segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Tecnologia Assistiva: A ferramenta da inclusão escolar.


Autora: Luciana Teixeira da Silva 

Matrícula: 17100984

Disciplina: EGC5020- Redes Sociais e Virtuais


De acordo com pesquisa realizada em 2019 pela Pesquisa Nacional de Saúde, o Brasil possui em torno de 17,3 milhões de pessoas com alguma deficiência. Uma parcela dessas pessoas estão ou deveriam estar inseridas em algum sistema acadêmico para receber a educação necessária e de qualidade para sua formação.

A constituição Federal de 1988 assegura ensino educacional especializado a pessoas com deficiência. É dever do estado garantir que isso seja cumprido, porém a prática tem se mostrado diferente da teoria. O estado tem enfrentado grandes dificuldades para incluir esses alunos ao sistema educacional devido à escassez de profissionais e recursos especializados.

Muitos educadores ainda estão presos a “velha” educação aplicada apenas a cálculos e a textos e o estado tem oferecido instituições educacionais precárias e com pouco material para que esses profissionais possam realizar suas atividades.

Atualmente existem recursos tecnológicos para auxiliar nesse processo, um deles é a tecnologia Assistiva (TA) que pode ser definida como todo o recurso e serviço que contribui para aumentar e possibilitar a capacitação de indivíduos com alguma deficiência promovendo uma vida independente e de qualidade, facilitando sua interação com outras pessoas ao seu redor. Nem todo recurso e serviço é considerado uma TA, para ser considerado uma TA o produto ou serviço deve ser adaptado a necessidade do indivíduo, por isso é importante conhecer muito bem os usuários entendendo suas necessidades e limitações.

Na área educacional tem sido de grande ajuda contar com essas tecnologias na rotina de estudantes com deficiência, desde auxiliar o estudante a se locomover até sua instituição de ensino, em suas atividades escolares quanto na sua interação com o ambiente e com outros estudantes.

Seguem alguns exemplos de aplicativos e objetos criados para facilitar o aprendizado, o desenvolvimento e inclusão do estudante com deficiência:

Leitores de tela

Ferramenta assistiva que transcreve o conteúdo textual presente na tela do computador, tablet e celulares. Essa ferramenta foi criada para auxiliar pessoas com deficiência visual, porém é limitada apenas a texto e não imagens. Como solução a essa limitação a #Para Todos Verem, criada popularmente nas redes sociais, é um passo a passo de como criar uma legenda em fotos e vídeos para que o leitor possa descrever o que está ali. 



Hand Talk

Aplicativo nacional criado com a finalidade de traduzir voz e texto para libras de forma online. Ele possui extensão para sites podendo ser acessado do computador se tornando mais acessível para as pessoas com deficiência auditiva. O aplicativo disponibiliza dois "avatares" intérpretes que podem ser ajustados de acordo com a preferência do usuário. 





ENABLE VIACAM - " Mouse de Cabeça"

Programa gratuito que permite ao seu usuário controlar o cursor do mouse com o movimento dos olhos através de movimentos leves, eles podem ser ajustados e captados por uma webcam. Com ele é possível abrir e fechar programas, digitar no teclado virtual entre outras coisas. Para utilizar basta ter acesso a um computador com webcam. 



TelepatiX

Aplicativo desenvolvido para pessoas com limitações severas de movimento possam se comunicar e escrever frases com o mínimo de movimentos possíveis através do toque em tela em linhas e colunas formadas por um alfabeto disponibilizado. Após a escrita o usuário manda o app vocalizar a palavra ou frase. 


Veever

Aplicativo disponibilizado de forma gratuita que facilita a locomoção de pessoas com deficiência em diversos ambientes internos e externos através da microlocalização e inteligência artificial. Não é necessário acesso a internet o app pode ser utilizado de forma offline já que possui um banco de dados que armazena as informações no próprio dispositivo.  Ele possui um assistente de voz que transmite as orientações em tempo real, basta o usuário aponta na direção desejada e lhe é informado os pontos de interesse mapeados ali. 







Bengala Inteligente

Dispositivo desenvolvido para auxiliar deficientes visuais se locomoverem. O dispositivo tem a forma de uma bengala é equipado com sensores ultrassônicos que detectam obstáculos auxiliando o usuário para desviar. É recarregável e tem uma fácil adaptação do usuário. 



 

 


Pode se concluir que a tecnologia Assistiva é desde uma simples adaptação de um talher a uma criação de um dispositivo superinteligente, desde um serviço de enfermagem adaptativo a uma inteligência artificial de última geração que presta toda assistência a seu usuário de forma totalmente adaptativa às suas necessidades. Ela possui um grande papel no auxilio a educação de pessoas com deficiência independente de sua complexidade, de seu valor, de sua forma, ela é necessária para que tenham qualidade de vida, ensino de qualidade, possam aprender como os demais estudantes e tenham uma maior interação com o ambiente educacional, ou seja, para que possam fazer parte de um sistema educacional inclusivo. 

Referências:

MAIA, Natália Lara Mota; SILVA, Paulo Vitor Rodrigues da; GOULART, Paula Santos; REAL, Josué Rermam Ribeiro; VAN PETTEN, Adriana Maria Valladão Novais; BORTOLUS, Marcos Vinícius. Tecnologia assistiva, educação especial e a pandemia da Covid-19: a necessidade da continuidade do suporte em tempos de isolamento social. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 257-265, 29 ago. 2022. Universidade Federal da Fronteira Sul. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n2.12839.

RAMOS, Eliane de Souza; BARRETO, Lilia Maria Souza. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A TECNOLOGIA ASSISTIVA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO INCLUSIVO. Revista Gestão & Conexões: Management and Connections Journal, Vitória, v. 3, n. 1, p. 122-141, jun. 2014.

SILVA1, Washington Luiz da et al. TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL: DOSVOX E ATUAÇÃO DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIENCIA VISUAL. Amazon Live Journal, [S.I], v. 8, n. 3, p. 1-10, 23 ago. 2022.

 
















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