quinta-feira, 13 de outubro de 2022

               A gamificação como forma de aprendizado em ambientes virtuais de aprendizagem

Gleison Oliveira Soares

19250326

Universidade Federal de Santa Catarina

Ambientes Virtuais de Aprendizagem



            
    Com o avanço das mudanças tecnológicas, a utilização dos jogos como uma ferramenta de ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem ganhou influência nos anos recentes, ao proporcionar nova metodologia de ensino capaz de engajar o aluno no aprendizado do conteúdo de uma maneira diferenciada e recreativa. A utilização da gamificação em ambientes de aprendizagem, contribuem para o aprimoramento do ambiente, tornando-o mais eficaz na retenção da atenção do aluno (BUSARELLO et al., 2014).
Dessa forma, a gamificação consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas em aula (CASTRO et al., 2019).

A gamificação tem como princípio a apropriação dos elementos dos jogos, aplicando-os em contextos, produtos e serviços que não são necessariamente focados em jogos, mas que possuam a intenção de promover a motivação e o comportamento do indivíduo (BUSARELLO et al., 2014). Ou seja, a utilização dos jogos nos ambientes de aprendizagem tem por objetivo não apenas a participação no jogo, mas também a utilização de elementos como as dinâmicas, a mecânicas dos jogos e o design para estimular os alunos nas atividades.



A gamificação nos ambientes virtuais de aprendizagem traz benefícios conforme foi visto anteriormente. Mas quais seriam os desafios dessa nova metodologia de ensino?

A implementação da gamificação nos processos de aprendizado esbarra em alguns pontos a serem melhorados. Dentre eles, podem ser destacados a carência de evidências empíricas de que esse método estimule a aprendizagem do aluno mais do que os métodos tradicionais de ensino; a carência de métodos específicos e a customização dos processos de gamificação; o comportamento indesejado dos alunos frente à essa nova metodologia; e a carência de definições e de suporte tecnológico que proporciona acessibilidade para todos os alunos (ISOTANI et al., 2017).


Essas limitações constituem um desafio para o sucesso dessa abordagem no ensino. Apesar da importância dos estudos sobre a gamificação, muitos ainda não utilizam métodos adequados de planejamento de gamificação que levam em consideração tanto as teorias de design de jogos quanto o contexto onde os elementos de jogos serão utilizados. Dessa forma, ainda há certa carência de estudos sistemáticos de planejamento e implantação da gamificação (ISOTANI et al., 2017).

Considerando que as novas tecnologias fazem parte do atual processo de desenvolvimento educacional, a gamificação é uma aliada poderosa para melhorar o engajamento e motivação dos alunos. No entanto, para alcançar estes benefícios que essa metodologia possui, é necessário realizar um planejamento sistemático para que a implementação dessa estratégia tenha maiores chances de sucesso.


Referências

BUSARELLO, R. I. et al. A gamificação e a sistemática de jogo. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

CASTRO, J. B. et al. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 41, nº 4, 2019.

ISOTANI, S. et al. Desafios para o Planejamento e Implantação da Gamificação no Contexto Educacional. Universidade de São Paulo, V. 15 Nº 2, 2017.

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