, pois a opinião de pessoas próximas, bem como amigos, colegas, parentes e até mesmo a mídia podem influenciar diretamente na reputação das empresas. Sendo assim, os consumidores passaram a exigir marcas que passem segurança, e que tenham um consentimento positivo da opinião alheia no ato da compra.
          Os canais de relacionamento no Marketing Digital são fundamentais para o sucesso da prática, visto que as organizações precisam obter maior conhecimento acerca de seus consumidores e também dos potenciais consumidores para permitir que se possam suprir os anseios do mercado. No entanto, para se ter êxito nestes meios de relacionamento é essencial que o gestor faça uma leitura qualificada das interações dos consumidores nas redes sociais.

          Com relação aos profissionais do Marketing Digital, há diversos desafios que precisarão vencer para assim obter o triunfo final. Dentre os principais obstáculos, se faz necessário citar os três principais: manuseio eficiente e eficaz do volume de dados fornecido pelas mídias digitais – visão sólida do negócio da empresa para poder aproveitar os dados da melhor forma – por fim, traçar um canal específico para ser o diferencial competitivo das demais organizações inseridas no mercado. Com isso, é necessário que os gestores enxerguem formas de usar o Big Data como apoio na tomada de decisão
     Além do Big Data, há duas outras técnicas mundialmente utilizadas para potencializar o Marketing Digital, bem como o Marketing de Conteúdo e a Inteligência Artificial.
          O Marketing de Conteúdo se caracteriza pelo poder de impulsionar as relações sociais entre os consumidores e a marca. As interações podem ser classificadas por e-mails, anúncios, lançamento de propagandas e também se dá pela prática de proporcionar novas experiências aos  consumidores para que se tornem cliente, ou seja, reter esses consumidores da melhor forma possível.
           A Inteligência Artificial é um agente muito importante para propulsar os canais de distribuição por meio das interações sociais dos consumidores com a marca. Os mecanismos utilizados pela Inteligência Artificial em hardwares por meio de softwares tem por objetivo obter uma visão consolidada dos desejos dos consumidores, e assim desenvolver produtos sugeridos indiretamente pelos usuários.

         O empoderamento do consumidor teve início no momento em que os smartphones passaram a ter papel importante na definição de escolha da compra. No entanto, o excesso de interações da marca com o consumidor pode gerar certa aversão por parte do consumidor, surtindo assim um efeito contrário ao que se era esperado.
         Contudo, há também os pontos prejudiciais do Marketing Digital, que tem por característica, em muitos casos, bombardear os consumidores e os potenciais consumidores com informação. O excesso de conteúdo pode ser a ruína da fama de uma marca, fazendo com que os consumidores enxerguem tal marca como “comum” e assim passem a procurar marcas que se diferenciem.
       A política de relacionamento com os consumidores na pós-vendas no Marketing Digital é de suma importância para a retenção dos mesmos, sendo necessário que se faça interações sociais pontuais com o consumidor para que ele possa se sentir importante para a marca, e assim difundir suas experiências positivas com os amigos, parentes, colegas e demais pessoas que fazem parte de suas mídias sociais.
       O exemplo do Guaraná Antártica no Marketing Digital é importante para maior entendimento das aplicações de tais técnicas. No momento em que os gestores observaram por meio das interações em redes sociais que o público massivo da empresa se configurava por jovens, houve um direcionamento das postagens para esse público. O grupo dos jovens é um dos grupos de grande influência social, e assim o sucesso das postagens foi instantâneo.
           
Referências
<https://rockcontent.com/guia/marketing-nas-redes-sociais-o-guia-definitivo/> Acesso em: 23 out. 2018.
< https://hitdigital.com.br/redes-sociais> Acesso em: 23 out. 2018.
<https://www.wsimarketingdigital.com.br/servicos-de-marketing-digital/gerenciamento-de-redes-sociais/> Acesso em: 23 out. 2018.
<http://www.reweb.com.br/a-importancia-da-gestao-de-redes-sociais-para-a-sua-empresa-atrair-leads-com-marketing-digital-postid-380> Acesso em: 23 out. 2018.
<https://nextidea.com.br/marketing-como-usar-redes-sociais-para-aumentar-as-vendas/> Acesso em: 23 out. 2018.






Nenhum comentário:

Postar um comentário