segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

O aumento do consumo pelo e-commerce e o que a falta do consumo consciente pode gerar

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

PROFESSOR: MARCIO VIEIRA DE SOUZA

ALUNA: LAIS LIMA MAT.: 16201133

O AUMENTO DO CONSUMO PELO E-COMMERCE  VERSOS  FALTA DE CONSUMO CONSCIENTE 

 

           

            As mídias sociais sempre foram a chave para influenciar o consumo das pessoas tanto em locais físicos, quanto em compras online. A partir do momento que uma pessoa liga a televisão, é bombardeada por propagandas que trabalham o subconsciente projetando a informação de que, a pessoa precisa daquele novo carro, daquele novo lançamento de  celular, uma geladeira maior, uma televisão full hd para assistir os jogos em todas as dimensões, e mais inúmeras ofertas gerando necessidade no consumidor.  Mesmo que o indivíduo não precise, determinam o que ele compra e consome. Em contrapartida, estamos em uma geração mais conectada, interligada por  conexões e informações 24 horas por dia, e esta interação entre as pessoas permitem com que haja uma exposição maior de ideias gerando interesses comuns e relações mais sólidas com o grupo, marcas ou empresas.

            Na geração atual, as pessoas ficam perdidas sem a internet, tamanho é a necessidade projetada, e  tudo gira em torno da conectividade . Ela permite que as pessoas se conectem entre si independentemente de onde esteja. E as Mídias Sociais surgiram como uma ferramenta de comunicação na web, que permite as interações e conexões entre pessoas de acordo com Recuero (2009). No momento mais crucial da pandemia a quantidade de residências com acesso a internet aumentou de 71% para 83%, o interessante é que estes números destacam principalmente as classes C,D e E. As classes mais altas alcançaram a maior porcentagem  99%  superando as demais.

            Não à toa, diante desse cenário, as redes sociais são as principais ferramentas para uma estratégia eficaz de Marketing Digital.  Como exemplo, 62% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. São mais de 100 milhões de usuários aptos a encontrar seu produto de interesse para suprir sua necessidade. O  consumo pelo meio digital em lojas de e-commerce já estava em constante crescimento desde a década de 1990,  e continua se  fortalecendo. Mediante a situação atual de pandemia, que impediu  o consumo nos centros físicos, os consumidores correram para as plataformas digitais. O Brasil é o país da américa latina que registrou o maior aumento de compras online no ano de 2020 com aumento de 30%. A região sudeste no primeiro trimestre de 2020 foi a que mais consumiu, mas com o passar dos meses, outras regiões também passaram a comprar online, tendo porcentagens significativas.




                Neste tempo de pandemia, empresas saudáveis financeiramente não sentiram tanto impacto negativo mediante ao cenário que ainda vivemos. Empresários estudaram formas de alavancar suas vendas entrando para o meio digital, sem deixar suas lojas físicas de lado, e perceberam que estas modificações foram de extrema importância para os negócios da empresa. Ideias muito bem estudadas e elaboradas trouxeram resultados espetaculares para algumas organizações que fecharam as lacunas e se reinventaram, aproximando os clientes da empresa também pelos meios digitais. Mesmo em um período tão castigado por perdas econômicas, empresas que cresceram com a crise usaram basicamente do mesmo modelo de negócio: criar soluções diante das novas demandas do cenário atual. Com toda esta mudança na forma de consumir, novos estudos devem ser feitos em relação aos gostos e comportamentos do consumidor. As organizações precisam sair da caixa para conseguir suprir a expectativa do cliente  que  está priorizando saúde e bem- estar, flexibilidade e  resposta rápida. 

https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/5-caminhos-para-o-consumo-consciente

FAÇA O TESTE 


               Faça o teste para entender seu poder consciente de consumo : https://tcc.akatu.org.br/

Os brasileiros perderam o medo de consumir pelas plataformas de e-commerce, ganharam mais confiança e estão se sentindo seguros em relação aos sites de compras. Pelas pesquisas, a fidelidade as  empresas de consumo é similar quando consumida em lojas físicas, eles voltam para as mesmas que já compraram e deram certo desde o processo da escolha do produto, pagamento e entrega. Com o afrouxamento das regras de distanciamento, as lojas físicas voltaram a ser visitadas, consequentemente as filas aumentaram, atendimentos mais demorados, e a experiência negativa de não encontrar o que procura, fora a exposição,  mesmo com a  informação de que a pandemia está controlada, o risco ainda é eminente. As empresas precisam se esforçar para manter a qualidade nos processos nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais, proporcionando ao cliente uma boa jornada de consumo em ambas.

            Mediante ao aumento do consumo tanto em lojas físicas, quanto em lojas virtuais, a sociedade está sendo educada a consumir de forma consciente? - É verdade que a população mundial cresceu muito desde sua existência. No século XVIII (durante a revolução industrial) éramos cerca de 750 milhões de habitantes. Hoje, somos 7,6 bilhões de seres humanos na Terra. E segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial deve chegar a 8,6 bilhões de habitantes até 2030. Isto naturalmente proporciona um aumento no consumo dos recursos naturais. Além deste problema, existe a produção de lixo gerados diariamente pela sociedade. Segundo o jornalista André Trigueiro discorreu em uma palestra no TEDx Sudeste em 2010: “sem o consumo consciente não há salvação, não há solução para a humanidade. Nós vamos replicar o modo operante dos gafanhotos, da praga dos gafanhotos dizima os recursos naturais não renováveis num planeta que é um só”. 

            A projeção lançada pelas mídias sociais na mente do consumidor, de que ele precisa consumir e que, este consumo está associado ao sentimento de prazer, satisfação e felicidade tem gerado um impacto absurdo no aumento de resíduos no planeta. A suposta felicidade trazida pela aquisição de bens é transitória, e acaba por nos levar a um círculo vicioso. O “ser” precisa ocupar mais importância na sociedade do que o “ter”, equilibrar o uso das redes sociais, diminuir o tempo na frente da televisão, e dividi-lo com um livro, como consequência, o fato de absorver menos propagandas, gera um impacto significativo na mente, diminuindo a ansiedade, e a sensação de que precisa comprar algo. Trazer de volta a consciência latente como importância fundamental para um consumo consciente.

           Esta forma de consumo tem beneficiado muitas empresas, gerando lucro para as mesmas e movimentado a economia do país. O ato do consumo em sí não é o problema, ele é necessário a sobrevivência de qualquer espécie, que compartilha do mesmo planeta. Em contrapartida, atualmente as pessoas compram porque querem algo e não porque necessariamente precisam dele (GARCIA, 2015). Este tipo de consumo desenfreado leva a uma alarmante visão de como o planeta está. No final, o que sobra é considerado lixo que por falta de uma educação de consumo consciente e por falta de uma cultura de reaproveitamento e reciclagem acaba voltando para a natureza contaminando assim o meio ambiente. Um exemplo de um país que aliou o progresso econômico com a sustentabilidade é a Suécia. Ao contrário da maioria dos países industrializados a Suécia vem provando que é possível se desenvolver sem ter que necessariamente agredir a natureza. Tanto é que nos mais variados fatores, como questões sociais, ambientais, etc. ela vem se destacando e sendo considerada a primeira entre 59 países averiguados (PINTO, 2015b).

    Foi realizado uma pesquisa no Brasil sobre o tema Sustentabilidade, houve um aumento de 60% dos brasileiros que já ouviram falar, mas não entende o que significa na prática, e nem o que o termo significa. A cultura da sustentabilidade precisa ser mais bem trabalha na sociedade, gerando soluções mais rápidas para o lixo descartado.

 


FAÇA O TESTE 


https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/teste-se-voce-tem-praticas-sustentaveis/
Caso o resultado do seu teste não for bom, assista mais vídeos que educam esta prática.


De quem é a responsabilidade de uma mudança genuína no consumo desenfreado da sociedade? - Nossa.

        O ensino pelo ambiente virtual  de aprendizagem esta sendo utilizado com avidez no momento atual. Encontramos  vídeos significativos de ensino para vários temas, de diversas áreas acadêmicas. Este tema abordado está relacionado com uma cultura que tem nos envolvido, e tudo que inclui a sustentabilidade, proteção do meio ambiente, consumo consciente e outros, tem haver com toda a sociedade. Mas, a falta de entendimento em relação a estes assuntos tem levado o ser humano nadar a favor da maré, realizando muitas vezes compras desnecessárias, apenas por estar envolvido com o consumismo. Assim como uma matéria de matemática, ou ciências é lecionada no ensino fundamental, tão importante quanto é criar materiais de ensino abordando a sustentabilidade, que é a base para toda mudança da sociedade. Lecionar nas escolas desde a infância, até que elas entendam o real significado, é  fundamental e  pode gerar na sociedade mudanças significativas. Vídeos educativos divertidos, coloridos que possam chamar a atenção do aluno, é bem possível que transforme uma mudança na conduta dos jovens com o meio ambiente. É necessário que se comece da base, a base  é a infância. 

         

https://www.youtube.com/watch?v=h-SJQalRAng

        

https://www.greenpeace.org/brasil/participe/projeto-escola/


            Projetos como estes, precisam ser mais evidentes, nesta era conectada, deve-se aproveitar a oportunidade de levar o ensino digital de temas como estes para todas as escolas. Os professores precisam ser direcionadores dos alunos, e instigá-los a buscar mais sobre. 


REFERÊNCIAS

ADMINISTRADORES. A influência do e-commerce no comportamento do consumidor. Disponível em: < https://administradores.com.br/artigos/a-influencia-do-e-commerce-no-comportamento-do-consumidor> Acesso em : 11 de fev. 2022.

WHOW. Negócios que cresceram na pandemia. Disponível em: <https://www.whow.com.br/consumo/negocios-que-cresceram-na-pandemia-quais-suas-caracteristicas/> Acesso em : 11 de fev. 2022.

PROPMARK. Consumidores voltam as lojas físicas mas não abrem mão do e-commerce. Disponível em: <https://propmark.com.br/consumidores-voltam-as-lojas-fisicas-mas-nao-abrem-mao-do-e-commerce-aponta-pesquisa/>. Acesso em: 14 de fev. 2022.

ABREU, Ana Carla. Sufientismo: A solução para o consumo desenfreado. Artigo, 2020. Disponível em:< https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo_final_pdf_0.pdf>. Acesso em : 14 de fev. 2022.

CICLOVIVO. Que tipo de consumidor você é. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/que-tipo-de-consumidor-voce-e-faca-o-teste-e-descubra. Acesso em: 14 de fev. 2022.

VÍDEOS

YOUTUBE. Repensar o consumo: André Trigueiro at TEDxSudeste. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=_t223swPVlA >. Acesso em: Acesso em : 11 de fev. 2022.

YOUTUBE. Sociedade de consumo e consumismo. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Uv3KGDYihCk> Acesso em: 11 de fev. 2022.

 

 

 

 

 

 

 




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