domingo, 29 de maio de 2022

Employer Branding: A nova tendência da área de Recursos Humanos

Redes Sociais e Virtuais

Jessica Silva Sena - 17200739



    O mundo corporativo foi sofrendo grandes evoluções ao longo do tempo, cada área de uma empresa vai se destacando conforme as transformações e evoluções vão surgindo. A área de RH não ficou por fora e busca ao longo do prazo sempre gerar bons resultados e envolver todos os setores para que possa maximizar seus ganhos. 
O conceito de Employer Branding ou gestão da marca empregadora está se tornando cada vez mais utilizado e discutido dentro das empresas do Brasil pois tem uma grande contribuição da área de Recursos Humanos e do marketing.

    A idéia do termo Employer Branding foi trazida por Simon Barrow Tim Ambler em 1996 dentro da publicação de um artigo no "Journal of Brand Management", que definiu o termo como um pacote de benefícios funcionais, econômicos e psicológicos proporcionados pelo empregador que os tornam de fato uma marca empregadora.

    Já o autor Teichinkovski (2021) diz que construir uma marca não é somente colcocar um produto no mercado, deve-se estar presente em toda a experiência profissional do trabalhador, deve promover um “pacote”, que inclua questões como desenvolvimento de carreira, ambiente de trabalho, benefícios, satisfação social e mental, etc., com o objetivo de fazer com que os funcionários, de fato, tenham desejo de permanecer na organização onde estão.

    Portanto, as ações de Employer Branding visa não somente atingir seu público interno (colaboradores), mas reflete também no ambiente externo (clientes, fornecedores, candidatos, etc) e melhoram a percepção de todos os envolvidos, transparecendo sua imagem de marca empregadora para toda a sua rede.


Qual a importância do Employer Branding nas empresa?

    De acordo com uma pesquisa feita pelo Linkedin, 75% das pessoas buscam infomações sobre as empresas antes de se candidatar a uma vaga, ou seja, o empregado busca primeiro se identificar com a empresa para depois buscar a oportunidade de se trabalhar em tal lugar. Os aspectos que os atraem vai muito além do financeiro e sim pelo conjunto que as empresas oferecem.

    Employer Branding busca construir uma relação mais humanizada, de um modo que os profissionais de tal empresa entendam que a organização se preoucupa em proporcional o melhor que o colaborador possa receber, reconhecendo seus esforços.

    O principal objetivo do EB é conectar ás pessoas á marca, demosntrar as diferenças e os benefícios que somente aquela marca pode oferecer, pois sua proposta de valor é única e exclusiva, isso irá atrair futuros colaboraores que estarão mais alinhados com a cultura e propósito da empresa e beneficiará os colaboradores, fazendo com que eles tenham mais comprometimento e se envolvam mais nas atividades e mostrar um sentimento de pertencimento, gerando uma propagação da imagem para outras pessoas fora da organização

    Os benefícios de se implantar as estratégias de Employer Branding são:
  • Facilidade nos processos seletivos: com a gestão da marca empregadora a demanda por cada vaga aberta aumenta, tendo uma procura muito grande pelos candidatos.
  • Atrair os melhores candidatos: fica mais fácil selecionar as pessoas certas para cada cargo, melhora a qualidade dos candidatos.
  • Retenção de funcionários: diminui o turnover, pois oferece melhores condições de trabalho, cultura e benefícios mais atrativos. 


Como ter um Employer Branding forte ?

    Para utilizar das estratégias de Employer Branding é necessário deixar muito bem claro a cultura e os benefícios que a empresa oferece, ser autêntico em transmitir essa imagem, promover um ambiente colaborativo ajudará a ter uma inclusão dos colaboradores e mostrar que cada história e pessoa importa na construção da empresa.A implementação das estratégias podem utilizar dos meio digitais para propagar as iniciativas e ações para aumentar o alcance. Com isto, segundo Martins (2019) "visa-se construir uma imagem dinâmica, genuína e envolvente, aspeto importante para aumentar o índice de felicidade dos colaboradores" e contribuir para que entendam a proposta de valor da empresa.

    Certas práticas devem ser consideradas ao aplicar o Employer Branding na empresa, lembrando que é um projeto que precisa ter ações contínuas para colher os benefícios ao longo dos anos da empresa. Podemos classificar como algumas etapas para aplicação do Employer Branding segunda Fernandes em 5 passos, sendo eles:

1. Oferecer capacitação e oportunidade de crescimento: se preocupar com a qualificação de seus funcionários, ampliando seus conhecimentos, traz uma motivação para que sigam buscando o melhor desempenho.
2. Proporcionar um bom clima organizacional: a hamonia e tranquilidade dentro do ambiente de trabalho enriquece a motivação dos funcionários, por esse motivo manter esse clima dentro das equipes e empresa no geral aumentam o sentimento de bom lugar de se trabalhar.
3. Reforce a cultura organizacional: reforçar os princípios para alinhar os propósitos dos funcionários e da empresa através de ações para mostrar o porquê se identificam com a organização.
4. Utilize a comunicação nas mídias digitais: compartilhar a cultura e as ações que são feitas dentro da empresa ajuda futuros talentos a buscarem sua empresa para trabalhar.
5. Marque presença em feiras de talentos: promova sua empresas em eventos, principalmente acadêmicos para despertar futuros talentos.

    Sendo assim, podemos concluir que as ações de Employer Branding podem ser facilmente adaptadas a realidade de cada empresa, basta compreender o que é mais relevante e vantajoso para a empresa e para seus colaboradores e comunicá-los em todas as esferas.


REFERÊNCIAS
TEICHINKOVSKI, Andreia Leal. Percepção de funcionários das melhores empresas para se trabalhar sobre o papel do Employer Branding nas estratégias de atração e retenção. Trabalho de conclusão de curso. Curso de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2021.

STOCKER, Fabricio; CORREA, Amanda Setin; DE SOUZA, Isabella Preto Dias; BATISTA, Sarah Alves: O impacto do Employer Branding na atração e retenção de talentos. Revista de Carreira e Pessoas. v.10 n. 2, Universidade de São Paulo, 2020

DIAS, Mariana. 7 Tendências de Employer Branding para empresas Entreprise. GUPY, 2021 acessado em 28/05/2022 em https://www.gupy.io/blog/tendencias-employer-branding-enterprise

LEPPLA, Alyssa. Linkedin Data Proves the impact os a strong Talent Brand. Acessado em 29/05/2022 em https://www.linkedin.com/business/talent/blog/talent-acquisition/roi-of-talent-brand

MARTINS, André. Employer Branding como tendência do RH, 2019 acessado em 29/05/2022 em https://www.linkedin.com/pulse/employer-branding-nova-tend%C3%AAncia-em-recursos-humanos-andr%C3%A9-martins/?originalSubdomain=pt

FERNANDES, Kátia Regina. Dúvidas sobre Employer Branding? Aprenda o que é e como fazer em 5 passos. Acessado em 29/05/2022 em https://www.twygoead.com/site/blog/employer-branding/



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