Tecnologia na Educação Inclusiva e suas Contribuições
'Tecnologia' pode ser tido como um termo usado para se referir àquilo criado para resolver problemas ou melhorar a vida das pessoas, seja uma ferramenta ou dispositivo. Podendo variar de relógios, por exemplo, até os mais complexos sistemas e computadores. Independente de qual, ela foi e é fundamental para a evolução da sociedade.
Além de impulsionar o progresso de áreas como saúde, meio ambiente e comunicação, tornando tudo mais fácil para a sociedade, ela também contribuiu para a redução de gastos, diminuindo mão de obra e agilizando os processos de produção, venda e atendimento. A adaptação a essas novidades é inevitável. Tudo isso se mostra essencial para o desenvolvimento humano. Estamos e continuaremos evoluindo sempre.
As novas tecnologias se mostram, mais a cada dia, grandes aliadas para a educação, demonstrando uma maior dinâmica no processo de ensino e aprendizagem. Ela é capaz de promover diversos benefícios para professores e alunos se colocada em prática de forma responsável e criativa.
Considerando o fato da alta popularização da tecnologia, é muito comum que todos a tenham presente e inserida no dia a dia, de modo que não haja motivos para não trazê-la para as escolas. Não para substituir algo ou alguém, mas para agregar ainda mais, como na utilização de novas ferramentas, acesso a determinados itens, conteúdos, realização de tarefas, e exploração de novas metodologias de ensino, como um facilitador, e para que o processo de aprender se torne prazeroso a cada dia mais, e deixe de ser um peso aos alunos.
A palavra inclusão pode se definir como ato de incluir, inserir. Termos importantes para a educação, se fazendo presentes no assunto de Educação a Distância. Felizmente hoje, as coisas evoluíram e os tempos são outros, podendo ser possível incorporar uma nova proposta ao sistema de ensino que abrange para uma sociedade que é diversificada, proporcionando um espaço de convívio para todos. Hoje, a educação inclusiva é uma preocupação ao redor do mundo, e falar sobre ela, é dar atenção a todos os tipos de diferenças que podem não ser compatíveis com o ensino tradicional. E é nesse momento que a tecnologia entra com um papel essencial para as mudanças.
A educação inclusiva tem por objetivo respeitar as diversidades que existem na sociedade, buscando promover um ensino igualitário e acessível, que possa atender a todos os grupos que possuem algum tipo de deficiência. Dessa forma, podem ter um aprendizado mais adequado de forma que não tenham o desempenho acadêmico prejudicado.
Por tempos, acreditou-se que a tecnologia era um malefício aos estudantes, mas percebe-se hoje que o uso desses meios pode agregar ainda mais, se tornando muito mais vantajoso. Assim, estudantes com "limitações" físicas ou mentais conduzem seu aprendizado da maneira que mais se adaptam, buscando seu conhecimento através disso.
O espaço digital passou a ser um ambiente importante àqueles que possuem dificuldades de locomoção ou qualquer outro tipo de deficiência física. O surgimento dos ambientes virtuais de aprendizagem proporcionou a essas pessoas uma nova realidade. Com a criação dos cursos EAD, o acesso de pessoas com deficiência à formação superior cresceu. Isso se dá pelo fato da educação a distância proporcionar uma maior flexibilização de horários, novos recursos, valorização de critérios de acessibilidade, como legendas, letras de diferentes tamanhos, avaliações diferenciadas e personalizadas.
Além disso, esse cenário de educação inclusiva abrange também as pessoas neurodiversas, desenvolvendo sua autonomia e independência. Para tal, é necessário fortalecer a formação dos professores/educadores para que possam atender e explorar cada possibilidade e particularidade, e saber lidar com cada um de maneira que todos possam se desenvolver igualmente.
A tecnologia nesse aspecto, promove muitos benefícios, como: incentivar o foco e a concentração, pois com estratégias tecnológicas podem garantir o engajamento da turma em um mesmo objetivo; favorecer o processo de socialização para aqueles que possuem dificuldades nas relações sociais, nos casos de crianças e adolescentes com Transtorno de Espectro Autista, ministrando atividades que possam ser feitas pelo computador; facilitar o acesso a conteúdos, pois as plataformas utilizadas ficam disponíveis a todo momento, além de possuírem banco de dados com diversas informações, práticas e atividades, que podem ser acessadas e utilizadas por todos; personalizar práticas pedagógicas, promovendo a evolução da particularidade de cada pessoa, por meio de plataformas e aplicativos que possam aprofundar um assunto que alguém possa vir a ter dificuldade; permitir que o tempo de cada um seja respeitado, pois todos possuem seu próprio tempo para aprender e entender, e com a educação inclusiva, todos podem seguir seu próprio ritmo.
Desta forma, é possível observar e analisar os vários benefícios e auxílios que a tecnologia trouxe para a educação, bem como perceber que se isso for explorado, tenderá a melhorar cada dia mais. Isso garantirá que cada vez mais pessoas com deficiência possam ter seu desenvolvimento garantido, evoluindo a cada dia.
Referências:
OWINTERACTIVE. A importância do desenvolvimento tecnológico na evolução humana. 2020. Disponível em: https://owinteractive.com/blog/curiosidades/a-evolucao-historica-da-tecnologia. Acesso em: 30 abr. 2023.
OLHAR DIGITAL. Tudo sobre Tecnologia. Disponível em: https://olhardigital.com.br/tag/tecnologia/. Acesso em: 30 abr. 2023.
EDUCA + BRASIL. Benefícios e desafios da tecnologia na educação. 2022. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/beneficios-e-desafios-da-tecnologia-na-educacao. Acesso em: 30 abr. 2023.
GZH. Formato e flexibilidade de horários atraem alunos com deficiência no ensino a distância. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/amp/2022/12/formato-e-flexibilidade-de-horarios-atraem-alunos-com-deficiencia-no-ensino-a-distancia-clbph4z87000z013chi78m435.html?fbclid=IwAR3qNAFB0oHoLfd_xVbFc0wBgR4mWqg8A7eplsub8jFyzYIUVeaoOa5fRrc. Acesso em: 30 abr. 2023.
LUCENA, André. A transformação da educação inclusiva graças à tecnologia. 2022. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2022/11/09/colunistas/a-transformacao-da-educacao-inclusiva-gracas-a-tecnologia/. Acesso em: 30 abr. 2023.
ORTEGA, Graziele. Educação inclusiva: como a tecnologia ajuda nesse processo. 2019. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/educacao-inclusiva-como-a-tecnologia-ajuda-nesse-processo/. Acesso em: 30 abr. 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário