Criada no século XX, a internet, segundo artigo publicado pela revista SuperInteressante em 2015, foi responsável por trazer a sociedade a uma nova era, também conhecida como era da informação, pois se baseia na intensa troca de informações e conteúdo entre as pessoas. Segundo dados do IBGE de 2019, mais de 82% dos brasileiros têm acesso à internet em casa. Podemos sentir os impactos desses números no nosso próprio cotidiano, onde as formas de se relacionar, viver e agir também mudaram, pois há muita informação disponível e uma facilidade muito maior de comunicação não só entre pessoas, como também entre clientes e empresas, já que não existe fronteiras, portanto pode-se ter contato com qualquer pessoa do mundo, basta ter acesso à ela.
Um fator muito importante que nasceu junto com a internet são as redes sociais. Segundo Torres (2018):
“O capital financeiro e o consumismo ditam um novo modelo de vida onde a principal ferramenta utilizada para influenciar a mudança de comportamento e ideologias é a mídia e com ela, as redes sociais. Tais redes recebem esse nome porque é algo compartilhado, coletivo - livre e aberto para colaboração e interação de todos, e porque são mídias, ou seja, meios de transmissão de informações e conteúdo”.
De acordo com a matéria publicada no site Tudo de Celular em março de 2021, uma pesquisa, realizada pelo portal Cupom Válido com dados da Statista[MO1] , revelou que o Brasil é um dos países com maior média de tempo de utilização diária, ultrapassando a marca de 3 horas por dia.
Hoje no Brasil as redes sociais mais utilizadas pelas empresas são: Facebook (97,6%), Instagram (63,3%), LinkedIn (46,2%), Twitter (44,6%), YouTube (44,2%) e Google + (32,8%). Em um levantamento realizado com 1.030 participantes de todo o país, segundo a Rock Content realizou a pesquisa Social Media Trends 2017.
A pandemia da Covid-19 claramente trouxe diversas mudanças no mundo, uma delas foi o aumento da prática digital na vida da população. De acordo com, Resultados digitais (2021):
“Os anos de 2020 e 2021 provocaram significativas mudanças nos hábitos digitais das pessoas em todo o mundo. Com a pandemia de Covid-19, o consumo de informações – nos mais variados formatos – dentro das mídias sociais aumentou significativamente. Isso acabou gerando algumas mudanças, como, por exemplo, reposicionamentos na lista das 10 redes sociais mais usadas no Brasil. O número mais recente – do começo de 2021 – indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais[MO1] ”.
Apesar de muitas empresas não terem conseguido acompanhar as mudanças que ocorreram e vêm ocorrendo no mundo, por outro lado, alguns segmentos de mercado conseguiram pegar a onda e surfar nela, faturando muito mais mesmo em meio à uma crise. Um mercado que ganhou destaque e teve muitos cases de sucesso durante a pandemia, foi o de cursos online. De acordo com o matéria publicada no site PorVir, a plataforma Hotmart, uma das mais famosas e utilizadas para hospedagem de cursos online, acreditou que o momento da pandemia seria de maior demanda por cursos de desenvolvimento profissional, no entanto, as categorias de evolução pessoal apresentaram um aumento considerável, as que se destacaram foram: negócios e carreiras, finanças, relacionamentos e desenvolvimento pessoal.
Segundo matéria publicada no em fevereiro de 2021 no site Porvir, nos dois primeiros meses da pandemia no Brasil, a plataforma de cursos online Udemy teve um aumento de 95% nas inscrições, a nível global o aumento foi de 425% nas inscrições, enquanto a criação das formações também cresceu (55%). Números de três dígitos também foram percebidos na Hotmart, plataforma destinada à venda e distribuição de produtos digitais.
Pode-se citar muitas vantagens de realizar um curso em formato online e que notoriamente foi identificado por uma grande parte da população, já que, de acordo com o jornal Muita informação (2020), o mercado teve um crescimento de 68% durante o distanciamento social. Conforto, flexibilidade, valores mais acessíveis são algumas das vantagens oferecidas para os alunos.
Em matéria publicada na revista Exame, uma pesquisa feita pelo censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), a modalidade de ensino online teve um salto de 378,9% em matrículas de ingressantes de 2009 a 2019. No primeiro ano, eram 330.000 estudantes, enquanto que no último, foram mais de 1 milhão e meio de pessoas que investiram nisso. Segundo especialistas, devido aos benefícios do mercado digital, o modelo que se tornou ainda mais palpável durante a pandemia deve permanecer em alta mesmo no pós-covid. Em entrevista a Osvaldo Lyra, a consultora de Marketing Digital Priscyla Caldas afirma que a alta do mercado de cursos online tem como sua consequência principal o distanciamento social.
Os cursos online são uma versão sofisticada e inovadora de aprendizado que ganhou uma força considerável durante a pandemia. Através deles pode-se compartilhar conteúdos de toda e qualquer área em um formato adaptado à era digital, o método de ensino pode ser igual ou bem semelhante a como seria compartilhado de maneira física, mas deve-se entender as vantagens e desvantagens desse método de ensino.
Um curso online, normalmente, possui uma linguagem simples, prática e moderna que atende da melhor maneira possível o público alvo em questão. Ele proporciona um processo de aprendizagem interativo, dinâmico e acessível a qualquer pessoa que tenha acesso à Internet.
Segundo matéria publicada por Crosoften em setembro de 2020, a tendência na busca por metodologias de ensino online, podem crescer exponencialmente nos próximos 5 anos. O ensino a distância é uma ferramenta que substitui provisoriamente a necessidade de aulas presenciais, mas os dois devem ser implementados sempre, com certeza a pandemia acelerou um processo de busca por cursos EAD (ensino a distância) por uma questão de necessidade, mas da mesma forma que muitos acabaram se adaptando ao modelo de ensino e suas vantagens em relação aos cursos presenciais, uma parcela não se adaptou e ainda prefere o modelo de ensino tradicional.
BIBLIOGRAFIA
GOVERNO FEDERAL. Pesquisa mostra que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. Disponível em:https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/abril/pesquisa-mostra-que-82-7-dos-domicilios-brasileiros-
tem-acesso-a-internet
TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha quem perguntar. 1 ed. São Paulo: Novatec, 2009.
TUDO CELULAR. Brasileiros gastam mais de 3 horas por dia em redes sociais; Facebook é a preferida. Disponível em: <https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n171608/brasileiros-gastam-3-horas-dia-redes-sociais.html
ROCKCONTENT. Social Media Trends 2017: conheça as tendências em redes sociais para esse ano no Brasil. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/tendencias-redes-sociais-2017/>
RESULTADOS DIGITAIS. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2021, com insights e materiais gratuitos. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>. Acesso em 23 set. 2021
PORVIR. Pandemia aumenta procura por cursos online sobre habilidades comportamentais e vida digital. Disponível em, <https://porvir.org/pandemia-aumenta-procura-por-cursos-online-sobre-habilidades-comportamentais-e-vida-digital/>.
MUITA INFORMAÇÃO. Em alta, mercado de cursos online cresce 68% durante distanciamento social. Disponível em: <https://muitainformacao.com.br/post/11582-em-alta--mercado-de-cursos-online-cresce-68--durante-distanciamento-social>.
CROSOFTEN. Procura por cursos online está em alta. Disponível em <https://crosoften.com/procura-por-cursos-online-esta-em-alta/>
EXAME. Tendência de cursos online deve permanecer mesmo no pós pandemia. Disponível em <https://invest.exame.com/academy/tendencia-de-cursos-online-deve-permanecer-mesmo-no-pos-pandemia>
MUITA INFORMAÇÃO. Em alta, mercado de cursos online cresce 68% durante distanciamento social. Disponível em: <https://muitainformacao.com.br/post/11582-em-alta--mercado-de-cursos-online-cresce-68--durante-distanciamento-social>.
EXAME. Tendência de cursos online deve permanecer mesmo no pós pandemia. Disponível em <https://invest.exame.com/academy/tendencia-de-cursos-online-deve-permanecer-mesmo-no-pos-pandemia>
MUITA INFORMAÇÃO. Em alta, mercado de cursos online cresce 68% durante distanciamento social. Disponível em: <https://muitainformacao.com.br/post/11582-em-alta--mercado-de-cursos-online-cresce-68--durante-distanciamento-social>.
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