Gleison Oliveira Soares
19250326
Universidade Federal de Santa Catarina
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Com o avanço das mudanças tecnológicas, a utilização dos jogos como uma ferramenta de ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem ganhou influência nos anos recentes, ao proporcionar nova metodologia de ensino capaz de engajar o aluno no aprendizado do conteúdo de uma maneira diferenciada e recreativa. A utilização da gamificação em ambientes de aprendizagem, contribuem para o aprimoramento do ambiente, tornando-o mais eficaz na retenção da atenção do aluno (BUSARELLO et al., 2014).
Dessa forma, a gamificação consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas em aula (CASTRO et al., 2019).
A gamificação tem como princípio a apropriação dos elementos dos jogos, aplicando-os em contextos, produtos e serviços que não são necessariamente focados em jogos, mas que possuam a intenção de promover a motivação e o comportamento do indivíduo (BUSARELLO et al., 2014). Ou seja, a utilização dos jogos nos ambientes de aprendizagem tem por objetivo não apenas a participação no jogo, mas também a utilização de elementos como as dinâmicas, a mecânicas dos jogos e o design para estimular os alunos nas atividades.
Referências
BUSARELLO, R. I. et al. A gamificação e a sistemática de jogo. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
CASTRO, J. B. et al. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 41, nº 4, 2019.
ISOTANI, S. et al. Desafios para o Planejamento e Implantação da Gamificação no Contexto Educacional. Universidade de São Paulo, V. 15 Nº 2, 2017.
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