A valorização do profissional de marketing digital em meio a pandemia
Redes Sociais e Virtuais - Ariadne Lima Pim - 17104552
“Esforce-se para não ser um sucesso, mas sim para ser valioso” – Albert Einstein.
É fato que a pandemia do Covid-19 impactou o mercado, nossa forma de viver. Mas o que isso tem a ver com o profissional digital?
O lockdown vivenciado no início de 2020 fez que vários negócios fechassem suas portas (muitos, permanentemente). E nessa batalha pela “sobrevivência do negócio”, quem venceu? Não foi quem tinha a melhor loja… E não necessariamente quem tinha o melhor produto. Os negócios que não só sobreviveram, mas também conquistaram crescimento durante a pandemia, foram aqueles flexíveis o suficiente para se adaptarem ao “novo mundo” e que digitalizaram seus negócios.
De acordo com o Índice de Transformação Digital Dell Technologies (2020), mais de 87% das empresas brasileiras aceleraram seus projetos e fizeram ao menos uma ação de transformação digital.
E especificando ainda mais essa transformação, a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil (2021), realizada pelas empresas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, mostra que 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento para o seu negócio.
O motivo central para valorização do digital
O motivo não foi a pandemia, e sim o que ela gerou no mercado. Ao sentirem a necessidade de migrar para o digital, muitas empresas se deram conta de que não sabiam como fazer isso, não possuíam recursos para tal e muitas vezes nem estrutura.
E isso fez com que a procura por profissionais desse ramo aumentasse repentinamente e de forma astronômica. Atualmente, encontrar profissionais digitais realmente competentes se tornou algo valioso, um dos grandes ativos das empresas com atuação digital.
E além disso, podemos acompanhar o nascimento de diversas profissões nesse curto intervalo de tempo. Profissões estas que hoje são consideradas “obrigatórias” para toda empresa que se diga inovadora.
E quais são as profissões digitais em ascendência?
Gestor de Tráfego: um profissional que já existia no mercado, mas que era pouquíssimo conhecido e valorizado. Hoje, qualquer empresa que deseja expandir sua atuação e explorar o mundo dos anúncios online requer o auxílio de alguém nessa área. Além da complexidade técnica de compreender as ferramentas de trabalho, essa profissão tem ganhado uma posição muito estratégica em diversas organizações e isso valorizou ainda mais sua atuação.
Social Media: mais um profissional que tinha uma atuação tímida no mercado e que com o fortalecimento das redes sociais sofreu uma valorização repentina. Aos poucos o mercado, empresários, e até mesmo outros profissionais de marketing, entenderam que as redes sociais vão muito além de fazer um simples post e um stories. Hoje, os Social Medias que conseguem compreender e aplicar isso de forma estratégica para a rede em que atua, não é só valorizado, como também disputadíssimo! (afirmo por experiência própria em tentar recrutar alguém com este perfil)
Cientista de dados: “big data”, “data driven” e “growth hacking” foram os termos que viraram modinha nos últimos anos. Eles representam nada mais, nada menos, do que uma atenção, mensuração e análise de dados para cumprir um objetivo. Pode parecer simples, mas essa tarefa é um tanto complexa… E foi aí que surgiu o cientista de dados, uma pessoa focada em extrair, organizar e analisar esse tipo de informação para munir os times de uma empresa com dados preciosos, que influenciam diretamente a tomada de decisão.
UX Design/Designer Gráfico/3D: a demanda por esses profissionais aumentou como consequência de outras ações de marketing. E continuará aumentando ainda mais! Com o rápido progresso de projetos como metaverso, um universo novo e criado todo em 3D, a demanda por cenários, objetivos, avatares e tantas outras coisas em 3D em breve ficará altíssima!
O golpe tá aí, cai quem…
Quem não analisa com muita atenção e cuidado os profissionais que pretende contratar. É perceptível a multidão de “marketeiros” emergindo no mundo digital e o quanto isso também evidenciou profissionais despreparados para assumirem grandes projetos e desafios que a profissão exige.
Atualmente, tudo é dinheiro. E no marketing isso nunca foi tão verdade… Esses profissionais precisam lidar com dados sigilosos, com ações de vendas, responsabilidades financeiras e tantas outras áreas delicadas importantes para as empresas. É importante não cair e promessas milagrosas de resultados rápidos e fáceis, ou coisas de outro mundo.
Essa é uma área delicada e essencial, e por isso podemos concluir que o ramo está sim valorizado, mas que os profissionais realmente qualificados são os bens valiosos para empresa.
REFERÊNCIAS:
AGUIAR, Sofia. Pandemia faz 87,5% das empresas no Brasil acelerarem projetos de transformação digital. Forbes, 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2020/11/pandemia-faz-875-das-empresas-no-brasil-aceleraram-projetos-de-transformacao-digital/ Acesso em: 10/02/2022
TERRA. Pesquisa aponta que 94% das empresas escolhem o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/pesquisa-aponta-que-94-das-empresas-escolhem-o-marketing-digital-como-estrategia-de-crescimento,ba1844e66ad849c04d93d3f1cb7a57c4e4a0flld.html - Acesso em 10/02/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário