quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Como os clubes brasileiros transformaram as suas mídias sociais durante a pandemia.

Universidade Federal de Santa Catarina

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais

Nome: Guilherme Kretzer

Matrícula: 18203456



    Quando a pandemia começou em 2020 tudo parou, e no futebol não foi diferente. Com isso, todos os jogos estavam suspensos no Brasil e no mundo, gerando enormes prejuízos financeiros, o que obrigou os clubes a buscarem novas fontes de renda e também manter o interesse do seu torcedor através das redes sociais, realizando desafios, ações de conscientização e descontração e, com a volta do futebol - porém sem público nos estádios - a divulgação de bastidores dos clubes era a bola da vez.


    O Paraná Clube utilizou suas redes socais para promover ações sociais, como o chamado Drive Thru Tricolor, que começou de maneira online e terminou sendo uma campanha presencial, com instrução ao combate à Covid-19 e distribuição de máscaras de proteção personalizadas a quem fosse ao estádio do clube participar.


Divulgação/Paraná Clube


Drive Thru Tricolor


    Os clubes brasileiros apresentaram números recordes de inscritos nas redes sociais durante o período da pandemia, chegando a marca de 4,7 milhões de novos inscritos nas redes sociais oficiais dos 50 principais clubes do país no mês de julho de 2020 e cerca de 19,3 milhões de novos registros somando todo o último semestre de 2020. Para se ter comparação, durante todo o ano de 2019 foram registrados 19,1 milhões de novos inscritos nos canais oficiais dos clubes. O TikTok foi a rede social que apresentou a maior parte dos novos inscritos, muito por conta do tom mais descontraído, onde os clubes apresentavam vídeos curtos com humor, cenas de treino no dia-a-dia e performances dos seus jogadores.
 

Ranking digital mensal dos últimos 2 anos



    O IBOPE Repucom é um site líder global em pesquisa de marketing esportivo e mídias sociais, em que todo mês é realizada uma ampla pesquisa em todas as mídias dos 50 principais clubes brasileiros, com isso, o comparativo entre o mês de janeiro de 2020 e dezembro do mesmo ano evidencia o grande salto que ocorreu nas mídias sociais desses clubes.

Ranking digital dos clubes, Janeiro 2020 - Foto: IBOPE Repucom

Ranking digital dos clubes, Dezembro 2020 - Foto: IBOPE Repucom




 

Referências: LANCE. Redes sociais de clubes brasileiros têm alta histórica na quarentena - Lance! Disponível em: <https://www.lance.com.br/fora-de-campo/redes-sociais-clubes-brasileiros-tem-alta-historica-quarentena.html>.

FONTES, J. Clubes usam redes sociais e se aproximam de torcedores na pandemia. Disponível em: <https://www.tribunapr.com.br/esportes/clubes-usam-redes-sociais-e-se-aproximam-de-torcedores-durante-a-pandemia/>. WAGNER, R. Sem estádio, vai pra rede! Mídias sociais dos clubes bombam na pandemia. Disponível em: <https://www.metropoles.com/esportes/futebol/sem-estadio-vai-pra-rede-midias-sociais-dos-clubes-bombam-na-pandemia>. 

Ranking digital dos clubes brasileiros – Jan/2020 – IBOPE Repucom. Disponível em: <https://www.iboperepucom.com/br/rankings/ranking-digital-dos-clubes-brasileiros-jan-2020>.  

Ranking digital dos clubes brasileiros – Dez/2020 – IBOPE Repucom. Disponível em: <https://www.iboperepucom.com/br/rankings/ranking-digital-dos-clubes-brasileiros-dez-2020>.

 Futebol europeu paralisado em meio à pandemia de coronavírus. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2020/03/13/futebol-europeu-paralisado-em-meio-a-pandemia-de-coronavirus.htm>.

Rankings – IBOPE Repucom. Disponível em: <https://www.iboperepucom.com/br/rankings/>. 

 

 

.

 


 

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário