Redes sociais e Virtuais.
Aluna: Esther Laís Silva
Matrícula: 19101882
Já não é mais novidade que as redes sociais são parte fundamental do nosso dia a dia. Com elas, conseguimos compartilhar nossas vidas com amigos, seguidores, nos mantemos informados sobre os principais acontecimentos e elas também desempenham um papel significativo em nossas interações sociais. No entanto, as redes sociais não estão apenas presentes quando nos conectamos e comunicamos, elas também são uma ferramenta essencial na hora que o consumidor vai às compras. Segundo pesquisa do portal O Tempo, realizada em 2023, as redes sociais influenciam nas compras de 85% das pessoas.
Portanto, é claro que a presença online é de importância inquestionável para as empresas. Uma presença bem estabelecida nesse meio pode criar uma conexão eficaz com os clientes, capacitando as empresas não apenas a fornecer informações confiáveis, mas também a exercer um impacto positivo sobre as escolhas de compra desses consumidores. Pesquisa realizada pelo mercado & consumo, aponta que mais 80% dos varejistas usam redes sociais para fazer vendas. Neste artigo, exploraremos a influência das redes sociais no varejo e algumas práticas com a finalidade de habilitar sua loja a utilizar esse recurso de forma eficiente e planejada.
Quem não é visto não é lembrado
Estabelecer uma conexão entre sua empresa física e as redes sociais é de extrema importância! Não importa o quão excelentes sejam seus produtos e serviços, se o seu estabelecimento físico não estiver presente no ambiente digital. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios, especialmente no setor de varejo, então esteja presente no digital!
Como alcançar um maior sucesso com as redes sociais:
1 - Planejamento:
2 - Esteja de olho nas tendências
Com vídeos curtos e envolventes, essa plataforma conquistou um público jovem e diversificado, e sua influência no comportamento do consumidor é inegável.Mas por que as redes sociais no varejo deveriam prestar atenção ao TikTok e a outras tendências virais? Aqui estão algumas razões cruciais:
- Maior alcance de um público mais jovem de forma eficaz
- É uma forma de humanizar a marca, através de vídeos curtos e descontraídos
- Trabalhar em colaboração com influencers é uma forma de divulgar os produtos e serviços, tendo um grande impacto na decisão de compra dos seguidores ativos desde influencer.
- Por último e não menos importante, ficar à frente da concorrência adotando essas tendências.
3 - Monitore seus resultados
Um passo fundamental: monitorar os resultados! No fim das contas, é por meio dessa avaliação que você pode determinar se o seu público está contente com o que você está oferecendo e se a interação está ocorrendo em um nível satisfatório, o que possibilita a identificação das mudanças necessárias na estratégia para alcançar resultados ainda mais gratificantes.
Redes sociais X Loja física
O varejo moderno reconhece que tanto as redes sociais quanto as lojas físicas desempenham papéis vitais na satisfação do cliente e no sucesso dos negócios. Ao escolher as plataformas certas, criar conteúdo de qualidade, interagir com seguidores, utilizar publicidade direcionada, colaborar com influenciadores e medir os resultados, as empresas podem construir uma presença sólida e bem-sucedida nas redes sociais.
Referências;
VOLPATO, B. Saiba quais são as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>.
Pacelli, Shirley. “Redes Sociais Influenciam Nas Compras de Cerca de 85% Das Pessoas Da Geração Z | O TEMPO.” Www.otempo.com.br, 20 June 2023, www.otempo.com.br/economia/redes-sociais-influenciam-nas-compras-de-cerca-de-85-das-pessoas-da-geracao-z-1.2891495. Accessed 27 Oct. 2023.
Redação. “Mais de 80% Dos Varejistas Usam Redes Sociais Para Fazer Vendas.” Mercado&Consumo, 28 Apr. 2022, mercadoeconsumo.com.br/28/04/2022/noticias/mais-de-80-dos-varejistas-usam-redes-sociais-para-fazer-vendas/?cn-reloaded=1.
Viola, Glaucia. “As Redes Sociais Como Estratégia de Marketing Para O Varejo.” LABFIN.PROVAR-FIA, 25 Aug. 2022, labfinprovarfia.com.br/blog/as-redes-sociais-como-estrategia-de-marketing-para-o-varejo/. Accessed 27 Oct. 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário