quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Da sala de estar à maior Rede Social de negócios do mundo.

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais
Edson Novais da Silva - 17204020


Umas das mais antigas plataformas sociais - mais antiga que o YouTube, Facebook e Twitter - com a missão de conectar profissionais do mundo todo tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos o LinkedIn é hoje a maior Rede Social de conexões profissionais do mundo.


     Fonte: https://www.tudocelular.com

História

Oficialmente o site foi lançado em 5 de maio de 2003, todavia a concepção de sua criação e o início do desenvolvimento da plataforma se deu em 2002 na sala de estar do cofundador Reid Hoffman que já havia pertencido ao conselho do Google, Ebay e PayPal - o que também explica a grande integração entre o Google e o LinkedIn. Ao final do primeiro mês de operação, o LinkedIn tinha um total de 4.500 membros na rede.

Os fundadores do LinkedIn foram Reid Hoffman , Allen Blue , Konstantin Guericke , Eric Ly e Jean-Luc Vaillant . A equipe de gerenciamento é composta por executivos experientes de empresas como Electronic Arts, Google, Microsoft, PayPal, TiVo e Yahoo.

Quando implementada a capacidade de fazer upload de catálogos de endereços para envio de convite aos contatos, e introduzido os grupos para formação de comunidades em 2004, a rede social abraçou uma parceria com a American Express para promoção de ofertas o que resultou em um aumento significativo em seu quadro de usuários para 1.217.647 no início daquele ano.

O número de membros aumentou para 4.192.941 em 2005 quando entrou no modo de negócios com o lançamento de suas opções de empregos e assinaturas pagas. No início de 2006 rede já contava com mais de 5 milhões de membros (5.098.823) e lançou perfis públicos para registro de sua carreira atual e passada. Foi também o primeiro ano em que o LinkedIn registrou lucro. Para desbloquear os aspectos de prova social, o LinkedIn também lançou recomendações e, para facilitar a conexão, lançou a funcionalidade “Pessoas que você pode conhecer”, ambas ainda em uso até hoje.

Em 2007 as coisas começaram a ficar sérias, Reid Hoffman decidiu se concentrar na execução do produto e Dan Nye assumiu a liderança da empresa e o número de usuários já estava em 17.131.764. Em 2008 abriu seu primeiro escritório internacional no Reino Unido e abriu as versões em francês e espanhol da plataforma para seus 33.077.647 membros.

Como a contagem de usuários ultrapassou os 55 milhões no início de 2009, houve uma mudança no topo com a chegada de Jeff Weiner, que ingressou como presidente e depois se tornou CEO. Sua prioridade era esclarecer a missão e os valores do LinkedIn para definir algumas prioridades estratégicas.

À medida que o negócio entrou em 2010, acompanhava-se o crescimento incrivelmente rápido passando para 85.411.764 membros no início do ano. Abriu mais escritórios em todo o mundo para levá-lo a dez sites internacionais e mais de 1.000 funcionários na equipe. Em 2011, a empresa já estava na Bolsa de Valores de Nova York (a US $ 45 por ação), o LinkedIn tinha mais de 135 milhões de usuários.

2012 foi o ano que ocorreu a alteração de toda a interface, Weiner estava focado em tornar o LinkedIn mais simples, possibilitando o crescimento e tornando-o cada dia mais para todos e para isso lançou novos layouts de perfil e funcionalidades ao longo do ano. Mais de 50 milhões de membros adicionais ingressaram neste ano, elevando o número de membros para 186.930.823 no início de 2012.

Quando o LinkedIn completou dez anos, comemorou seu aniversário em grande estilo, não apenas com muita imprensa e uma grande festa, mas também com mais de 225 milhões de usuários em todo o mundo. O LinkedIn reduziu idade de entrada e direcionou graduados e iniciantes.

O LinkedIn cresceu substancialmente com mais de 5.400 funcionários em tempo integral em 2014, com escritórios em 27 cidades ao redor do mundo para refletir sua presença em mais de 200 países. A área de crescimento mais rápido é a de graduados e estudantes à medida que começam a perceber e alavancar a plataforma.


E como está o Linked nos tempos atuais?


O LinkedIn conta agora com mais de 850 milhões de membros com mais de 58 milhões de empresas registradas.



Os números em resumo são:





E assim conseguimos concluir que o LinkedIn não é só mais uma rede social, como também uma importante ferramenta de negócios da atualidade, onde os profissionais não só podem publicar suas experiências, como também podem criar conteúdo que auxiliam outros milhares de usuários pelo mundo.




Referências:

OSMAN, Maddy. Estatísticas e Fatos do LinkedIn (2022). 2022. Disponível em: https://kinsta.com/pt/blog/estatisticas-e-fatos-do-linkedin/. Acesso em: 13 out. 2022.

AUXIER, Brooke; ANDERSON, Monica. Social Media Use in 2021. 2021. Disponível em: https://www.pewresearch.org/internet/2021/04/07/social-media-use-in-2021/. Acesso em: 13 out. 2022.

LINKEDIN CORPORATION. Sobre nós: estatisticas. Estatisticas. 2022. Disponível em: https://news.linkedin.com/about-us#Statistics. Acesso em: 13 out. 2022.

TUDO CELULAR. LinkedIn traz ao Brasil o recurso Trending Storylines. 2019. Disponível em: https://www.tudocelular.com/android/noticias/n137763/linkedin-traz-recurso-storylines-brasil.html. Acesso em: 13 out. 2022.





Nenhum comentário:

Postar um comentário