quinta-feira, 26 de outubro de 2023

O papel das redes sociais na formação de comunidades de aprendizagem online

Título: O papel das redes sociais na formação de comunidades de aprendizagem online

Disciplina: Redes sociais e virtuais.

Nome: Gustavo Marcineiro Meneghel

Matrícula: 18103946




As redes sociais têm se tornado cada vez mais presentes no ambiente educacional, permitindo a formação de comunidades de aprendizagem online, este post abordará as oportunidades nesse método de aprendizagem, tanto quanto alguns benefícios, desafios e por fim dicas para os educadores que possuem interesse de utilizar as redes sociais em suas atividades de ensino.


Segundo estudos, as redes sociais podem ser aliadas da educação, pois permitem a facilidade de compartilhar conteúdos, o potencial informativo, as possibilidades de exploração do espaço virtual enquanto extensão da sala de aula e o desenvolvimento de competências tecnológicas.


As redes sociais online, como o Facebook, Twitter e blogs, podem possibilitar uma maior

interação no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, é importante que sejam

utilizadas de forma pedagógica e que os professores estejam capacitados para integrar

os objetivos de avanço no universo dos estudantes.


Porém o uso das redes sociais na educação tem valor pedagógico desde que haja presença social endereçada ao ensino, ou seja, é necessário que um ator ou alguns atores ajam de modo a garantir relações de ensino e aprendizagem.



Impacto pós pandemia

A presença do setor de educacional nas redes sociais foi extremamente impactado pelo período pós pandêmico, segundo a Comscore, uma empresa de análises digitais, em 2021 um estudo que aborda a categoria de educação online em plataformas digitais, com foco nas transformações provocadas pela pandemia de Covid-19. Neste estudo foi possível entender que a categoria teve o maior crescimento em termos de envolvimento, com um aumento significativo de 60%, superando outros setores como o financeiro (com um aumento de 47%) e o editorial, que engloba sites de conteúdo e notícias (com um aumento de 28%).



Fonte: Neil Patel

O vídeo abaixo desenvolvido pela UNIVESP retrata um pouco melhor a dinâmica das redes sociais nos ambientes de aprendizagens virtuais:

Fonte: Youtube - UNIVESP

Benefícios do uso das redes sociais na aprendizagem

Acesso a informações

As redes sociais permitem que os alunos tenham acesso a uma grande quantidade de

informações e recursos educacionais, como artigos, vídeos, podcasts e livros.

Isso pode ajudá-los a expandir seus conhecimentos e aprofundar seu aprendizado.

Colaboração

As redes sociais também permitem que os alunos colaborem uns com os outros,

compartilhando ideias e trabalhando juntos em projetos. Isso pode ajudá-los a desenvolver

habilidades sociais e a aprender com seus colegas.

Engajamento

As redes sociais podem ser uma forma eficaz de engajar os alunos em seu aprendizado,

tornando-o mais interessante e envolvente. Os professores podem usar as redes sociais

para criar discussões em grupo, fazer perguntas e compartilhar informações relevantes.


Desafios do uso das redes sociais na aprendizagem

Distrações 

As redes sociais podem ser uma grande distração para os alunos, especialmente se eles
não souberem como usá-las de forma eficaz. 

Privacidade

As redes sociais podem ser um problema de privacidade para os alunos, especialmente se
eles compartilharem informações pessoais ou fotos. 

Conteúdo inadequado

As redes sociais podem conter conteúdo inadequado, como bullying, assédio e discurso de
ódio. 

Ajuda aos educadores


Apesar destes desafios é possível contorná-los, para isso é fundamental que os professores

sejam capacitados em educação midiática, informacional e digital para que as redes sociais

sejam utilizadas de forma efetiva no ambiente educacional para evitar a exposição dos

estudantes aos riscos à educação por redes e mídias sociais conforme citado anteriormente.

Desta forma, algumas práticas que devem ser adotadas pelos profissionais que desejam

utilizar as redes e mídias sociais para a geração de conhecimento, são:

  • Ensinar os alunos a usar as redes sociais de forma responsável;

  • Evitar distrações desnecessárias;

  • Ensinar a proteger sua privacidade para usar as redes sociais de forma segura; 

  • Monitorar o uso das redes sociais pelos alunos, intervindo se houver algum problema.


O educador deve estar atento em quais redes sociais ele disponibilizará para a prática de

estudo, uma vez que algumas redes sociais possuem conteúdos mais explícito que outras,

como é o caso do X (antigo Twitter) que possuí classificação indicativa para maior de 18 anos,

já o Instagram possui para maiores de 12 anos. Algumas outras alternativas para idades

inferiores a 12 anos com atividades voltadas ao público infantil e que exploram o aprendizado,

são: giantHello, imbee, ScuttlePad, Skid-e-Kids, Togetherville, WhatsWhat.me e YourSphere.


Em resumo, as redes sociais têm um papel importante na formação de comunidades de
aprendizagem online, permitindo que os alunos compartilhem conteúdos, desenvolvam
competências tecnológicas, criem comunidades de aprendizagem e interajam com os
professores de forma mais dinâmica e personalizada que adequa o aprendizado à realidade
dos alunos. No entanto, é importante que os professores ensinem os alunos a usar as redes
sociais de forma responsável e segura, evitando distrações desnecessárias e protegendo
sua privacidade. Com o uso adequado, as redes sociais podem ser uma ferramenta valiosa
para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.

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Postagens relacionadas






Referências


FERREIRA, J.F. Análise da efetividade de comunicação da rede social educativa openredu em comunidades de prática - Rio Branco: Editora IFAC, 2021. Disponível em: <https://www.academia.edu/> Acesso em: 26 out. 2023.

PORVIR. Educação foi o setor que mais cresceu em interações nas redes sociais no último ano. Disponível em:

<https://porvir.org/educacao-foi-a-categoria-que-mais-cresceu-em-interacoes-nas-redes-sociais-no-ultimo-ano/> Acesso em: 22 out. 2023.


3 vantagens e desvantagens das redes sociais na educação escolar – Colégio Next. Disponível em:

<https://colegionext.com.br/3-vantagens-e-desvantagens-das-redes-sociais-na-educacao-escolar/>. Acesso em: 23 out. 2023.


Mídias Sociais: Descubra O Que São [Guia completo 2020]. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/midias-sociais-guia/>. Acesso em: 23 out. 2023.


SILVA, FS.; SERAFIM, ML. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. Em: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 67-98. ISBN 978-85-7879-326-5. Disponível em: <https://books.scielo.org/> Acesso em: 21 out. 2023.

Revolucionando o setor elétrico com Realidade Virtual: O Estúdio de Realidade Virtual da Celesc

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Estudante: Lucas Henrique da Silva - 19101221


A Centrais Elétricas de Santa Catarina, mais conhecida como Celesc, é um gigante do setor de geração, transmissão, comercialização e distribuição de eletricidade em Santa Catarina. Com uma equipe que somava 3925 funcionários próprios e mais 3933 funcionários terceirizados em 2022, a Celesc opera em um ambiente onde a segurança é uma prioridade inegociável. Afinal, grande parte de seus funcionários trabalha diretamente com a eletricidade, e o perigo está sempre à espreita.

Fotos: Divulgação / Celesc

Olhando para os postes da Celesc, que pontilham nossas ruas, é fácil notar que ali residem dois níveis de tensão - o conhecido 220 Volts, presente em nossas tomadas domésticas, e as redes imponentes de 13,8 mil Volts. No entanto, a complexidade e os desafios não param por aí. Nas subestações e nas linhas de distribuição, o nível de tensão pode chegar a impressionantes 138 mil Volts. Tais tensões não apenas demandam conhecimento e habilidades técnicas excepcionais, mas também requerem um treinamento constante e eficaz para garantir a segurança dos funcionários e a confiabilidade do serviço.

Com tensões tão elevadas, os riscos são, de fato, mortais em caso de acidente. Portanto, a Celesc investe pesadamente em treinamento para seus funcionários. Em 2022, cada funcionário da categoria operacional recebeu cerca de 60 horas de treinamento. Embora esse número tenha diminuído em comparação com as 110 horas de treinamento oferecidas em 2021, a qualidade e a eficácia do treinamento são inegáveis.


Fotos: Divulgação / Celesc

Fotos: Divulgação / Celesc


Tradicionalmente, os treinamentos ocorrem em salas de aula, onde os instrutores compartilham conhecimento teórico com os alunos. Após essa fase, os alunos partem para o campo de treinamento, onde podem aplicar o que aprenderam na prática, simulando situações reais de operação e manutenção das redes. No entanto, a empresa está sempre em busca de maneiras inovadoras de aprimorar o treinamento de seus colaboradores.


Recentemente, a Celesc adotou uma abordagem de treinamento revolucionária: a realidade virtual (RV). O projeto do estúdio de realidade virtual promete oferecer aos profissionais da Celesc uma preparação mais segura, prática e envolvente para enfrentar as realidades do sistema elétrico catarinense. Afinal, os eletricistas da companhia enfrentam inúmeras condições desafiadoras durante suas jornadas de trabalho, incluindo chuva, neve, calor escaldante, terrenos acidentados e até mesmo inundações. Ter a capacidade de simular esses cenários com segurança é um diferencial significativo que a tecnologia de RV proporciona.

No treinamento com realidade virtual o aluno deve utilizar, além de todos os equipamentos necessários para o trabalho, como cesto aéreo, vara de manobra, roupa anti-chamas, luvas isolantes e cinto paraquedista para trabalho em altura, um óculos de realidade virtual e diversos sensores, responsáveis por captar seus movimentos, que são lidos e interpretados por um computador. Durante todo o treinamento é possível acompanhar nas telas o ponto de vista do aluno, que pratica os procedimentos operacionais.


Fotos: Divulgação / Celesc



Segundo Eduardo Soldatelli, Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança da Celesc, as imagens geradas podem ser gravadas para utilização nos treinamentos, como exemplos nas video-aulas. O sistema de realidade virtual pode ser utilizado para simular diversas situações de campo sem a necessidade de colocar os profissionais em risco. Entre essas situações podem ser destacadas a explosão de um transformados, uma descarga atmosférica repentina.

A iniciativa do estúdio de realidade virtual faz parte dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc. Essa iniciativa inovadora resultou de uma parceria estratégica entre a Celesc, a empresa Matrix Engenharia em Energia, especializada no setor de energia elétrica, e o Laboratório de Sistema Integráveis Tecnológico, responsável pelo desenvolvimento do sistema de realidade virtual.

Assista abaixo reportagem veiculada pela NDTV de Florianópolis, abordando o método inovador utilizado nos treinamentos da Celesc:



Neste cenário, a Celesc está liderando o caminho ao adotar tecnologias de vanguarda para treinar sua equipe, garantindo ao mesmo tempo a segurança e a eficácia de suas operações. A fusão da experiência humana e da tecnologia de ponta está criando uma sinergia que reforça o compromisso da Celesc com a excelência e a inovação no setor elétrico. À medida que a RV continua a se integrar ao treinamento e à operação, a Celesc e seus funcionários estão prontos para enfrentar qualquer desafio que o mundo da eletricidade possa apresentar, graças a essa emocionante revolução educacional e operacional.

REFERÊNCIAS:

CELESC (Santa Catarina). Relatório de Sustentabilidade Celesc - 2022. 2023. Disponível em: https://ri.celesc.com.br/a-celesc/sustentabilidade/. Acesso em: 22 out. 2023

AGêNCIA CATARINENSE DE NOTÍCIAS (Santa Catarina). Governo do Estado de Santa Catarina. Iniciativa pioneira da Celesc treina eletricistas com realidade virtual. 2021. Disponível em: https://estado.sc.gov.br/noticias/iniciativa-pioneira-da-celesc-treina-eletricistas-com-realidade-virtual/. Acesso em: 20 out. 2023.

CELESC (Santa Catarina). Pioneirismo: Celesc realiza treinamento de eletricistas com uso de realidade virtual. 2021. Disponível em: https://www.celesc.com.br/listagem-noticias/estudio-de-treinamento-para-eletricistas-com-uso-de-realidade-virtual-e-iniciativa-pioneira-da-celesc. Acesso em: 22 out. 2023.


O Impacto das Influenciadoras Digitais: Como Elas Estão Moldando Nossa Sociedade

Aluna: Giuliana Salgado Teichmann

Matrícula: 19200668


O Impacto das Influenciadoras Digitais: Como Elas Estão Moldando Nossa Sociedade

 

Segundo Adolpho (2011), as redes sociais são mecanismos de comunicação que fortalecem os relacionamentos tanto pessoais quanto empresariais, favorecendo assim, a criação de novas plataformas de comercialização de produtos através da internet. 

As influenciadoras digitais têm emergido como figuras de destaque nas mídias sociais e na sociedade atual. Elas não compartilham apenas suas vidas pessoais e interesses, como também influenciam a sociedade nas opiniões, nos processos de decisão de compra e até mesmo nas percepções de seus seguidores. Neste artigo, exploraremos como as influenciadoras digitais estão moldando e impactando nossa sociedade e as dinâmicas sociais.

 

A Ascensão das Influenciadoras Digitais

 

As influenciadoras digitais, muitas vezes conhecidas como "digitais influencers", são mulheres que usam redes sociais, como Instagram, YouTube, e TikTok, para criarem conteúdos que envolvem e influenciam seu público. Elas abordam uma ampla gama de tópicos, desde beleza e moda até saúde, fitness, estilo de vida e questões sociais. O poder delas reside em sua capacidade de construir comunidades altamente envolvidas em torno de interesses compartilhados, criando uma certa confiabilidade com seus seguidores.

 

O Poder de Persuasão

 

Uma das maneiras mais evidentes pelas quais as influenciadoras digitais moldam nossa sociedade é por meio de sua capacidade de persuasão. Seus seguidores confiam nelas para recomendações de produtos, serviços e estilo de vida. As avaliações de produtos por influenciadoras podem ter um impacto significativo nas decisões de compra. Elas têm o poder de lançar tendências e moldar a indústria da moda, beleza e bem-estar.

Para Magalhães (2017), os influenciadores digitais são pessoas nas quais, também são consumidores, e acabam por postar e enaltecer produtos e serviços em suas redes sociais, influenciando seus seguidores no processo de decisão de compra 

Um grande exemplo de criação de tendência atual é o “hype” do hidratante labial “Carmed”. O Carmed é um produto fabricado pela Cimed em parceria com a Fini, que acabou por viralizar no Tiktok após as influenciadoras Malu Borges e Lívia Nunes recebem o press kit de todos os sabores do mais novo protetor labial com cheirinho das balas Fini. Grande parte das vendas se deram após a repercussão dos vídeos das influenciadoras, e da jogada de marketing dos produtores, onde o Carmed sabor beijinho e com cor, que era seu grande diferencial, ainda não havia sido "lançado" e diversas pessoas estavam atrás dele nas farmácias.


 

 

Representatividade e Empoderamento

 

As influenciadoras digitais também desempenham um papel importante na promoção da diversidade e inclusão. Muitas delas usam suas plataformas para destacar questões de representatividade, corpo positivo, igualdade de gênero e justiça social. Isso é particularmente significativo, pois ajuda a desafiar os padrões tradicionais de beleza e promover a auto aceitação.

 

A Comunicação Online como Ferramenta de Mudança Social

 

Além de promover produtos e estilos de vida, algumas influenciadoras digitais utilizam suas plataformas para defesa de causas e ativismo. Elas podem conscientizar sobre questões como sustentabilidade, direitos humanos, saúde mental e mudanças climáticas. Essa abordagem demonstra o poder da comunicação online como uma ferramenta para a mudança social.

 

O Escrutínio da Autenticidade

 

No entanto, com o crescente poder das influenciadoras digitais, também surge o escrutínio sobre a autenticidade de seu conteúdo. A autenticidade é fundamental para manter a confiança dos seguidores. A falta dela pode resultar em perda de seguidores e credibilidade. É importante que as influenciadoras equilibrem a promoção de produtos com a transparência sobre relações comerciais.

Um exemplo é a Influenciadora Marina Ferrari, onde no auge da pandemia em 2020 usou da sua influência para divulgar um suplemento em formato de goma de mascar, no qual estaria lhe ajudando na prevenção da Covid-19. "Minha vitamina, que auxilia no crescimento e fortalecimento de cabelo, unha, também tem outras vitaminas, vitamina C, vitamina D, que auxiliam na imunidade. Tudo que ajuda na imunidade, previne contra o corona", diz a influenciadora.


Fonte: UOL

 

A Influência nas Gerações Mais Jovens


As influenciadoras digitais exercem uma influência particularmente forte sobre as gerações mais jovens. Para os adolescentes e jovens adultos, muitas vezes, essas figuras são referências de estilo de vida, aspirações e valores. Isso levanta questões sobre a responsabilidade das influenciadoras na modelagem das mentalidades e hábitos dessas gerações.

 

Considerações Finais

 

É inegável o poder que as influenciadoras digitais possuem sobre a sociedade. Elas desempenham um papel fundamental em moldar tendências, promover produtos, estilos de vida e até mesmo influenciar as dinâmicas sociais. Porém, com esse poder vem a responsabilidade de usar suas plataformas de forma ética e autêntica, e também de considerar o impacto que exercem sobre os seguidores, especialmente as gerações mais jovens. A sociedade está, de fato, testemunhando uma revolução nas formas de influência e comunicação, com as influenciadoras digitais na vanguarda dessa transformação.

 

 

Referências:

 ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital: o Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011.

MAGALHÃES, I. Influenciadores digitais: quem são? O que fazem? Administradores.com, 2017. Disponível em: <https://www.administradores.com.br/artigos/marketing/influenciadores-digitais-quem-sao-o-que-fazem/106708> Acesso em 26 de out. 2023. 


Marina Ferrari, de 'A Fazenda', já disse que goma previne covid-19. Disponível em https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2021/09/14/marina-ferrari-de-a-fazenda-ja-disse-que-goma-previne-covid-19.htm Acesso em 26 de out. de 2023.

 

O Segredo por trás do Hype: Carmed Fini. Disponível em <https://amarelomkt.com.br/o-segredo-por-tras-do-hype-carmed-fini/#:~:text=Atrav%C3%A9s%20de%20uma%20campanha%20bem,em%20torno%20do%20hidratante%20labial> Acesso em 26 de out. de 2023.

 

Quais são os impactos dos influenciadores digitais para vendas?. Disponível em <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/quais-sao-os-impactos-dos-influenciadores-digitais-para-vendas,9507bbe567826810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=Os%20influenciadores%20digitais%20acabam%20sendo,de%20gerar%20relev%C3%A2ncia%20e%20resson%C3%A2ncia> Acesso em 26 de out. de 2023.

Qual a influência das redes sociais no varejo?

     

Redes sociais e Virtuais.

Aluna: Esther Laís Silva

Matrícula: 19101882



fonte: Google imagens

    Já não é mais novidade que as redes sociais são parte fundamental do nosso dia a dia. Com elas, conseguimos compartilhar nossas vidas com amigos, seguidores, nos mantemos informados sobre os principais acontecimentos e elas também desempenham um papel significativo em nossas interações sociais. No entanto, as redes sociais não estão apenas presentes quando nos conectamos e comunicamos, elas também são uma ferramenta essencial na hora que o consumidor vai às compras. Segundo pesquisa do portal O Tempo, realizada em 2023, as redes sociais influenciam nas compras de 85% das pessoas. 

    Portanto, é claro que a presença online é de importância inquestionável para as empresas. Uma presença bem estabelecida nesse meio pode criar uma conexão eficaz com os clientes, capacitando as empresas não apenas a fornecer informações confiáveis, mas também a exercer um impacto positivo sobre as escolhas de compra desses consumidores. Pesquisa realizada pelo mercado & consumo, aponta que mais 80% dos varejistas usam redes sociais para fazer vendas. Neste artigo, exploraremos a influência das redes sociais no varejo e algumas práticas com a finalidade de habilitar sua loja a utilizar esse recurso de forma eficiente e planejada.

Quem não é visto não é lembrado


    Estabelecer uma conexão entre sua empresa física e as redes sociais é de extrema importância! Não importa o quão excelentes sejam seus produtos e serviços, se o seu estabelecimento físico não estiver presente no ambiente digital. A
s redes sociais são uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios, especialmente no setor de varejo, então esteja presente no digital! 

Como alcançar um maior sucesso com as redes sociais:

1 - Planejamento: 

     Um bom planejamento é de extrema importância, permitindo uma presença mais estratégica e eficaz nas plataformas digitais, ampliando o alcance da marca, fortalecendo a conexão com o público. Com um bom planejamento, é possível promover produtos e serviços e se manter em um cenário competitivo cada vez mais digital. Outro ganho com um bom planejamento é construir uma comunidade através das redes sociais, abrindo espaço para receber feedbacks e analisar possíveis melhorias nos produtos e serviços oferecidos

2 - Esteja de olho nas tendências

Fonte: Newsroom TikTok



    Não basta somente estar ativo nas redes sociais. É igualmente importante acompanhar e adotar as tendências emergentes, e uma das mais notáveis atualmente é o TikTok. A queridinha do momento, hoje é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, por adolescentes, artistas e profissionais das mais diversas áreas. Em 2021 a rede alcançou a marca de 1 bilhão de usuários onlines, por mês. 

   Com vídeos curtos e envolventes, essa plataforma conquistou um público jovem e diversificado, e sua influência no comportamento do consumidor é inegável.Mas por que as redes sociais no varejo deveriam prestar atenção ao TikTok e a outras tendências virais? Aqui estão algumas razões cruciais:


  • Maior alcance de um público mais jovem de forma eficaz 
  • É uma forma de humanizar a marca, através de vídeos curtos e descontraídos 
  • Trabalhar em colaboração com influencers é uma forma de divulgar os produtos e serviços, tendo um grande impacto na decisão de compra dos seguidores ativos desde influencer. 
  • Por último e não menos importante, ficar à frente da concorrência adotando essas tendências. 

3 - Monitore seus resultados 

  Um passo fundamental: monitorar os resultados! No fim das contas, é por meio dessa avaliação que você pode determinar se o seu público está contente com o que você está oferecendo e se a interação está ocorrendo em um nível satisfatório, o que possibilita a identificação das mudanças necessárias na estratégia para alcançar resultados ainda mais gratificantes.


Redes sociais X Loja física 

    
    O varejo está em constante mudança, uma das principais mudanças nos últimos anos é o varejo utilizar das redes sociais como seu canal de venda e comunicação. Com isso, os canais digitais tornam-se um ponto importante entre empresa e consumidores, muitas vezes substituindo as lojas físicas.  As redes sociais permitem que as empresas criem conexões com os clientes. Por meio dela, é possível responder rapidamente alguma dúvida e engajar os possíveis clientes a compra, ou então a visita de uma loja física. 

   Apesar dos inúmeros benefícios das redes sociais, há quem não largue de mão as compras presenciais. Dentre os motivos, se destacam: experiência tátil e sensorial, atendimento personalizado e o  imediatismo. 


     O varejo moderno reconhece que tanto as redes sociais quanto as lojas físicas desempenham papéis vitais na satisfação do cliente e no sucesso dos negócios. 
Ao escolher as plataformas certas, criar conteúdo de qualidade, interagir com seguidores, utilizar publicidade direcionada, colaborar com influenciadores e medir os resultados, as empresas podem construir uma presença sólida e bem-sucedida nas redes sociais.


Referências; 

VOLPATO, B. Saiba quais são as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>.

Pacelli, Shirley. “Redes Sociais Influenciam Nas Compras de Cerca de 85% Das Pessoas Da Geração Z | O TEMPO.” Www.otempo.com.br, 20 June 2023, www.otempo.com.br/economia/redes-sociais-influenciam-nas-compras-de-cerca-de-85-das-pessoas-da-geracao-z-1.2891495. Accessed 27 Oct. 2023.

Redação. “Mais de 80% Dos Varejistas Usam Redes Sociais Para Fazer Vendas.” Mercado&Consumo, 28 Apr. 2022, mercadoeconsumo.com.br/28/04/2022/noticias/mais-de-80-dos-varejistas-usam-redes-sociais-para-fazer-vendas/?cn-reloaded=1.


Viola, Glaucia. “As Redes Sociais Como Estratégia de Marketing Para O Varejo.” LABFIN.PROVAR-FIA, 25 Aug. 2022, labfinprovarfia.com.br/blog/as-redes-sociais-como-estrategia-de-marketing-para-o-varejo/. Accessed 27 Oct. 2023. 




Os impactos das redes sociais no mercado financeiro

 Universidade Federal de Santa Catarina

Disciplina: Redes sociais e virtuais

Nome: Cauê Vinha Alves

Matrícula: 18205650


Atualmente as redes sociais estão presentes diariamente na vida das pessoas e possuem uma grande influência nos comportamentos e opiniões de cada usuário. Essas redes possuem um público gigante que estão trabalhando, estudando e ou somente se entretendo com o que é replicado em cada uma das plataformas existentes. No ano de 2023 as redes sociais com maior número de usuários foram o Facebook, Youtube, Whatsapp e Instagram, elas contam com bilhões de pessoas utilizando todos os dias e tem um grande impacto no que ocorre no mundo.


Fonte: Divulgação/DataReportal


O mercado financeiro está em alta nos últimos anos devido ao crescimento das redes sociais e a facilidade de se obter mais informações sobre esse assunto. Devido a grande quantidade de pessoas interessadas nesse mercado, surgiram diversos novos influenciadores que começaram a falar sobre possibilidades de investimento e formas de se ganhar dinheiro a partir de ações, Fiis, criptomoedas entre outros. A partir dessas recomendações feitas por essas pessoas a certo ativo, o mercado começou a ter grandes altas e baixas sem motivos aparentes e assim gerar perdas ou ganhos relevantes para quem estava exposto a essas aplicações financeiras.

Existem vários exemplos de casos envolvendo comentários nas redes sociais feitos por pessoas relevantes no mercado financeiro que geraram grandes prejuízos para compradores no mercado financeiro. Conhecido como "pump and dump" (Inflar e largar) esse esquema consiste em inflacionar determinado ativo de forma artificial disseminando informações falsas, depois liquidar essas aplicações a um preço mais alto para compradores desavisados. Um dos casos mais famosos denunciado pelo SEC, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foi o de 8 influenciadores que utilizavam de perfis em redes sociais em um esquema que envolvia recomendação manipulada de papéis, essas ações ocorriam no Twitter (atualmente X) e no Discord. Os influencers usavam as suas redes sociais, cada uma com mais de 100 mil seguidores no Twitter, para reunir um grande número de investidores novatos para tirar vantagem de seus seguidores, utilizando de fake news para arrecadar lucros fraudulentos de aproximadamente US$ 100 milhões com a venda já planejada dos seus papéis, assim que o volume de negociações aumentassem devido a essas postagens.

Fonte:https://coinext.com.br/blog/o-que-e-pump-e-dump


Elon Musk, CEO da Tesla e uma das pessoas mais ricas do mundo, também já chegou a ser acusado de "pump and dump" devido às suas polêmicas postagens nas redes sociais com seus milhões de seguidores. A SEC abriu investigação para avaliar possíveis casos de manipulação de mercados em que Elon utilizava o Twitter para publicar opiniões sobre certas criptomoedas e assim inflacionar o mercado. De acordo com o órgão americano, as publicações podem ter sido feitas com segundas intenções, devido conterem informações capazes de enviesar a tomada de decisão de muitos investidores. Essas postagem realizadas por Musk geraram grandes altas no mercado cripto e causaram um alerta a esses órgãos americanos que visam proteger o investidor casual de golpes e esquemas de manipulação de mercado.



Fonte: Twitter/@ElonMusk


Outro caso que ficou mundialmente famoso da utilização das redes sociais e que impactaram o mercado financeiro, foi o da empresa GameStop, em que usuários do Reddit utilizaram das ações da varejista para inflacionar seus valores e assim fazer com que os fundos americanos especializados nas operações de Long & Short, como exemplo Melvin Capital que estava operando vendido (short) nas ações da GameStop, tivessem um prejuízo e retirassem a sua posição das ações da varejista, esse episódio causou uma perda de US$ 3,75 bilhões ao fundo e chegou a aumentar o valor das ações da empresa GameStop em mais de 1400% em 2021 e aumentos significativos de 70% do valor em apenas um dia.


Fonte: Reprodução/economiamainstream


O impacto das redes sociais na vida das pessoas pode acarretar em grandes perdas financeiras para quem está exposto a este mercado de finanças, devido a confiança excessiva em determinadas informações obtidas por fontes não anteriormente validadas nas diversas redes. Com isso as pessoas mais afetadas são os iniciantes que buscam aprender e caem em esquemas que prometem retornos rápidos de investimento ou uma grande valorização do capital, que é altamente improvável de ocorrer em situações normais.


Referências:

De Doge a Bitcoin: entenda o "pump and dump" que Musk foi acusado de fazer. Disponível em: [https://www.cnnbrasil.com.br/economia/de-doge-a-bitcoin-entenda-o-pump-e-dump-que-musk-foi-acusado-de-fazer/]. Acesso em: [26/10/2023].

GameStop irá expandir agressivamente o catálogo da loja. Disponível em: [https://www.adrenaline.com.br/games/pc-games/gamestop-ira-expandir-agressivamente-o-catalogo-da-loja/]. Acesso em: [26/10/2023].

O esquema de US$ 100 milhões de influenciadores financeiros nos EUA. Disponível em: [https://pipelinevalor.globo.com/mercado/noticia/o-esquema-de-us-100-milhoes-de-influenciadores-financeiros-nos-eua.ghtml]. Acesso em: [26/10/2023].

O que é "Pump and Dump"? Disponível em: [https://coinext.com.br/blog/o-que-e-pump-e-dump]. Acesso em: [26/10/2023].

Qual a rede social mais usada em 2023? A resposta vai te surpreender. Disponível em: [https://www.techtudo.com.br/listas/2023/07/qual-a-rede-social-mais-usada-em-2023-a-resposta-vai-te-surpreender-edapps.ghtml]. Acesso em: [26/10/2023].

Usuários de fórum inflam preços de ações e levam fundos a perdas bilionárias. Disponível em: [https://www.cnnbrasil.com.br/economia/usuarios-de-forum-inflam-precos-de-acoes-e-levam-fundos-a-perdas-bilionarias/]. Acesso em: [26/10/2023].