quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Carros voadores: Realidade de um desenho animado como aliado na mobilidade urbana

  Universidade Federal de Santa Catarina

Discente: Jéssica dos Passos

Matrícula: 17100975

Redes Sociais e Virtuais - EGC

Carros voadores: Realidade de um desenho animado como aliado na mobilidade urbana

Quando crianças, nosso primeiro contato com animações nos trás memorias de uma realidade paralela. Imaginamos que tudo nos desenhos animados que consumimos são reais. Segundo a Psicóloga Dra Fernanda Spengler, as crianças começam com o desenvolvimento cognitivo de distinguir o real do imaginário a partir do sexto ano de idade. Até então, tudo nos parece real e geram memórias definitivas.

Duas animações que marcam épocas opostas são “Os Flintstones” estreado em 1960 que foca na idade da pedra e “Os Jetsons” estreado em 1962, que mostra um futuro automatizado.

Em “Os Jetsons”, a família do futuro vive cercada de tecnologias que na atualidade já existem como TV’s de tela plana, smartwatch, robôs, chamada de vídeo, entre outros. O desenho também mostra que os automóveis são voadores. Ainda não temos carros voadores operando no dia a dia, mas é uma realidade próxima.




No Mundo, os carros voadores ou eVTOLs estão sendo desenvolvidos por várias empresas de mobilidade e aeronáutica.

No dia 11 de outubro de 2022, em Dubai, um carro voador fez seu primeiro voo publico nos Emirados Árabes Unidos como um teste-preparação para lançar a aeronave em outros países:


 No Brasil, existe um projeto desenvolvido pela Uber em parceria com a Embraer para que os carros voadores possam começar a circular em 2026.

A proposta é de funcione como o aplicativo Uber já existente. Com rotas curtas, o usuário solicita a corrida e o carro atende ao percurso.

O projeto promete que a mobilidade nos grandes centros do Brasil melhore com essa nova opção de deslocamento.

Disponivel em <https://nerdup.com.br/2019/07/16/carro-voador-do-uber-uberair/>

A animação de "Os Jetsons" se passa no ano de 2062. Os autores criaram todos o enredo do futuro tecnologico sem saber que em 50 anos depois já teriamos grande parte das invenções contidas no desenho infantil. Pensando no poder e na velocidade dos avanços tecnologicos, como você imagina o futuro em 2062?



Referências:

https://nerdup.com.br/2019/07/16/carro-voador-do-uber-uberair/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/09/uberair-conheca-carro-voador-da-uber-que-sera-testado-no-brasil.ghtml

https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/07/5024947-a-era-dos-jetsons-conheca-as-tecnologias-do-desenho-que-estao-entre-nos.html

https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2022/10/12/video-carro-voador-chines-faz-1o-voo-publico-aeronave-podera-alcancar-130-kmh.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/business/carro-voador-vem-para-melhorar-mobilidade-urbana-e-pode-ter-custo-de-uber-black/


Nenhum comentário:

Postar um comentário