Business Intelligence para a tomada de decisão
Ambientes Virtuais de AprendizagemAutor: Erick Stefani
Business Intelligence ou Inteligência de negócios é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para transformar dados em informações relevantes para os tomadores de decisões nas empresas. Atualmente é um termo muito em ascensão, que faz parte de um grande número de empresas do mercado e demanda cada vez mais trabalhadores que possuem esses conhecimentos.
O “BI” como também é conhecido, permite os analistas de dados criarem relatórios, dashboards, indicadores de desempenho, identificarem tendências e oportunidades dentro das áreas de onde esses dados são extraídos, como de marketing, vendas, finanças, entre outras. Vale ressaltar que diferente de Data Sciency, que faz uma ação preventiva, o Business Intelligence faz uma análise do passado e tira conclusões a partir dos dados.
Na área de vendas, podemos exemplificar com casos muito comuns dentro de organizações onde tomadores de decisões solicitam aos analistas determinadas informações, como: Qual foi o total de vendas por região? Quantas vendas foram realizadas por categoria de produto? Quais países tiveram maior média de valor de venda?, para então agirem conforme o que a análise diz. O BI, pode ser utilizado em qualquer área dentro de uma organização.
Mas surge a questão, quais tipos de plataformas esses analistas podem utilizar para realizarem suas análises de dados?
O Power BI é uma plataforma de Business Intelligence da Microsoft que permite o usuário por meio da análise de dados de diferentes fontes, criar relatórios e painéis interativos, além de compartilhar conhecimento com outros usuários da ferramenta.
De acordo com a própria Microsoft, O Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas.
Exemplos de Dashboards da ferramenta Power BI:
Fonte: powerbi.microsoft.com
Fonte: powerbi.microsoft.com
Fonte: powerbi.microsoft.com
Qual a relação do Business Intelligence com Big Data?
Tendo em vista que o “BI” transforma dados em informações relevantes para a tomada de decisões, sua relação está nesses dados, em que “Big Data” refere-se a uma grande quantidade, proveniente de diversas fontes com diferentes formatos, sendo assim, uma fonte de informação para o Business Intelligence. A partir disso, foram-se adaptando ferramentas para poder fazer essa leitura de quantidades imensas de dados, como o “Power BI” realiza hoje.
A capacidade de processar grandes quantidades de dados é um dos principais benefícios do Big Data, pois permite coletar e armazenar dados de várias fontes diferentes, incluindo transações comerciais, dados de mídia social, logs de sensores e outros tipos de dados não estruturados. O BI utiliza esses dados para criar insights e entender as tendências que podem ser usadas para melhorar a eficiência e a lucratividade dos negócios.
Big Data geralmente se refere a grandes conjuntos de dados de proporções enormes para serem gerenciados ou consultados usando ferramentas tradicionais de análise de dados. Esses grandes volumes de dados são resultado da explosão de ferramentas de geração de dados, rastreamento, monitoramento, negociação e redes sociais (para citar algumas) que se tornaram tão populares nos últimos anos.
REFERÊNCIAS:
MICROSOFT. Power BI. Disponível em: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/. Acesso em: 02 maio 2023.
UCS (Caxias do Sul). Big Data: o que é, para que serve, como aplicar e exemplos. Disponível em: https://ead.ucs.br/blog/big-data. Acesso em: 02 maio 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário