segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Tráfego pago e a sua influência nas vendas virtuais

YASMINY KAMILLE CALEGARI DA ROSA - 19101166

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM


Tráfego pago e a sua influência nas vendas virtuais

No livro de Marcos Cobras, Administração de Vendas, ele explica que documentos relativos à história da Grécia Antiga revelam que a venda estava ali presente como atividade de troca, e que o termo vendedor já era utilizado. Além disso, a profissão de vendedor como é conhecida nos dias atuais surgiu no contexto da Revolução Industrial, na metade do século XVIII. 

Já na fase da idade média, surgiram os primeiros vendedores porta a porta, os ambulantes. Que levavam de casa em casa seus produtos para vendas. 

Com esse breve contexto histórico, conseguimos ver que o ato de vender está presente no mundo desde que as sociedades se fortaleceram. 

Pulando para os dias atuais, temos muito mais variáveis de vendedores. Neste texto trataremos em específico dos vendedores virtuais.




Vendas na internet

Nos dias atuais é difícil conhecer alguém, que utilize a internet e que nunca tenha feito alguma compra virtual. Em média no Brasil. Segundo estudo da gestora Canuma Capital, em 2021, as vendas online superaram as vendas presenciais de shopping centers com 260 bilhões de reais em vendas.

Mas ao contrário do que parece, na internet também temos um time de venda em ação. Afinal, ao enviar um direct para uma loja no instagram, quem realiza a venda é um vendedor, por exemplo. A diferença é que na maioria dos casos não existe a figura do vendedor em específico.  Mas como ocorre o processo de venda neste caso?

De modo geral, falando de varejo, a venda vira uma espécie de processo automatizado na maioria das vezes. Onde diversos setores da empresa convergem para a venda final, juntando marketing, vendas, designers, desenvolvedores do site, entre outros.

Uma das peças chaves neste contexto é o tráfego pago.



O que é tráfego pago?

Não foi uma única vez que ao digitar algo na maior ferramenta de pesquisa do mundo você passou a ser perseguido por inúmeras propagandas sobre aquele produto. E isso foi causado pelo tráfego pago.

Segundo a empresa Resultados Digitais, tráfego pago na internet é aquele que vem de anúncios feitos em mecanismos de busca, redes sociais e até mesmo em outros sites. No Marketing Digital, é usado para conduzir visitantes a páginas estratégicas para as empresas, como as de vendas ou de conversão.

Atualmente, as principais ferramentas que proporcionam a realização do tráfego pago são:

  • Google Ads;
  • Facebook/Instagram Ads;
  • Youtube;
  • Linkedin Ads;
  • Tiktok.


O tráfego pago adicionou mais um capítulo na história das vendas. Afinal, o que antes era feito por vendedores de porta em porta, atualmente é feito nas telas dos computadores e celulares de maneira virtual, com grande redução de custos e muito mais eficácia. 

Indo mais perto na linha do tempo, o tráfego pago também possibilitou que qualquer empresa colocasse anúncios de acordo com a sua possibilidade. Afinal, é possível investir no tráfego pago a partir de 6 reais ao dia, o que antes nas empresas de televisão/rádio/jornais dificilmente seria possível: alcançar um número grande de possíveis compradores com um valor tão baixo.


Referências:

VIEIRA, T. Evolução da profissão de vendedor. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/evolucao-da-profissao-de-vendedor>. Acesso em: 14 fev. 2022.

CESARCANTEIRO. Com pandemia, venda online supera a dos shopping centers. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/com-pandemia-venda-online-supera-a-dos-shopping-centers/>. Acesso em: 14 fev. 2022.

VOLPATO, B. Tráfego pago: o que é e quais são os principais tipos. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/trafego-pago/#:~:text=Tr%C3%A1fego%20pago%20na%20internet%20%C3%A9,de%20vendas%20ou%20de%20convers%C3%A3o.>. Acesso em: 14 fev. 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário