Gabriel Pereira Rodrigues
17201969
Redes Sociais e Virtuais
Metaverso: Como pode mudar o futuro
Ultimamente, uma palavra que tem circulado muito na internet é a palavra "Metaverso", principalmente depois que o Facebook, dono de empresas como Instagram e Whatsapp, mudou o nome da sua Holding para "Meta" no dia 28 de Outubro de 2021, como uma forma de mudar o seu posicionamento que até então era visto como uma empresa de redes sociais, para uma empresa de tecnologia sociais. Mas você sabe o que é o Metaverso? quando foi criado? de que forma o Metaverso pode afetar a sua vida pessoal e até mesmo o seu trabalho/empresa? Vamos la!
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Disponível em: https://www.suno.com.br/noticias/metaverso-prejuizo-meta-facebook-fbok34-2021/
O que é o Metaverso?
Primeiro é importante ressaltar que o termo "Metaverso" não é necessariamente novo, já que foi escrito pela primeira vez pelo autor Neal Stephenson no livro "Snow Crash" publicado em 1992, que conta a história de um entregador de pizza na vida real, mas que no Metaverso é um samurai. O Metaverso é basicamente um ponto de interseção entre o mundo real e o virtual, onde através desse universo virtual totalmente imersivo as pessoas poderiam fazer diversas atividades que fazemos no mundo físico, como trabalhar, conversar com pessoas, comprar coisas, entre muitas outras possibilidades. Muitas pessoas acreditam que o Metaverso é como se fosse a próxima internet, ou a evolução dela. Esse mundo virtual, ou Metaverso, poderá inicialmente ser acessado com óculos de realidade virtual, além de outras ferramentas que complementem o óculos, como luvas que permitem sentir a textura do itens, ou equipamentos que permitam com que você sinta cheiros por exemplo. A partir do momento que coisas como essas se tornam possíveis, o céu vira o limite para uma tecnologia como essa, e as diversas soluções que podem surgir dela. É importante ressaltar porém que para que tudo isso seja possível, é necessário um avanço com relação as tecnologias envolvidas, como por exemplo o 5G estar acessível a mais pessoas e os hardwares necessários como óculos e luvas estarem a preço menores, além de as empresas estarem aptas a fazer investimos para se adequarem a esse mundo, e o público consumidor aprender o funcionamento da tecnologia. Por último mas não menos importante, é essencial entender que o Metaverso é apenas um, assim como a Internet é apenas um, porém dentro do Metaverso existem vários mundos. Os participantes do Metaverso são então as empresas donas dos "mundos"dentro do Metaverso, as empresas que tem suas lojas e afins dentro desses mundos, e as pessoas que transitam no mundo como consumidores.
Figura 2
- Nike: Comprou a Artifact Studio, empresa especializada na criação de tênis e artefatos digitais. A intenção da Nike com essa compra é na possibilidade de disponibilizar os seus itens no Metaverso, para que as pessoas possam experimentar os seus tênis de foram virtual, ver como ficaria o tênis, e comprar de forma online, recebendo depois da na sua casa no mundo físico.
- Carrefour: O Carrefour anunciou no dia 09/02/2022 a compra de um terreno no mundo "The Sandbox", onde o tamanho desse terreno equivale a 30 supermercados na vida real. O objetivo do Carrefour com essa compra é permitir com que o usuário entre no supermercado através da realidade virtual, veja os itens do mercado, e vá selecionando aquilo que quer comprar, para assim que finalizar a compra, receber o produto em casa, sem nem precisar ter saído
- Beupse: A Beupse, uma startup de florianópolis, criou um mundo virtual que permite com que as construtoram criem o seu próprio Marketplace "virtual". Basicamente a ideia é o seguinte: A construtora X coloca a planta dos seus imóveis dentro do mundo virtual, e faz parcerias com empresas que "preenchem"os apartamentos, como empresas de persianas, de piso, móveis, eletrodoméstico, entre outros. Dessa forma, o cliente final (colocando o óculos de realidade virtual) consegue visualizar o apartamento, simular diferentes tipos de pisos, persianas, móveis, e ver como ficaria o ambiente pronto. Assim que o cliente defini tudo o que ele quer, o marketplace emite esses pedidos para cada um dos fornecedores, que entrega os materiais diretamente na casa do cliente.
LUCAS ARRAZ (Brasil). Canaltech (ed.). Criador do PlayStation critica o metaverso. 2022. Disponível em: https://canaltech.com.br/games/criador-do-playstation-critica-o-metaverso-207263/. Acesso em: 12 fev. 2022.
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