Autor: Mathaüs Krisanski - 19100907
A Educação a Distância (EAD) surgiu com a globalização da sociedade e, consequentemente, com os avanços tecnológicos intrínseco ao mundo contemporâneo que vivemos, com o objetivo de facilitar o acesso aos mais diversos tipos de conhecimento e, de certa forma, democratizar a educação.
Fonte: Criativa EaD
Ao analisarmos o processo do ensino a distância, pode-se concluir que o ensino e a aprendizagem se dá por meio do uso de tecnologias, onde professores e alunos não possuem contato presencial diariamente, ou, em alguns casos, o ensino é de maneira 100% online.
Desta forma, o uso de tecnologias é primordial na EAD, pois como ressalta Landim (1997), a combinação de tecnologias modernas e convencionais proporciona a aprendizagem dos discentes por meio meio de métodos e estratégias a distância, com o auxílio de de algumas atividades presenciais, como reuniões em ambiente virtual, visando melhorar a qualidade dos estudos.
A distância geográfica com a modalidade de ensino EAD, já não é mais um empecilho para o acesso a novas informações e a aprendizagem, com isso, o uso de jogos educativos e simuladores em ambientes virtuais de aprendizagem tem se mostrado cada vez mais eficaz para auxiliar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Se pararmos para pensar em nós como sociedade, somos muitos pequenos para as novidades que podem vir a surgir. Um exemplo claro, foi a pandemia da Covid-19 que parou o mundo inteiro e, por consequência, muitos ambientes educacionais, inclusive os presenciais tiveram que suspender suas atividades. Desta maneira, mais uma vez o ensino a distância apareceu com uma importante maneira, de amenizar a perda do ensino presencial por causa de uma pandemia global.
Fonte: Family Center
Com isso, a utilização de jogos educativos e simuladores virtuais tem crescido cada vez mais e mostrado a sua importância e diferencial que proporciona no ambiente educativo. Com a utilização de jogos, a aprendizagem se torna mais atrativa e estimulante, usando a ludicidade para chamar a atenção, como por exemplo das crianças. Podem ser desenvolvidos de forma individual ou grupo, provendo interação entre os alunos e a busca para solução de problemas e compartilhamento de ideias.
Os simuladores trazem sua imensa contribuição por serem ferramentas que possibilitam a simulação de situações reais, porém de forma virtual, tornando certas atividades com um certo grau de perigo mais seguras. Esses simuladores já são muito utilizados em áreas como a aviação, medicina, engenharia e outras áreas que requerem treinamento de alta complexidade. Sendo assim, os alunos podem experimentar as mais diversas situações, tendo uma experiência cada vez mais próxima à realidade com os avanços tecnológicos.
A utilização desses recursos e materiais tem crescido cada vez mais nos últimos anos, impulsionada pelo avanço de tecnologias e facilitação do acesso a esses meios com a popularização dos dispositivos. Essas tecnologias precisam ser enxergadas como uma ferramenta positiva para o ensino, tendo um olhar crítico e sendo usado da maneira correta, visando a melhoria da aprendizagem e o aumento do interesse pelo estudo.
Alguns dos exemplos bem-sucedidos do uso de simuladores e jogos é no treinamento de pilotos de avião. Os simuladores permitem, de maneira eficaz, que os pilotos treinem e sejam treinados em diversas situações de voo, sem colocar em risco suas vidas ou de passageiros, antes de assumirem o comando de avião de verdade.
Fonte: Força Aérea Brasileira
Na área de educação tradicional, como a Educação Infantil, a utilização de diversos jogos educativos ajudam no desenvolvimento das crianças de forma lúdica e mais participativa, promovendo um ambiente de ensino mais leve e estimulante. Esses jogos podem ser utilizados nas diferentes linguagens do conhecimento, em muitas, diminuindo a dificuldade das crianças e aumentando seu rendimento escolar.
Fonte: Sesi
Com o avanço tecnológico, ficou cada vez mais fácil criar jogos e simuladores cada vez mais realistas e eficazes para a finalidade a ser alcançada. A utilização da realidade virtual, por exemplo, permite uma experiência mais emocionante e imersa. Deste modo, utilizar dessas ferramentas e elementos na área da educação, tem se mostrado cada vez mais satisfatório para incentivar o desejo de estudar pelos estudantes.
Referências
CARVALHO, Viviana Gondim de. REALIDADES INVENTADAS: jogos online e simuladores na educação a distância como interfaces no processo de ensino e aprendizagem. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Humanidades, Culturas e Artes, Universidade de Grande Rio, Duque de Caxias, 2017.
LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: s.n.1997.
SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS: Benefícios e desafios. 2008. 10 f. Monografia (Especialização) - Curso de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
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