quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Qual a influência das redes sociais no varejo?

     

Redes sociais e Virtuais.

Aluna: Esther Laís Silva

Matrícula: 19101882



fonte: Google imagens

    Já não é mais novidade que as redes sociais são parte fundamental do nosso dia a dia. Com elas, conseguimos compartilhar nossas vidas com amigos, seguidores, nos mantemos informados sobre os principais acontecimentos e elas também desempenham um papel significativo em nossas interações sociais. No entanto, as redes sociais não estão apenas presentes quando nos conectamos e comunicamos, elas também são uma ferramenta essencial na hora que o consumidor vai às compras. Segundo pesquisa do portal O Tempo, realizada em 2023, as redes sociais influenciam nas compras de 85% das pessoas. 

    Portanto, é claro que a presença online é de importância inquestionável para as empresas. Uma presença bem estabelecida nesse meio pode criar uma conexão eficaz com os clientes, capacitando as empresas não apenas a fornecer informações confiáveis, mas também a exercer um impacto positivo sobre as escolhas de compra desses consumidores. Pesquisa realizada pelo mercado & consumo, aponta que mais 80% dos varejistas usam redes sociais para fazer vendas. Neste artigo, exploraremos a influência das redes sociais no varejo e algumas práticas com a finalidade de habilitar sua loja a utilizar esse recurso de forma eficiente e planejada.

Quem não é visto não é lembrado


    Estabelecer uma conexão entre sua empresa física e as redes sociais é de extrema importância! Não importa o quão excelentes sejam seus produtos e serviços, se o seu estabelecimento físico não estiver presente no ambiente digital. A
s redes sociais são uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios, especialmente no setor de varejo, então esteja presente no digital! 

Como alcançar um maior sucesso com as redes sociais:

1 - Planejamento: 

     Um bom planejamento é de extrema importância, permitindo uma presença mais estratégica e eficaz nas plataformas digitais, ampliando o alcance da marca, fortalecendo a conexão com o público. Com um bom planejamento, é possível promover produtos e serviços e se manter em um cenário competitivo cada vez mais digital. Outro ganho com um bom planejamento é construir uma comunidade através das redes sociais, abrindo espaço para receber feedbacks e analisar possíveis melhorias nos produtos e serviços oferecidos

2 - Esteja de olho nas tendências

Fonte: Newsroom TikTok



    Não basta somente estar ativo nas redes sociais. É igualmente importante acompanhar e adotar as tendências emergentes, e uma das mais notáveis atualmente é o TikTok. A queridinha do momento, hoje é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, por adolescentes, artistas e profissionais das mais diversas áreas. Em 2021 a rede alcançou a marca de 1 bilhão de usuários onlines, por mês. 

   Com vídeos curtos e envolventes, essa plataforma conquistou um público jovem e diversificado, e sua influência no comportamento do consumidor é inegável.Mas por que as redes sociais no varejo deveriam prestar atenção ao TikTok e a outras tendências virais? Aqui estão algumas razões cruciais:


  • Maior alcance de um público mais jovem de forma eficaz 
  • É uma forma de humanizar a marca, através de vídeos curtos e descontraídos 
  • Trabalhar em colaboração com influencers é uma forma de divulgar os produtos e serviços, tendo um grande impacto na decisão de compra dos seguidores ativos desde influencer. 
  • Por último e não menos importante, ficar à frente da concorrência adotando essas tendências. 

3 - Monitore seus resultados 

  Um passo fundamental: monitorar os resultados! No fim das contas, é por meio dessa avaliação que você pode determinar se o seu público está contente com o que você está oferecendo e se a interação está ocorrendo em um nível satisfatório, o que possibilita a identificação das mudanças necessárias na estratégia para alcançar resultados ainda mais gratificantes.


Redes sociais X Loja física 

    
    O varejo está em constante mudança, uma das principais mudanças nos últimos anos é o varejo utilizar das redes sociais como seu canal de venda e comunicação. Com isso, os canais digitais tornam-se um ponto importante entre empresa e consumidores, muitas vezes substituindo as lojas físicas.  As redes sociais permitem que as empresas criem conexões com os clientes. Por meio dela, é possível responder rapidamente alguma dúvida e engajar os possíveis clientes a compra, ou então a visita de uma loja física. 

   Apesar dos inúmeros benefícios das redes sociais, há quem não largue de mão as compras presenciais. Dentre os motivos, se destacam: experiência tátil e sensorial, atendimento personalizado e o  imediatismo. 


     O varejo moderno reconhece que tanto as redes sociais quanto as lojas físicas desempenham papéis vitais na satisfação do cliente e no sucesso dos negócios. 
Ao escolher as plataformas certas, criar conteúdo de qualidade, interagir com seguidores, utilizar publicidade direcionada, colaborar com influenciadores e medir os resultados, as empresas podem construir uma presença sólida e bem-sucedida nas redes sociais.


Referências; 

VOLPATO, B. Saiba quais são as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>.

Pacelli, Shirley. “Redes Sociais Influenciam Nas Compras de Cerca de 85% Das Pessoas Da Geração Z | O TEMPO.” Www.otempo.com.br, 20 June 2023, www.otempo.com.br/economia/redes-sociais-influenciam-nas-compras-de-cerca-de-85-das-pessoas-da-geracao-z-1.2891495. Accessed 27 Oct. 2023.

Redação. “Mais de 80% Dos Varejistas Usam Redes Sociais Para Fazer Vendas.” Mercado&Consumo, 28 Apr. 2022, mercadoeconsumo.com.br/28/04/2022/noticias/mais-de-80-dos-varejistas-usam-redes-sociais-para-fazer-vendas/?cn-reloaded=1.


Viola, Glaucia. “As Redes Sociais Como Estratégia de Marketing Para O Varejo.” LABFIN.PROVAR-FIA, 25 Aug. 2022, labfinprovarfia.com.br/blog/as-redes-sociais-como-estrategia-de-marketing-para-o-varejo/. Accessed 27 Oct. 2023. 




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