segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Metaverso: Como pode mudar o futuro

 Gabriel Pereira Rodrigues

17201969

Redes Sociais e Virtuais



Metaverso: Como pode mudar o futuro


        Ultimamente, uma palavra que tem circulado muito na internet é a palavra "Metaverso", principalmente depois que o Facebook, dono de empresas como Instagram e Whatsapp, mudou o nome da sua Holding para "Meta" no dia 28 de Outubro de 2021, como uma forma de mudar o seu posicionamento que até então era visto como uma empresa de redes sociais, para uma empresa de tecnologia sociais. Mas você sabe o que é o Metaverso? quando foi criado? de que forma o Metaverso pode afetar a sua vida pessoal e até mesmo o seu trabalho/empresa? Vamos la!

Figura1

Disponível em: ​​https://www.suno.com.br/noticias/metaverso-prejuizo-meta-facebook-fbok34-2021/


O que é o Metaverso?

           Primeiro é importante ressaltar que o termo "Metaverso" não é necessariamente novo, já que foi escrito pela primeira vez pelo autor Neal Stephenson no livro "Snow Crash" publicado em 1992, que conta a história de um entregador de pizza na vida real, mas que no Metaverso é um samurai. O Metaverso é basicamente um ponto de interseção entre o mundo real e o virtual, onde através desse universo virtual totalmente imersivo as pessoas poderiam fazer diversas atividades que fazemos no mundo físico, como trabalhar, conversar com pessoas, comprar coisas, entre muitas outras possibilidades. Muitas pessoas acreditam que o Metaverso é como se fosse a próxima internet, ou a evolução dela. Esse mundo virtual, ou Metaverso, poderá inicialmente ser acessado com óculos de realidade virtual, além de outras ferramentas que complementem o óculos, como luvas que permitem sentir a textura do itens, ou equipamentos que permitam com que você sinta cheiros por exemplo. A partir do momento que coisas como essas se tornam possíveis,  o céu vira o limite para uma tecnologia como essa, e as diversas soluções que podem surgir dela. É importante ressaltar porém que para que tudo isso seja possível, é necessário um avanço com relação as tecnologias envolvidas, como por exemplo o 5G estar acessível a mais pessoas e os hardwares necessários como óculos e luvas estarem a preço menores, além de as empresas estarem aptas a fazer investimos para se adequarem a esse mundo, e o público consumidor aprender o funcionamento da tecnologia. Por último mas não menos importante, é essencial entender que o Metaverso é apenas um, assim como a Internet é apenas um, porém dentro do Metaverso existem vários mundos. Os participantes do Metaverso são então as empresas donas dos "mundos"dentro do Metaverso, as empresas que tem suas lojas e afins dentro desses mundos, e as pessoas que transitam no mundo como consumidores.

Figura 2





Relevância do Metaverso atualmente

       A procura pelo termo "Metaverso" na internet tem aumentado muito ultimamente, principalmente depois do anúncio do Facebook mudando o seu nome, como poder ser visto no gráfico 1.

Gráfico 1: Pesquisa pelo termo "Metaverso"nos últimos 12 meses

      Esse aumento de interesse das pessoas tem feito com que as empresas começassem uma corrida para ver quem consegue dar o primeiro passo com relação a essa nova tecnologia, já que ser um dos primeiros pode fazer uma grande diferença daqui pra frente.  Para mostrar algumas aplicações e empresas que já estão investindo nessa nova tecnologia, aqui seguem alguns exemplos:

  • Nike: Comprou a Artifact Studio, empresa especializada na criação de tênis e artefatos digitais. A intenção da Nike com essa compra é na possibilidade de disponibilizar os seus itens no Metaverso, para que as pessoas possam experimentar os seus tênis de foram virtual, ver como ficaria o tênis, e comprar de forma online, recebendo depois da na sua casa no mundo físico.

  • Carrefour: O Carrefour anunciou no dia 09/02/2022 a compra de um terreno no mundo "The Sandbox", onde o tamanho desse terreno equivale a 30 supermercados na vida real. O objetivo do Carrefour com essa compra é permitir com que o usuário entre no supermercado através da realidade virtual, veja os itens do mercado, e vá selecionando aquilo que quer comprar, para assim que finalizar a compra, receber o produto em casa, sem nem precisar ter saído

  • Beupse: A Beupse, uma startup de florianópolis, criou um mundo virtual que permite com que as construtoram criem o seu próprio Marketplace "virtual". Basicamente a ideia é o seguinte: A construtora X coloca a planta dos seus imóveis dentro do mundo virtual, e faz parcerias com empresas que "preenchem"os apartamentos, como empresas de persianas, de piso, móveis, eletrodoméstico, entre outros. Dessa forma, o cliente final (colocando o óculos de realidade virtual) consegue visualizar o apartamento, simular diferentes tipos de pisos, persianas, móveis, e ver como ficaria o ambiente pronto. Assim que o cliente defini tudo o que ele quer, o marketplace emite esses pedidos para cada um dos fornecedores, que entrega os materiais diretamente na casa do cliente.

Figura 3


Disponível em: https://beupse.com/#



Críticas ao Metaverso

        Como qualquer tecnologia nova, tem aqueles que colocam todas as suas "fichas", e tem aqueles que ficam mais receosos sobre a sua funcionalidade ou não, e o Metaverso não foge disso. Alguns dos maiores nomes da atualidade quando o assunto é tecnologia tem colocado algumas críticas com relação a essa inovação tecnológica, entre eles Elon Musk, dono de empresas como a Tesla e a SpaceX, que disse não acreditar que essa tecnologia irá revolucionar o mundo, já que "é desconfortável ter que colocar um equipamento pesado daquele na cabeça o tempo todo para entrar em uma realidade virtual" e também diz que "os óculos não conseguem entregar uma experiência de um Metaverso, já que tem uma tela na frente do seu rosto te impedindo de acreditar que aquilo é real. Outro crítico da tecnologia é o criador do Playstation Ken Kutaragi, que afirma que o Metaverso "isolam usuários do mundo real"e também com questionamentos do tipo "você prefere ser um avatar polido em vez do seu verdadeiro eu? isso não é essencialmente diferente de sites de mensagens anônimas".

Conclusão

   O Metaverso veio e foi para ficar, ele promete ser uma revolução em como nos relacionamos, como compramos, e principalmente na forma como vivemos. Esse universo virtual vai "destruir"diversos negócios do jeito que são hoje, porém também gerará diversas novas oportunidades de emprego. A dúvida que fica é, você vai ser a empresa que vai se adaptar a esse novo formato e continuar, ou vai ficar reticente com relação a tecnologia e acabar ficando para trás? é importante ressaltar que tanto as empresas como os usuários tem que se atentar a essa tecnologia para estarem o mais atualizado possível, porque isso será um grande diferencial daqui para frente. Por fim, deixo o link desse vídeo que explica sobre o Metaverso:  https://www.youtube.com/watch?v=HG0Xs-ZJJp4


Referências:

KALUAN BERNARDO (Brasil). Cnn (ed.). Facebook muda nome para Meta. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/facebook-muda-nome-para-meta/. Acesso em: 12 fev. 2022.

INFOMONEY (Brasil). Metaverso: tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores. tudo sobre o mundo virtual que está chamando a atenção dos investidores. 2021. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/guias/metaverso/. Acesso em: 12 fev. 2022.

JOHNATAN CASTRO (Brasil). Nubank (ed.). Metaverso: o que é esse novo mundo virtual?. o que é esse novo mundo virtual?. 2022. Disponível em: https://blog.nubank.com.br/metaverso-o-que-e/. Acesso em: 12 fev. 2022.

CANALTECH (Brasil) (org.). 5 curiosidades sobre o Metaverso. 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/5-curiosidades-sobre-o-metaverso-203898/. Acesso em: 12 fev. 2022.

ANDRESSA BARBOSA (Brasil). Forbes (ed.). Conheça 10 marcas que ja atuam no Metaverso. 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/exemplos-do-metaverso-marcas-que-atuam-com-propriedade/. Acesso em: 12 fev. 2022.

LORENA MATOS (Brasil). Money Times (ed.). Metaverso: carrefour (crfb3) compra terreno equivalente a 30 supermercados no sandbox. Carrefour (CRFB3) compra terreno equivalente a 30 supermercados no Sandbox. 2022. Disponível em: https://www.moneytimes.com.br/metaverso-carrefour-crfb3-compra-terreno-equivalenete-a-30-supermercados-no-sandbox/. Acesso em: 12 fev. 2022.

LUCAS VINÍCIUS SANTOS (Brasil). Tecmundo (ed.). Elon Musk critica Metaverso e diz que Neuralink será melhor. 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/231025-elon-musk-critica-metaverso-diz-neuralink-melhor.htm. Acesso em: 12 fev. 2022.

LUCAS ARRAZ (Brasil). Canaltech (ed.). Criador do PlayStation critica o metaverso. 2022. Disponível em: https://canaltech.com.br/games/criador-do-playstation-critica-o-metaverso-207263/. Acesso em: 12 fev. 2022.












Nenhum comentário:

Postar um comentário