Sidelma Ocker dos Santos
17206509
Redes Sociais e Virtuais
O METAVERSO EM QUE JÁ VIVEMOS!
É notório que o termo metaverso está incrivelmente em alta em todos os aspectos da sociedade, porém muitas pessoas ainda não sabem seu significado e consequentemente não compreendem que o metaverso já se faz presente, mesmo que de uma forma “embrionária” em nossos meios.
Antes de compreendermos como o metaverso já está presente em nosso meio, devo-lhes perguntar: Vocês sabem o que significa metaverso? Pois bem, Ele nada mais é do que um espaço virtual e coletivo, criado através da realidade aumentada, onde as pessoas podem interagir umas com as outras. Vocês percebem como isso soa semelhante como algo em que já vivemos?
Você deve conhecer alguém ou possivelmente você já deve ter tido alguma reunião online, ou jogado online onde os participantes estão em lugares diferentes mas conectados em uma rede que levam as mesmas intenções. Isso não é recente, o termo metaverso sim, ele vem ganhando força nos meios da tecnologia desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome de sua organização de Facebook para Meta, justificando que iria focar na criação do mundo virtual conhecido como metaverso.
O fato é que nossa sociedade há tempos já está vivendo em uma realidade virtual, fazendo com que nosso mundo material e o mundo virtual não só se convirjam, mas acabem sendo a extensão um do outro.
A realidade virtual e a realidade aumentada são exemplos de tecnologia que sustentam o metaverso. Na prática, a combinação desses recursos permite que os usuários possam se conectar e viver como se estivessem em um ambiente totalmente digital. Ou seja, trata-se de uma experiência de imersão.
Assim, o metaverso funciona como uma realidade paralela que visa passar a sensação de realidade. O metaverso precisa se basear em segurança. Para tanto, muitas empresas já estão investindo na tecnologia NFT (non fungible token), que utiliza o blockchain e funciona como um token digital.
Essa tecnologia é bastante utilizada nas moedas digitais e pode ser atribuída a qualquer bem digital, como arquivos de dados. O objetivo é garantir que os usuários tenham posse dos objetos que adquirirem, por meio de um registro das transferências. Percebeu como o metaverso tem potencial para mudar a forma como interagimos com o mundo digital? Portanto, ele pode ser importante para empresas e para a vida das pessoas de diferentes maneiras.
Obras citadas
PORTILHO, Ándre. O que é o metaverso e por que você já vive nele mais do que imagina. Exame.com, 2022. Disponível em: < https://exame.com/future-of-money/o-que-e-o-metaverso-e-por-que-voce-ja-vive-nele-mais-do-que-imagina/>. Acesso em: 29 de mai. de 2022.
ISMAR, Bruno. Metaverso: o que é e qual a importância para o futuro. Renovainvest, 2022. Disponível em: <https://renovainvest.com.br/blog/metaverso-o-que-e-e-qual-a-importancia-parafuturo/#:~:text=Na%20pr%C3%A1tica%2C%20a%20combina%C3%A7%C3%A3o%20desses,passar%20a%20sensa%C3%A7%C3%A3o%20de%20realidade >. Acesso em: 27 de mai. de 2022.
LONGO, Laelya. O metaverso já está entre nós. Terá o mesmo futuro do seu precursor Second Life? Valor Investe, Disponível em: < https://valorinveste.globo.com/mercados/cripto/noticia/2022/05/10/o-metaverso-ja-esta-entre-nos-tera-o-mesmo-futuro-do-seu-precursor-second-life.ghtml >. Acesso em: 26, mai. 2022.
MEIRELLES, Julia Botossi. Metaverso e relações de trabalho: será que é viável? Aho.adv, Disponível em: < https://aho.adv.br/blog/artigos/metaverso-e-relacoes-de-trabalho-sera-que-e-viavel/ >. Acesso em: 27, mai. de 2022.
MONTEIRO, Ronaldo Santos. O “METAVERSO” EM QUE JÁ VIVEMOS
. Aho.adv . Disponível em: < https://aho.adv.br/blog/artigos/o-metaverso-em-que-ja-vivemos/ >. Acesso em: 29, mai. de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário