Universidade
Federal de Santa Catarina
Charlles
de Souza Schmitt Graduando em Administração
Ambientes
Virtuais de Aprendizagem – EGC5019
REALIDADE
AUMENTADA E SUAS APLICAÇÕES
Para iniciarmos, iremos distinguir Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista, afim de que não ocorram possíveis confusões entre uma e outra.
Partindo da Realidade Aumentada, traz o mundo real, com elementos sobrepostos a ele, com informações e gráficos, sobre um ponto em específico. Já a Realidade Virtual, nos remete a substituição do "mundo real", por um "mundo virtual", através de imagens e sons do ambiente natural, por sons e ruídos produzidos e geridos por um computador, reproduzindo assim, um ambiente falso, sendo capaz de reproduzir imagens em 360º graus. Por fim, a Realidade Mista, nos traz a integração entre ambas as anteriores, proporcionando assim a combinação da realidade vivida no mundo real, com a inserção de gráficos, sobre a tela.
Partindo da Realidade Aumentada, traz o mundo real, com elementos sobrepostos a ele, com informações e gráficos, sobre um ponto em específico. Já a Realidade Virtual, nos remete a substituição do "mundo real", por um "mundo virtual", através de imagens e sons do ambiente natural, por sons e ruídos produzidos e geridos por um computador, reproduzindo assim, um ambiente falso, sendo capaz de reproduzir imagens em 360º graus. Por fim, a Realidade Mista, nos traz a integração entre ambas as anteriores, proporcionando assim a combinação da realidade vivida no mundo real, com a inserção de gráficos, sobre a tela.
Em
um mundo cada vez mais dinâmico, a realidade alternativa vem ganhando espaço.
Com seu início nos anos cinquenta com o cineasta Morton Heilig, a Realidade
Aumentada possuía como objetivo brincar com os sentidos dos espectadores de
peças teatrais e filmes. O Sensorama, assim denominado, proporcionava ao
público ver cenas e imagens em um ângulo maior, proporcionando novas sensações,
inclusive, através de aromas.
Basicamente,
este universo de possibilidades teve seu início através do surgimento dos
códigos de barras, comumente utilizados em produtos comercializados. Com a obsolescência dos códigos de barras “normais”, foram
criados códigos em 2D capazes de armazenar muito mais informações, ainda, sendo
capazes de armazenarem informações que venham a gerar imagens, sendo
interpretadas por softwares em um computador.
Atualmente,
a Realidade Aumentada possui como finalidade, aproximar o consumidor de um
produto, ou serviço, tornando-o tangível mesmo que através de uma tela de
celular, tablet, e computador, ou até mesmo, estar inserido na educação e
desenvolvimento de novos profissionais.
A
Realidade Aumentada proporciona maior similaridade do mundo real aos
estudantes, tirando o processo de aprendizagem do mundo 2D apresentado nos
livros, levando-os dessa forma ao conhecimento tridimensional. O acesso à
internet, associado ao surgimento dos smartphones transformou profundamente o
processo de aprendizagem, tornando-o altamente dinâmico, e interativo.
Conteúdos
expostos de forma tridimensional ainda podem facilitar a memorização e
entendimento do assunto explanado em sala, promove a curiosidade dos estudantes
por meio da tecnologia, promovendo o interesse e desconstituindo o velho
processo de aprendizagem.
Dentre
suas aplicações no processo educacional, não se destacam apenas a física,
química, matemática e anatomia, por exemplo, mas sim todas as áreas do
conhecimento. Pode-se dizer que através da Realidade Aumentada, torna-se possível que o
aluno estude e compreenda de forma mais ampla o corpo humano, ligações
químicas, e Leis da Física, por exemplo, através da apresentação 3D desses fenômenos.
Mas,
como funciona o processo de captação de imagem através de uma câmera, e sua
conversão para a Realidade Aumentada?
Para
que isso ocorra, se fazem necessários três componentes básicos:
-
Aplicativo com software capaz de reconhecer e interpretar a imagem captada, possibilitando
assim o reconhecimento e projeção de imagem.
O
processo para captação e projeção de uma imagem através de um QR Code é o
seguinte:
- Coloca-se um objeto real em
frente a câmera, para que o mesmo capte a imagem e transmita as informações ao
que fará a interpretação e conversão dos dados;
- A câmera visualiza e interpreta o
objeto, levando tais informações até o software que fará a projeção da imagem;
- O dispositivo que interpreta o
objeto, gera uma nova imagem, em sobreposição ao real, como se todas as imagens
fossem uma só.
A Realidade Aumentada tras um universo de possibilidades para diversas áreas distintas entre si.
Por exemplo, cada vez mais a Realidade Aumentada vem sendo utilizada na área da construção civil, através
da representação de sistemas elétricos, hidráulicos, e até mesmo na
apresentação do imóvel para o comprador, mostrando como o apartamento ou casa
ficará depois de concluída, através de catálogos com QR Code.
A
Realidade Aumentada ainda pode ser utilizada como ferramenta de apoio
gerencial, possibilitando entender como o maquinário de uma linha de produção
vem atuando, ou ainda, auxiliando, por exemplo, na compra de novas máquinas
para serem inseridas na linha produtiva.
Abaixo, temos o vídeo da Realidade Aumentada Brasil, desenvolvedora de tal material de apoio que vem sendo utilizado na área educacional, a fim de exemplificarmos a aplicação deste meio na educação.
A
área que mais vem explorando a Realidade Aumentada sem sombra de dúvidas é a
publicidade, quem vem proporcionando aos seus consumidores experiências únicas
e extremamente inovadoras. Abaixo, temos campanhas de empresas importantes, que
se utilizaram da Realidade Aumentada para se aproximarem dos seus consumidores.
Stella
Artois
O
aplicativo “Le Bar Guide” permite aos usuários localizar bares que servem a
cerveja, indicando também, o caminho até eles.
AirWalk
Já
pensou fazer compras em uma loja invisível aos olhos, mas perceptível às lentes
de smartphones? Foi isso que a empresa calçadista AirWalk fez em 2011. Semelhante
ao jogo PokemonGO, o usuário do aplicativo da empresa, podia passear em parques
e encontrar um produto disponível para compra.
Maybeline
A
Maybeline desenvolveu um aplicativo o qual mulheres podiam pré testar cores de
esmalte em suas unhas, sem nenhum frasco aberto.
National
Geographic
Aproximar
pessoas da natureza, e até mesmo do mundo pré-histórico, foi isso que a
National Geographic proporcionou a algumas pessoas em Londres, em 2011.
Lacta
Aproveitando
a cultura local, a Lacta desenvolveu um novo modo de envio de cartas de amor.
Não
só em indústrias, não só em escolas, não só em empresas de publicidade, mas
sim, em todos os lugares.
Ainda, empresas trazem através da Realidade Aumentada não só a apresentação de seus produtos e serviços, mas também, trazem descrições e especificações diversas, como, modos produtivos, localidade de produção, produtos utilizados, datas de empacotamento ou envasamento e etc, tudo, através de um QR Code impresso em um simples rótulo.
Abaixo, temos um vídeo exemplificando a utilização da realidade aumentada em produtos. A Realidade aumentada nem sempre traz consigo apenas dados técnicos, mas convida o consumidor a vivenciar uma experiência diferenciada. Também, torna-se possível através deste método, inserir o consumidor no ambiente organizacional da empresa, fazendo com que o mesmo, leve tal diferencial a critério de compra ou não.
No vídeo, o consumidor usa um aplicativo para identificar a embalagem, e reproduzir um conteúdo em Realidade Aumentada, trazendo uma propaganda, e estímulo ao consumo dos produtos.
Abaixo, temos um vídeo exemplificando a utilização da realidade aumentada em produtos. A Realidade aumentada nem sempre traz consigo apenas dados técnicos, mas convida o consumidor a vivenciar uma experiência diferenciada. Também, torna-se possível através deste método, inserir o consumidor no ambiente organizacional da empresa, fazendo com que o mesmo, leve tal diferencial a critério de compra ou não.
No vídeo, o consumidor usa um aplicativo para identificar a embalagem, e reproduzir um conteúdo em Realidade Aumentada, trazendo uma propaganda, e estímulo ao consumo dos produtos.
A Realidade Aumentada não fica apenas para o futuro,
é o nosso presente, sendo aplicada constantemente a nossa volta, seja em jogos,
bares, restaurantes, oferecimento de produtos e serviços, e processos de
aprendizagem. Cada vez mais, o mundo off-line e o mundo online se misturam e se
confundem, trazendo constante interação entre ambas.
É inegável que estamos em um nível tecnológico nunca antes visto, e particularmente, o futuro nos promete cada vez mais um mundo hi-tech.
É inegável que estamos em um nível tecnológico nunca antes visto, e particularmente, o futuro nos promete cada vez mais um mundo hi-tech.
Definitivamente, estamos vivendo na era 4.0, caminhando a passos largos para a 5.0.
REFERÊNCIAS
https://www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm
http://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-realidade-aumentada-e-como-ela-funciona
https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/jogos-com-realidade-aumentada-d65c927723f4
https://www.apple.com/br/ios/augmented-reality/
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