EGC5019-09304/10301 (20212) - Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Gustavo Mendes Gomes – 19102865Origem
do TikTok
À
essa altura você com certeza já conhece o TikTok. O aplicativo de vídeos pode
até não estar instalado em seu smartphone, mas certamente no celular do seu
primo mais novo. E ele passa várias horas do dia por lá, te garanto.
Apesar
da fama recente, o projeto teve início em 2014, quando na China lançaram o
Musical.ly, aplicativo para dublagem de vídeos e músicas. Ainda que não tenha
atingido patamares assustadores de redes sociais dominantes da época –
Facebook, Instagram e Twitter -, o Musical.ly chegou a ser o aplicativo mais
baixado em alguns meses no intervalo de 2015 e 2016, aproximando da marca de
100 milhões de downloads.
Já
nessa época era perceptível a adesão do público infanto-juvenil ao formato do
aplicativo, que permitia vídeos de até 60 segundos. Além disso, a possibilidade
de edições rápidas e efeitos visuais permitiam que os usuários se
diferenciassem e produzissem conteúdo com um estilo próprio.
>Não conseguiu abstrair o que era um vídeo de Musical.ly? Então acesse este vídeo.
Após ver o vídeo, você se perguntou: Por que isso fez
sucesso? Qual a graça que os mais novos enxergavam ali? Pois é. Estamos velhos
e nosso senso de humor e entretenimento já não é tão compatível com o das crianças
e adolescentes. Entenderemos um pouco mais à frente na leitura.
Ao final de 2017 o Musical.ly foi vendido para a
multinacional chinesa Bytedance
Technology por US$ 800 milhões. A empresa renomeou o aplicativo, mantendo
várias características da plataforma e principalmente a base de usuários
registrados. O mundo então conheceu o TikTok – na China chamado de Douyin.
Conhecendo o aplicativo
E como é o app? Ao abrir o aplicativo, o
usuário já se depara com o feed de vídeos – atualmente limitados até 3 minutos.
Denominada “For You” (para você), nesta aba você poderá assistir um vídeo até
que arraste para cima e possa ver outro na sequência. A “For You” mistura
vídeos de usuários que você segue, de seguidores em comum e principalmente
vídeos que o algoritmo considera que será de seu interesse. Desta forma, uma
infinidade de conteúdos podem ser visualizados, indo desde perfis famosos, como
o seu cantor preferido, até um jovem do interior que fez uma pegadinha com a
avó. Enfim, como o próprio nome diz: For You – Para Você.
Antes de terminar a breve lista de
funcionalidades do app, é fundamental destacar este ponto forte do TikTok. O
algoritmo por trás dos vídeos que serão indicados para o usuário é muito
assertivo. Com pouco tempo de uso na rede, já é perceptível que os vídeos
apresentados possuem um padrão: se o usuário gosta de futebol, inevitavelmente
vão aparecer vídeos do assunto, se por outro lado é uma pessoa que gosta de
danças, serão indicados milhares de vídeos de dancinhas virais.
Você sabe que isso não é uma novidade, afinal é uma prática já muito comum no ambiente virtual. Contudo o desenvolvimento de um algoritmo super potente aliado a uma rede em que milhões de pessoas são capazes de produzir conteúdo em poucos minutos é uma receita de sucesso.
Agora, conheça as demais funcionalidades da plataforma:
- Aba “Following” para assistir vídeos das
pessoas que você segue;
- Aba “For You” para assistir vídeos diversos;
- Aba “Lives” para assistir vídeos ao vivo;
- Possibilidades de comentários, likes e
compartilhamentos nos vídeos;
- Aba de pesquisa para encontrar usuários,
áudios, hashtags e vídeos;
- Aba de criação e gravação de vídeos;
- Aba “Inbox” para conferir as interações
feitas com o seu perfil, incluindo chat privado;
- Aba “Profile” para visualizar o próprio perfil.
Conheça também alguns estilos de vídeos:
- Autorais: o usuário pode abrir a câmera de
criação e a partir dali gravar o que quiser;
- Duetos: o usuário seleciona algum vídeo da
plataforma e grava “ao lado” interagindo com o vídeo original;
- Dublagens: o usuário utiliza algum áudio da
plataforma para fazer uma dublagem e encenação;
- Respostas: é possível responder à um
comentário com um vídeo.
Entendendo o fenômeno e consolidação do TikTok no Brasil:
Apesar do app ter começado a ganhar popularidade entre 2018 e 2019, o
boom de downloads no Brasil e no mundo aconteceu nos últimos dois anos – 2020 e
2021. E as razões são diversas.
Primeiramente, as redes sociais que predominavam, como Instagram,
Facebook e Twitter, possuíam e ainda possuem uma característica fundamental:
público amplo, abrangendo faixas etárias variadas. E o TikTok soube aproveitar
isso, percebendo que os usuários da Geração Z gostam de um espaço menos
inclusivo e mais “privativo”, a empresa dedicou esforços de marketing e
desenvolvimento para esta fatia do mercado.
Vídeos curtos, tendências passageiras, humor atualizado ao que os jovens
acompanham (séries, programas de TV, música), danças rápidas para serem
aprendidas, tutoriais curtos. Em suma, o TikTok é uma plataforma muito dinâmica
e que cai como uma luva para a geração que cresceu em contato com a internet. É
muito provável que um adulto entre no app e não entenda o que esteja sendo
apresentado, enquanto que um usuário mais jovem sabe das referências dos
conteúdos que ali estão.
Assim temos a primeira característica: o TikTok se tornou um espaço "exclusivo" para o público mais novo.
E o que mais caracteriza essa parcela da população? O tempo livre.
Crianças e jovens tem mais tempo livre em relação aos adultos. Após cumprirem
suas obrigações estudantis, sobram horas no dia para o lazer. E nesse contexto
não pode faltar a pandemia provocada pela Covid-19. Por praticamente 2 anos as
crianças e adolescentes faziam suas rotinas escolares – virtuais – e depois
ficavam atoa. O TikTok serviu como passatempo para milhões delas no Brasil e no
mundo. Seja assistindo ou produzindo vídeos, o app foi uma grande novidade para
esta parcela da população.
Para impulsionar ainda mais o fenômeno entre os mais novos, tem o fato
de que o TikTok seja baixado em praticamente todos os modelos de smartphones.
Logo, ainda que socialmente exista grandes desigualdades econômicas que fazem
com que uma criança possa ter um aparelho de 10 mil reais em mãos ou um
dispositivo comprado por 350 reais, todas puderam conhecer o app.
Impactos do sucesso do aplicativo:
Agora que você entende o principal público usuário do TikTok, é hora de
entender os impactos virtuais, reais e econômicos do app chinês.
Como já dito anteriormente, o app é proveniente do Musical.ly, e essa
vertente musical não foi nenhum pouco perdida. As dancinhas virais do app são
responsáveis por mudanças na indústria musical e na forma que as pessoas
enxergam o mercado.
>E para provar que não estou exagerando, veja esta TikTok.
Milhares de pessoas dançando coreografias simples e contagiantes. É a
chance de ouro para músicos e dançarinos. As produtoras agora lançam hits já
pensando na adaptação de danças que possam viralizar. Enquanto que dançarinos
lançam suas danças na expectativa de serem reconhecidos e ganharem seguidores.
Para te dar um exemplo claro, a Anitta, uma das maiores cantoras brasileiras do século, lançou em um evento sua nova música com a contratação de TikTokers para que quando a música fosse liberada nas plataformas o público já pudesse replicar a coreografia. Confira o lançamento aqui.
Claro que o sucesso do app não impacta apenas a indústria musical. Com
um público sedento por conteúdos, empresas de ramos variados aproveitam a
chance de patrocinarem TikTokers para fazerem vídeos divulgando produtos e
serviços. A prática que já é comum nas outras redes sociais se apresenta ainda
mais viável no TikTok, visto que muitos criadores de conteúdos acabaram de
ganhar notoriedade e estão buscando se firmar como “digital influencers”.
Assim, é uma via de mão dupla em que as empresas não precisam pagar cachês
milionários para terem sua marca divulgada, e ainda é a chance de jovens rentabilizarem
suas produções de vídeos.
Outro impacto do aplicativo está justamente na nova geração de “digital
influencers”. Você já sabe que existem milhares de pessoas que trabalham
produzindo conteúdos nas redes sociais – Instagram, Facebook e Twitter – e agora
o TikTok faz parte dessa lista. E por ser uma rede social de sucesso recente,
acaba dando justamente a oportunidade para novos rostos ficarem famosos e
conhecidos. É um oceano azul para aqueles que sonham em serem reconhecidos no
ambiente virtual. E muitas pessoas conseguem ficar famosas da noite pro dia!
Também é preciso destacar o efeito nas outras redes sociais. O
Instagram, por exemplo, teve que lançar a função “Reels” que é basicamente uma
cópia do modelo do app chinês. Além dele, outras redes estão buscando se adaptar ao
novo modelo de conteúdo, mas ainda sem muito sucesso.
Por fim, um impacto muito interessante do app está no ramo de eventos e
transmissões online. Se tornou habitual que no TikTok sejam transmitidos
eventos ao vivo – como shows, campeonatos esportivos e premiações. Os
campeonatos alemão e carioca de futebol, por exemplo, já tiveram transmissão na
plataforma.
Futuro do app
Qual será o próximo passo do TikTok? Será que surgirá um novo aplicativo para brigar por audiência com o app chinês? Os jovens vão enjoar da rede social? O futuro é incerto, mas por enquanto estar alheio ao TikTok não é uma opção inteligente para o mercado.
Referências
HERRMAN, John. How TikTok is rewriting the world. The New York Times, v. 10, 2019.
WENGEL, Yana et al. The TikTok effect on destination development: Famous overnight, now what?. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, v. 37, p. 100458, 2022.
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