segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Porque minha empresa precisa fazer parte do mundo digital?


Não é novidade para ninguém que a internet transformou a forma como vemos o mundo. Em questão de anos, passamos de trocas de cartas físicas para pessoas do outro lado do globo que levavam meses a serem entregues, para mensagens e ligações instantâneas com um simples toque na tela do celular/tecla do computador. Isso mudou não apenas a maneira social de conversar com amigos e familiares, como impactou diretamente em nosso relacionamento no trabalho.


A partir de novembro de 2019, a crise pandêmica do coronavírus chegou e nos obrigou a tomar decisões drásticas, que afetaram diretamente a maneira de convívio. A necessidade de isolamento social e distanciamento nos fez utilizar cada vez mais da tecnologia para se comunicar, trabalhar e, apresentando a questão do artigo, vender produtos e serviços.


A falta de presença do consumidor em lojas físicas, pelo medo de sair de casa e contrair o vírus, prejudicou diretamente as vendas de muitos empreendedores, principalmente os de pequeno e médio porte, consequentemente levando à falência de muitos. Segundo uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), seis em cada dez empresas perderam faturamento durante esse período.


Porém, com o avanço desse período caótico, foi percebendo-se uma mudança na forma do consumidor adquirir seus produtos. Para se adaptar às necessidades de entrega de quem optava pela permanência em casa, notou-se um aumento considerável no número de e-commerces disponíveis e alguns em um índice de expansão notável. Podemos citar como exemplo a Magalu, que no segundo semestre de 2021 registrou uma receita líquida de mais de 9 bilhões de reais, e um índice de crescimento anual de 111,6%, segundo a Neotrust. De acordo com a varejista, muito se deve ao investimento em marketshare, tanto no desenvolvimento dos aplicativos, quanto nas mídias sociais, imprensa, televisão, etc.


Um dos fatores que influenciaram bastante nesse crescimento do Magazine Luíza envolve a aproximação que os mesmos fizeram com o público. Ao criar a icônica assistente virtual Lu do Magalu, havia uma “pessoa” que poderia se comunicar diretamente com o comprador. Seja na hora de tirar dúvidas via chat, ao assistir propagandas ou visitar suas páginas das mídias sociais. Inclusive, a humanizaram tanto que o perfil do Magazine se tornou uma espécie de influenciadora digital, conversando com diversos famosos e até participando de lives no Youtube, Instagram, etc.


Apesar de ser um exemplo que envolve um investimento financeiro muito alto, é ótimo para representar sobre como o marketing influencia diretamente nas vendas de uma empresa. Independente do tamanho, é nítido como a presença digital é necessária para que seu serviço ou produto seja divulgado e apresentado ao mercado. Vivemos uma era onde os anúncios nos são jogados a todo instante, e esse tipo de investimento é algo que vale muito para o retorno futuro.


Ter uma vitrine virtual onde os clientes possam validar previamente o produto ou serviço, conversar com outros consumidores e entender melhor seus objetivos e valores, faz com que se tenha uma confiança muito maior de quem está comprando. 


Hoje em dia está se tornando cada vez mais fácil buscar informações, cursos e aprendizados sobre como aplicar as estratégias de marketing digital da melhor forma possível e, para facilitar, será deixado aqui algumas dicas importantes. 


Saiba quem é o seu perfil ideal de consumidor: conhecer os hábitos de consumo, hobbies, gostos, etc. é fundamental para identificar a persona que você deseja atingir. Isso facilita muito na hora de produzir conteúdo. Assim, você sabe a forma como se comunicar nas mais diversas plataformas, como conquistá-lo na hora da venda e como fazê-lo continuar comprando/usufruindo do produto ou serviço.


Busque conhecimento sobre inbound marketing: além das mídias sociais, existem outras fontes de comunicação que podem atrair seu cliente. E-mail marketing, blog e SEO são bons exemplos.


Escute o que seu consumidor deseja: não basta apenas você achar que o que está vendendo faz sentido para o usuário, é muito importante saber escutar e compreender os feedbacks trazidos. As redes sociais da empresa são ótimas para isso, pois você consegue interagir diretamente com eles e perguntar se está tudo sendo feito de acordo com o que gostam, ou algo necessita de mudança.


Portanto, podemos compreender que para que seu negócio tenha sucesso ou seja reconhecido como um diferencial no nicho em que se encontra, é nítido como a presença digital muda a forma como é visto. E a sua empresa, o que fez até agora para fazer parte?



Referências


Seis em cada dez empresas perderam faturamento durante a pandemia no estado de São Paulo. Fecomercio, 2021. Disponível em <https://www.fecomercio.com.br/noticia/seis-em-cada-dez-empresas-perderam-faturamento-durante-a-pandemia-no-estado-de-sao-paulo>


Magazine Luiza Registra Lucro Líquido de 9,55 milhões no 2º trimestre. Poder 360, 2021. Disponível em <https://www.poder360.com.br/economia/magazine-luiza-registra-lucro-liquido-de-r-955-milhoes-no-2o-trimestre/#:~:text=%C3%89%2061%2C9%25%20maior%20que,%2C4%25%20das%20vendas%20eletr%C3%B4nicas.>


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