quarta-feira, 3 de maio de 2023

INFLUENCIADORES DIGITAIS E TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Aluna/Autora: Júlia Cristina França de Carvalho


Influenciador como trabalho legal

Denominada de "Influenciador digital”, a mais nova profissão do futuro passou a ser considerada oficial no Brasil, em fevereiro de 2022. A profissão foi registrada sob o número 2.534-10 na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Essa mudança reflete o expressivo aumento da importância e quantidade de influenciadores digitais na era digital. (GUEDES, 2022). Mas qual foi o ponto de partida para a profissão chegar ao resultado encontrado nos dias de hoje? 

    A profissão de influenciador digital surgiu em resposta ao crescente uso das mídias sociais e da internet como meio de comunicação e influência na vida das pessoas. O Marketing Digital que já encontrava-se em crescente, a partir do avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, encontrou novas formas de comunicação e expressão, criando uma nova dinâmica na relação entre marcas e consumidores. Com o tempo, percebeu-se que os influenciadores digitais passaram a obter o poder de afetar significativamente as decisões de compra dos consumidores, bem como de influenciar seus hábitos de comportamentos, pensamentos e escolhas. Como resultado, muitas empresas passaram a contratar influenciadores digitais para promover seus produtos e serviços em suas redes sociais, gerando um novo mercado de trabalho, fazendo com que um formato de propaganda engessado que fazia sentido há 10 anos atrás já não se encaixa mais nos padrões de consumo de hoje. 

    Os influenciadores digitais, por sua vez, desenvolveram habilidades específicas para criar conteúdo atraente e envolvente em suas redes sociais, construir uma base de seguidores leais e engajados e, assim, amplificar sua capacidade de influenciar e gerar impacto na vida de seus seguidores. Hoje, a profissão de influenciador digital é amplamente reconhecida e valorizada, causando mudanças não só na tecnologia e na forma de consumir, mas também nas escolhas profissionais para o futuro, principalmente entre os jovens da geração z, que enxergam a influência digital como uma forma de trabalho em tempo integral e construir suas carreiras nessa área em constante evolução e remuneração em crescimento.

    Inclusive, no gráfico abaixo é possível entender quais são os principais meios utilizados pelos influenciadores digitais como principais canais de comunicação com seus "seguidores", nome destinado aos que acompanham determinada conta. 

 



Segundo Nathalia Arcuri, influenciadora digital, o que é necessário a ser feito independente de qual plataforma de comunicação o influenciador escolha, ela permita regulamentar o trabalho desse profissional, evitando influências negativas em meio aos influenciadores sérios. "A questão que enxergo como mais relevante é a responsabilização das plataformas pela entrega de conteúdo de desinformação. Não só os usuários precisam responder pelos conteúdos que publicam, mas também as plataformas" (ARCURI, 2022).


Substituição da formação acadêmica

Pesquisa realizada pela Nielsen revela que Brasil é o país dos influenciadores digitais. Segundo os dados obtidos, o total de influenciadores digitais com mais de 100.000 seguidores supera o número de engenheiros civis, dentistas e arquitetos, assim como outros números encontrados na imagem a seguir.



    Segundo  Luiz Felipe Castro (2022), a sociedade passou por transformações significativas e, com isso, o poder de influência mudou de mãos. Grandes mentes foram substituídas por uma massa ruidosa e numerosa, que muitas vezes não tem cuidado com a veracidade das informações que divulga e que assume posições questionáveis em troca de alto valor monetário. Um dos principais questionamentos realizados por muitos é: do que uma nação mais precisa? De mais doutores e mentes pensantes ou de propagadores de informações em massa de forma descontrolada? (CASTRO, 2022). 

“As pessoas que estão à margem da sociedade enxergam o digital como um meio de ascensão”, segundo Bia Granja, co-fundadora da consultoria Youpix. O problema de uma visão positiva, é que o outro lado dos resultados não se destaca perante aos influenciadores que de fato consegue alcançar um patamar que o mantenha como profissão e alta renda. Crianças e jovens olham para influenciadores digitais e acreditam que esse é o caminho mais fácil, leve e de ascensão do que o estudo e formação acadêmica. Quantos desses estão ou irão abandonar os estudos, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior, vislumbrando se tornar um sucesso das mídias digitais? Dentre tantos que tentam uma brecha para “viralizar”, quantos deles não irão conseguir e acabarão sem um ensino completo? Qual será o trabalho dos que não alcançarem a tão prometida fama? 

Questionamentos como esse são importantes, visando o futuro de uma geração que muitas vezes visa o dinheiro e não o trabalho digno, perdendo-se no caminho do crescimento profissional e conquista no mercado de trabalho. 


  Portas abertas através da ascensão digital

Por mais que existem questionamentos preocupantes quanto ao futuro dos jovens quanto ao estudo, ao olhar para as profissões do futuro, é inegável que a era digital será o centro de todas elas. Médico, engenheiro, administrador, enfermeiro, advogado, manicure, independente da formação acadêmica, posteriormente a esse estudo, a entrada desses profissionais no mundo digital está sendo cada vez mais comum e necessário para se destacar e “sobreviver” na profissão em meio a tantos outros. As redes sociais são um marco para a propulsão e promoção da sua marca, seja ela pessoal ou CNPJ, e quem tão enxerga as redes dessa forma terá uma enorme dificuldade em se destacar perante seus concorrentes, que já estão inseridos no digital. 

    Além disso, para quem inicia na internet de forma “genuína”, “boba”, “sem conteúdo relevante para a sociedade”, também pode encontrar voz para se reinventar e encontrar sua vocação. Um exemplo de alguém que iniciou dessa forma e divide seu público entre fãs e haters, é a Kefera. Uma das pioneiras na era dos influenciadores digitais, foi uma das primeiras a alcançar um milhão de inscritos em seu canal. Hoje é atriz e escritora, e com certeza ambas as portas foram abertas devido ao sucesso que fez inicialmente com vídeos “bestas e caseiros”.  Esse vídeo contando essa parte da história da influenciadora, retrata muito bem casos em que a fama alcançada nas redes sociais possibilita o surgimento de novos profissionais em áreas que sem esse alcance, talvez eles não se enquadrariam. 




    Portanto, os influenciadores digitais são uma força importante no mundo da publicidade, marketing digital e das profissões do futuro, mas sua regulamentação e autenticidade são cada vez mais importantes. Além disso, o estudo das tendências dos influenciadores digitais é uma área em crescimento, que pode fornecer insights valiosos para marcas que desejam aproveitar essa forma de marketing. Os influenciadores digitais podem ser muito benéficos para diversas profissões, ajudando a promover informações importantes, produtos, serviços e questões sociais relevantes. Ao crescer enquanto influenciadores digitais, os profissionais podem obter melhorias significativas, aproveitando o grande alcance e o engajamento das redes sociais. Entretanto, em alguns anos, quem serão os médicos, engenheiros, administradores da sociedade? Será que estaremos entrando em um período de carência em áreas fundamentais para nossa convivência e sobrevivência em sociedade? Será que o índice de evasão escolar crescerá? 

    Esperamos que as tendências e resultados sejam positivos e que todos encontrem uma forma harmônica para conviver, viver e sobreviver. 


Referências:

CASTRO, Luiz Felipe. Pesquisa Revela que o Brasil é o país dos influenciadores digitais. VEJA, [S. l.], p. 1-19, 1 jul. 2022. Disponível em: https://veja.abril.com.br/comportamento/pesquisa-revela-que-o-brasil-e-o-pais-dos-influenciadores-digitais. Acesso em: 2 maio 2023.

INFLUENCIADOR Digital passa a ser profissão. MACHADO GUEDES, [S. l.], p. 1-19, 2 jun. 2022. Disponível em: https://machadoguedes.adv.br/blog/influenciador-digital-passa-a-ser-profissao/. Acesso em: 1 maio 2023.


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