Edson Novais da Silva - 17204020
Umas das mais antigas plataformas sociais - mais
antiga que o YouTube, Facebook e Twitter - com a missão de conectar
profissionais do mundo todo tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos o LinkedIn
é hoje a maior Rede Social de conexões profissionais do mundo.
Fonte: https://www.tudocelular.com
História
Oficialmente o site foi lançado em 5 de maio
de 2003, todavia a concepção de sua criação e o início do desenvolvimento da
plataforma se deu em 2002 na sala de estar do cofundador Reid Hoffman que já
havia pertencido ao conselho do Google, Ebay e PayPal - o que também explica a
grande integração entre o Google e o LinkedIn. Ao final do primeiro mês de
operação, o LinkedIn tinha um total de 4.500 membros na rede.
Os fundadores do LinkedIn foram Reid
Hoffman , Allen Blue , Konstantin Guericke , Eric
Ly e Jean-Luc Vaillant . A
equipe de gerenciamento é composta por executivos experientes de empresas como
Electronic Arts, Google, Microsoft, PayPal, TiVo e Yahoo.
Quando implementada a capacidade de fazer
upload de catálogos de endereços para envio de convite aos contatos, e introduzido
os grupos para formação de comunidades em 2004, a rede social abraçou uma parceria
com a American Express para promoção de ofertas o que resultou em um aumento
significativo em seu quadro de usuários para 1.217.647 no início daquele ano.
O número de membros aumentou para 4.192.941 em
2005 quando entrou no modo de negócios com o lançamento de suas opções de
empregos e assinaturas pagas. No início de 2006 rede já contava com mais de 5
milhões de membros (5.098.823) e lançou perfis públicos para registro de sua
carreira atual e passada. Foi também o primeiro ano em que o LinkedIn
registrou lucro. Para desbloquear os aspectos de prova social, o LinkedIn
também lançou recomendações e, para facilitar a conexão, lançou a
funcionalidade “Pessoas que você pode conhecer”, ambas ainda em uso até hoje.
Em 2007 as coisas começaram a ficar sérias,
Reid Hoffman decidiu se concentrar na execução do produto e Dan Nye assumiu a
liderança da empresa e o número de usuários já estava em 17.131.764. Em 2008 abriu
seu primeiro escritório internacional no Reino Unido e abriu as versões em
francês e espanhol da plataforma para seus 33.077.647 membros.
Como a contagem de usuários ultrapassou os 55
milhões no início de 2009, houve uma mudança no topo com a chegada de Jeff
Weiner, que ingressou como presidente e depois se tornou CEO. Sua
prioridade era esclarecer a missão e os valores do LinkedIn para definir
algumas prioridades estratégicas.
À medida que o negócio entrou em 2010, acompanhava-se
o crescimento incrivelmente rápido passando para 85.411.764 membros no início
do ano. Abriu mais escritórios em todo o mundo para levá-lo a dez sites
internacionais e mais de 1.000 funcionários na equipe. Em 2011, a empresa já
estava na Bolsa de Valores de Nova York (a US $ 45 por ação), o LinkedIn tinha
mais de 135 milhões de usuários.
2012 foi o ano que ocorreu a alteração de toda
a interface, Weiner estava focado em tornar o LinkedIn mais simples,
possibilitando o crescimento e tornando-o cada dia mais para todos e para isso
lançou novos layouts de perfil e funcionalidades ao longo do ano. Mais de
50 milhões de membros adicionais ingressaram neste ano, elevando o número de
membros para 186.930.823 no início de 2012.
Quando o LinkedIn completou dez anos,
comemorou seu aniversário em grande estilo, não apenas com muita imprensa e uma
grande festa, mas também com mais de 225 milhões de usuários em todo o mundo. O
LinkedIn reduziu idade de entrada e direcionou graduados e iniciantes.
O LinkedIn cresceu substancialmente com mais
de 5.400 funcionários em tempo integral em 2014, com escritórios em 27 cidades
ao redor do mundo para refletir sua presença em mais de 200 países. A área
de crescimento mais rápido é a de graduados e estudantes à medida que começam a
perceber e alavancar a plataforma.
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