terça-feira, 20 de abril de 2021

A Interação entre a Organização e as Pessoas

Sabemos que, em um mundo cada vez mais diversificado e competitivo, devemos nos adaptar constantemente e a Gestão de Recursos Humanos não poderia ficar de fora, passando a ser, inclusive, uma das áreas de maior destaque nas organizações. Há algum tempo os colaboradores eram vistos como recursos de produção, máquinas apenas, sem valorização profissional. Não era uma preocupação o bem estar das pessoas, o que pode ser visivelmente percebido na era industrial, por exemplo. Já atualmente, os colaboradores são o capital humano, vistos como seres produtivos e este capital pode valorizar, ou não, a organização. 

As características humanas são fundamentais para gerar o crescimento organizacional. Entretanto, todas essas características de nada valem se as organizações não permitirem que essas características se mostrem e assim saibam aproveitá-las. O ser humano é um ser social, que precisa viver em constante contato com outros seres. Cada um tem suas restrições e limitações que, em conjunto, se mobilizam formando assim as organizações. 

Os objetivos da organização não podem ser alcançados se executados apenas por uma pessoa, devendo ser realizados, em conjunto, através da cooperação. As organizações observam constantemente os clientes para perceber seus desejos e assim os produzirem. As pessoas são constituídas por valores, crenças, desejos, motivações e necessidades individuais. 

Cada um tem sua história e sua forma de ver, perceber e agir diante as situações, são movidas por emoções, aptidões, conhecimentos e talentos, que em decorrência de sua atuação são acrescentados às organizações. Assim sendo, as organizações devem estar atentas a seus colaboradores, para suas motivações e percepções, pois eles devem ser capazes de conduzi-las para o sucesso mas, para tanto, as pessoas devem ser tratadas dignamente. Os colaboradores devem ter inteligência emocional para saber lidar principalmente com as organizações onde atuam, onde os objetivos, muitas vezes, são contrários aos seus. 

As necessidades individuais são mutáveis e passageiras, daí cria-se um ciclo motivacional dinâmico e constante. Cada indivíduo tem suas necessidades e estas necessidades são infinitas, quanto mais suprimos uma necessidade, mais aparecem. A tecnologia e as mudanças constantes em que vive o mundo atual contribuem para que novas demandas apareçam. A relação entre pessoa e organização é o resultado do clima da organização. Podemos dizer que ele nem sempre é uniforme, variando de acordo com a situação psicológica e com a motivação de cada colaborador e como ele recebe e percebe as informações do ambiente interno. Entretanto, o equilíbrio do clima é fundamental nesta relação. 

Sentimentos negativos exercem impactos negativos e insatisfação dos colaboradores. Já os sentimentos positivos produzem impactos positivos. Antes o Departamento de Recursos Humanos ou Departamento de Pessoal era departamento de cunho burocrático, que controlava as atividades contábeis, legais e administrativas, dentre elas: rotinas de pessoal, contratação. 

Hoje, a Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Recursos Humanos ou ainda Gestão de Pessoas passou a ter outra postura. As pessoas não podem mais ser vistas como custos ou como recursos descartáveis, principalmente porque as organizações não mais administram pessoas, e sim administram com as pessoas, pois elas fazem parte do processo a são vistas como patrimônio e como recursos produtivos. 

Os gestores de Recursos Humanos devem ser agentes de mudanças, além de valorizar o conhecimento, partindo do princípio que o aprendizado é contínuo e agrega valor aos colaboradores e à organização. Os gestores de Recursos Humanos devem ter empatia e sensibilidade para perceber as emoções presentes nas equipes. 

A Administração de Recursos Humanos deve, ao mesmo tempo, alavancar a organização e estar preocupada com seus colaboradores, desenvolvendo e mantendo a qualidade de vida no trabalho de forma harmoniosa. Neste contexto, a Administração de Recursos Humanos deve ser uma área capaz de transformar as organizações em organizações cada vez melhores, buscando a valorização das pessoas para que elas aprendam a aprender e apliquem seus conhecimentos na organização, contribuindo para o sucesso organizacional. 

As organizações passaram a reconhecer e valorizar as pessoas, percebendo inclusive que as mesmas agregam valores e representam o Capital Intelectual, ou seja, não representam custos. Tal fato pode ser evidenciado nas organizações atuais e nos colaboradores que lá atuam. Percebe-se a preocupação das pessoas em buscar o aprendizado contínuo, através de graduação, pós-graduação e cursos especializados nas atividades que executam na empresa. 

Além disso, as próprias empresas têm buscado investir nos seus colaboradores, através de treinamentos e do compartilhamento do conhecimento. Entretanto, podemos ainda encontrar algumas organizações onde a forma de gestão ainda é burocrática, com características mecanísticas, fruto do modelo de gestão utilizado na Era Industrial. 

Contudo, organizações com estas características não terão vida longa, pois para o sucesso ou fracasso das organizações é necessário que seus colaboradores estejam comprometidos e que estejam em interação com os objetivos e valores organizacionais. Além disso, todo ser humano precisa de reconhecimento. 

Neste contexto, se faz necessário que as organizações estejam atentas para as mudanças que vivemos e ainda vamos viver, afinal as organizações são constituídas de pessoas e seu ambiente é dinâmico, composto de fatores internos e externos e os colaboradores das organizações precisam estar inseridos neste contexto organizacional. Por isso, mais uma vez a importância na interação entre as pessoas e as organizações. 

Os fundamentos básicos para a interação entre as pessoas e as organizações são:

1. Que as organizações percebam e compreendam que: 

● para uma organização existir são necessárias pessoas; 

● os colaboradores têm percepções, interesses e necessidades individuais e coletivas; 

● os colaboradores têm papel fundamental no resultado da organização representando inclusive o Capital Intelectual; 

● devem constantemente educar, planejar e integrar os colaboradores. 

2. Que as pessoas percebam e compreendam que: 

● as organizações têm missão, visão e objetivos gerais e específicos; 

● passam a maior parte do tempo nas organizações e que devem manter uma relação harmônica e produtiva na organização; 

● devem agregar valor à organização, sendo inclusive responsáveis pelo resultado da organização (fracasso ou sucesso). Assim, os fundamentos básicos estão contidos na própria relação de interação entre pessoas e organizações.

 Desta forma, a Gestão de Recursos Humanos ganhou um papel estratégico e importante nas organizações, onde de um lado defende os interesses da organização, com estratégias voltadas para o negócio e do outro defende os interesses dos empregados, compreendendo assim os interesses individuais, organizacionais e coletivos, objetivando a interação entre as pessoas e a organização onde atuam de forma harmoniosa e estável.


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