sexta-feira, 18 de março de 2022

Criptomoedas: como elas são criadas?

YASMINY KAMILLE CALEGARI DA ROSA - 19101166 

REDES SOCIAIS E VIRTUAIS 

Criptomoedas: como elas são criadas?


Nos últimos anos as criptomoedas cresceram muito e entrou na carteira digital de muitas pessoas. O Bitcoin (BTC), de acordo com o site coinmarketcap, lidera a lista de ativo digital mais usado com mais de 40% de dominância. Apesar disso, o número de moedas não para de crescer, cerca de 21 criptomoedas foram criadas por dia em 2021. Em janeiro do mesmo ano a média chegou na marca de 33.




As novas moedas criadas podem ter bons objetivos e acabam em poucos meses elevando o seu valor e seu market cap de maneira muito rápida, já outras moedas não duram muito tempo e acabam melhorando seu valor, mas caindo muito com o passar do tempo e gerando sérios prejuízos aos seus investidores.

Um caso famoso no Brasil foi da altcoin REAU, onde seu símbolo era em homenagem ao viralata caramelo e fazia referência ainda a moeda real. Após subir +56.000% a moeda despencou seu valor por suspeita de golpe.


Como criar uma criptomoeda?

Se você tem interesse no mundo cripto, já deve ter se perguntado “Como eu crio a minha própria criptomoedas?”. Vou te explicar, mas já adianto que não é uma tarefa tão simples como parece.

Antes de mais nada, o primeiro passo é decidir se a criação será uma criptomoedas própria ou um token. No caso de critpomoeda independente é necessário criar também a rede blockchain para ela. Já o token se torna mais fácil pois utiliza blockchains prontas.

Caso a escolha seja por uma criptomoedas independente, será necessário uma equipe de desenvolvedores, além de levar muito mais tempo o custo será extremamente maior. 
Além disso, os desenvolvedores devem possuir conhecimentos avançado sobre a tecnologia blockchain e programação. Outro ponto é que para diminuir as chances da criptomoedas ser um fracasso, é preciso definir:
-nível de utilidade;
-aspectos econômicos (tokenomics);
-detalhes referentes a lei.

Já os tokens são mais rápidos e práticos, pois utilizam uma blockchain já existente. As redes mais utilizadas na criação de novos tokens atualmente são: Rede Ethereum, Binance Smart Chain, Solana e Polygon.

Caso interesse, existem diversos tutoriais disponíveis na internet ensinando a criação de tokens nessas redes. O preço da criação de token numa rede pronta pode variar de $50 até mais de $15.000.

Referências:


Preços, Gráficos e Capitalização de Mercado das Criptomoedas | CoinMarketCap. Disponível em: <https://coinmarketcap.com/pt-br/>. Acesso em: 18 mar. 2022.

‌BINANCE ACADEMY. Como Criar Sua Própria Criptomoeda? Disponível em: <https://academy.binance.com/pt/articles/how-to-create-your-own-cryptocurrency>. Acesso em: 18 mar. 2022.

PAULO JOSÉ. Logo após subir 56.000%, o que aconteceu com a criptomoeda brasileira do vira-lata caramelo? Disponível em: <https://cointelegraph.com.br/news/after-rising-56-000-what-happened-to-the-brazilian-cryptocurrency-of-the-caramel-mongrel>. Acesso em: 18 mar. 2022.

‌‌

Nenhum comentário:

Postar um comentário