segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022





O que esperar do Metaverso?

EGC5020-09318/10316 (20212) - Redes Sociais e Virtuais

Caio Correia de Padua Pereira (21101174)

 

O que é o Metaverso?

            O Metaverso, em definição é a integração do mundo real com o mundo virtual. O Metaverso é composto por tecnologias como Realidade virtual (VR), Realidade aumentada, avatares, blockchain.

            O que trás todas as expectativas pro Metaverso, é o seu potencial em modificar ainda mais as relações entre as pessoas, com potencial ainda maior do que os das redes sociais. Algumas das possibilidades dispostas pelo Metaverso, é  a capacidade de trabalhar, estudar, e ter uma vida social através dos avatares.

            E o que mais ajudou o conceito de Metaverso tomar tamanha visibilidade, foi a mudança do nome da empresa do Facebook, para Meta.

            Da mesma forma que o conceito de metaverso em si ainda seja de certa forma indefinido, o seu futuro é ainda mais incerto. Por mais que, dentro da comunidade tecnologica haja grandes apostas, há uma certeza de que será necessário investimentos e desenvolvimentos tecnológicos de valores expressivos. Pelos cálculos divulgados pela maior fabricante mundial de processadores, será necessário um poder computacional 1000x maior que o atual para suportar o metaverso.

            Para que os usuários tenha  acesso à realidade virtual, é preciso que possuam óculos de realidade virtual, computadores e consoles, fones de ouvido, e se necessário mais equipamentos, para aumentar a qualidade da experiência.

            A realidade aumentada, no caso, faz com que dados virtuais venham para o real, que é basicamente o que jogos como pokemon go fazem.

            Blockchain (banco de dados público e descentralizado), as criptomoedas e os NFTs (sigla em inglês para tokens não fungíveis) também dão suporte para o metaverso. Por meio delas, é possível movimentar valores e realizar o registro de propriedades virtuais. 


Críticas ao Metaverso:

            As críticas ao Metaverso são relacionadas à privacidade, vício e problemas psicológicos.

            Em relação a privacidade, pode-se esperar que através do controle de empresas como  Facebook, Google, sobre o Metaverso, com os usuários conectados continuamente, estas empresas teriam acúmulo de dados pessoais em quase sua parcela integral.

            Na questão de vício, como o Metaverso é uma tecnologia que desconecta em parte da vida real,  pode acabar gerando vício. No filme Jogador Nº1, o personagem James Donovan Halliday (Mark Rylance), criador do metaverso OASIS, disse no final do longa que se deu conta que criou uma realidade virtual porque tinha medo de se relacionar com as pessoas: “Eu criei o OASIS porque nunca me senti à vontade no mundo real. Eu não sabia como me conectar às pessoas lá. Eu tive medo durante toda minha vida. Até o dia que soube que ela (vida) estava no fim. Foi quando eu dei conta de que por mais aterrorizante e dolorosa que a vida possa ser, é também o único lugar para se fazer uma refeição decente”.

            O Metaverso pode se tornar um espaço de projeções pouco saudável. Isso porque um dos apelos do conceito é justamente ser um ambiente de coexistência virtual em que o usuário pode criar seu próprio avatar 3D, seja representando a si mesmo ou criando um personagem fictício.

            Especialistas acreditam que essa capacidade pode abrir espaço para que pessoas com problemas de autoestima usem o ambiente virtual para expor uma versão idealizada e "perfeita" de si mesmos. Isso impactaria a percepção que esses indivíduos têm de si no mundo real e poderia intensificar distorções já existentes — uma vez que, fora do Metaverso, não é possível eliminar características físicas em uma tela de personalização.

Um vídeo muito interessante, que exemplifica muito bem o que é o metaverso. Vale a pena conferir!

https://www.youtube.com/watch?v=HG0Xs-ZJJp4


Como pode mudar o estilo de vida:

            Assim como as redes sociais tiveram a capacidade de alterar nosso estilo de vida, o Metaverso apresenta um enorme potencial em modificar a maneira em como as pessoas se relacionam entre si, e também no modo em como o comercio é realizado. Muito do que vai acontecer ainda apresenta-se como incógnita, mas os rumores e as expectativas estão em alta.

            A exemplo de como estamos acostumados a viver com o mundo virtual, tem-se a pandemia do covid-19, que forçou com que muitos trabalhadores trabalhassem em home-office, e que após isso, alterou fortemente o estilo de vida das pessoas. Além disso, foi perceptível a grande dependência que existe nos meios virtuais.

            Uma experiência que já pôde ser experimentada de como vai ser o Metaverso, aconteceu dentro do jogo Fortnite com o show do Travis Scott.



Referencias:

https://veja.abril.com.br/tecnologia/o-metaverso-chega-ao-brasil/

https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/

https://www.techtudo.com.br/listas/2022/01/cinco-grandes-perigos-do-metaverso.ghtml

https://exame.com/bussola/como-o-metaverso-vai-expandir-as-capacidades-das-industrias-de-tecnologia/

https://veja.abril.com.br/tecnologia/o-metaverso-chega-ao-brasil/

https://www.youtube.com/watch?v=HG0Xs-ZJJp4

https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2020/04/24/travis-scott-fortnite/

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário