quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O Papel das Redes Sociais no Marketing Esportivo

Disciplina: EGC5020-09318/10316 (20242) - Redes Sociais e Virtuais

Autor: Pedro Henrique Avi de Sousa

Matrícula: 20200671


    O crescimento das mídias sociais revolucionou a forma como os clubes esportivos abordam o marketing, interagem com os torcedores e promovem suas marcas. Plataformas como Facebook, X (antigo Twitter), Instagram e Tiktok tornaram-se espaços de grande importância para o engajamento dos fãs e da comunidade ao redor dos clubes, já que, segundo Adolpho (2019), a internet é um dos melhores meios de relacionamento entre consumidores e empresas dos tempos atuais, e essa relação é semelhante a relação entre torcedores e clubes.

    É possível observar uma crescente tendência dos clubes em adotar estratégias de mídias sociais para ampliar sua presença digital e interagir com os torcedores, e no Brasil isso não é diferente. Se comparadas às estratégias do marketing tradicional, o marketing digital leva vantagem em uma série de pontos, Seccon (2014) destaca a facilidade de interação entre a organização e o público, e o custo muito inferior em relação ao marketing tradicional, já Ogden (2007) cita a maior agilidade, múltiplas formas de mensuração, informações sobre os clientes, distribuição irrestrita da informação e aumento do número de usuários como outras vantagens oferecidas pelo marketing digital.

O alcance e a acessibilidade oferecidos pelas mídias sociais geram oportunidades únicas para os clubes se conectarem com os fãs, e de acordo com De Melo Neto (2020), o marketing esportivo possui ênfase nas experiências e vivências, tendo como um de seus principais produtos a experiência do torcedor, seguindo a tendência de entreter para fazê-lo consumir, então, é com as mídias sociais que o clube pode fazer o torcedor interagir com os atletas e se sentir um participante direto da vida do clube. O engajamento vai além da troca de bens ou serviços, ele leva em conta o relacionamento, as interações e as experiências entre as duas partes, assim sendo, é trabalhando as experiências, os relacionamentos, a credibilidade e a confiança que os clubes poderão aproveitar o consumo dos seus torcedores (MARRA; DAMACENA, 2013).

Portanto, os meios de comunicações se tornaram imprescindíveis para o trabalho do marketing dos clubes, e de acordo com Schatz e Espíndola (2023), é impossível desenvolver sobre o marketing esportivo sem abordar o papel desses meios para a execução do mesmo, em especial as redes sociais, que possuem uma ampla variedade de conteúdos que podem ser expostos para uma grande quantidade de pessoas com rapidez.

O avanço na mobilidade, em especial com os smartphones, permitiram que as interações fossem feitas em tempo real e em praticamente qualquer lugar, aumentando assim, a participação nas redes sociais online (GABRIEL, 2020), por isso o marketing digital precisa cada vez mais estar bem trabalhado, de forma que aproveite essa explosão de acessos nas redes sociais e consiga convertê-los em resultados para a organização. Na grande maioria dos casos, como lembra Gabriel (2020), as pessoas acabam utilizando mais de uma rede social, com uma proliferação de perfis da mesma pessoa em diferentes plataformas, que normalmente não irão ter o mesmo objetivo final, ou seja, a pessoa pode buscar informações diferentes em redes sociais diferentes.

Assim sendo, é preciso tomar muito cuidado com a utilização das redes sociais, Torres (2009) afirma que elas possuem grande poder para formar opiniões, e tem a capacidade tanto de construir quanto destruir uma marca, um produto ou uma campanha, já que hoje os consumidores verificam informações sobre os produtos na internet antes do consumo, e essas informações muitas vezes advém de experiências de outros usuários, Kotler (2024) complementa afirmando que as redes sociais abriram portas para que os consumidores pudessem se envolver com marcas com uma profundidade nunca antes vista.

O engajamento é um dos principais produtos do marketing nas redes sociais, e como cada plataforma de redes sociais tem suas peculiaridades, para obter sucesso é preciso adaptar a mensagem que planeja ser passada para cada plataforma ou escolher a melhor plataforma que se encaixe no objetivo da mensagem (MARQUES, 2018), e para que essas decisões sejam tomadas, Torres (2009) ressalta que primeiramente é preciso compreender o funcionamento de cada uma e como participar delas, para que só após isso comece o planejamento.

Segundo pesquisa da Resultados Digitais realizada por Dourado (2024), as redes sociais que lideram o ranking de acessos por brasileiros são: WhatsApp (169 mi), Youtube (142 mi), Instagram (113 mi), Facebook (109 mi), TikTok (82 mi), LinkedIn (63 mi), Messenger (62 mi), Kwai (48 mi), Pinterest (28 mi) e X (24 mi).

A pesquisa ainda realça que 85% das empresas brasileiras atuam nas redes sociais, confirmando a ideia de Torres (2009) que não há escolha, ou a empresa participa e se envolve nas redes sociais, ou é envolvida, de qualquer forma a empresa será comentada nas redes sociais independente da área de negócio, e isso funciona da mesma forma no contexto esportivo.

Assim sendo, pode-se concluir que com o desenvolvimento do mundo digital e das redes sociais, cada vez mais se torna imprescindível que os clubes precisam trabalhar seu marketing através desses meios para que alcancem os seus objetivos, como uma relação estreita com seus torcedores, uma marca mais forte e passar uma imagem confiável para o público.


Referências:

ADOLPHO, Conrado. Os 8 P's do Marketing Digital. Leya, 2019.

SECCON, Barbara Lis; CASTELLANI, Elisandra Salgado; FEGER, E. J. Métodos e estratégias de marketing digital: Um estado comparativo entre e-commerces que atuam no ramo de eletromóveis. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2014.

OGDEN, James R e CRESCITELLI, Edson. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Pearson Prentice Hall. Acesso em: 29 abr. 2024., 2007.

DE MELO NETO, Francisco Paulo. Marketing Esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Editora Best Seller, 2020.

MARRA, Guilherme dos Santos; DAMACENA, Claudio. Engajamento do consumidor: revisão teórica do conceito e seus antecedentes. REGE-Revista de Gestão, v. 20, n. 2, 2013.

SCHATZ, Patrícia Volk; ESPÍNDOLA, Carlos José. Marketing Esportivo: As principais relações entre patrocinadores e clubes de Santa Catarina a partir de 1990. GEOFRONTER, v. 9, 2023.

GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Grupo GEN, 2020.

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora, 2018.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin; CHERNEY, Alexander. Administração de marketing. 16. ed. [São Paulo]: Pearson; Porto Alegre: Bookman, 2024.

MARQUES, Vasco. Redes sociais 360. Leya, 2018.

DOURADO, Bruna. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. Site Resultados Digitais, v. 16, 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em 24/06/2024.

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