terça-feira, 20 de abril de 2021

A REDESCOBERTA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AGENCIAMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O EAD

  

A redescoberta da gestão do conhecimento no agenciamento de novas tecnologias para o EAD

Aluno: Lucas Oliveira Florindo
Matrícula: 16101437
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem



    O mundo vive uma transformação de tempo e espaço que não se deu apenas no ano de 2020, com a pandemia. Dessa forma, é certo dizer que já era perceptível a necessidade de compreendermos as descobertas e usos da gestão do conhecimento para a formação de pessoas. No entanto, o receio de inserir novas tecnologias no contexto educacional prevalecia, e prevalece, mas agora não está mais como opção e, sim, necessidade; a necessidade de uma gestão do conhecimento para uma gestão educacional. Vivemos em um momento de redescobertas, onde muito do que se compreendia sobre o ensino tradicional está se remodelando. As condições de ensino e compartilhamento do conhecimento estão tendo que ser repensadas em proporções das quais ninguém estava preparado; o que, de certa forma, levou o ensino, tanto em âmbito básico quanto superior, a buscar por caminhos que, até certo tempo, eram ignorados ou desconsiderados.

A Gestão do Conhecimento (GC) trabalha em busca de novas soluções dentro de uma perspectiva inovadora do conhecimento, ou seja, na busca por estratégias de qualidade que dialoguem com a necessidade e demanda de instituições, instâncias governamentais e não governamentais, empresas e pessoas, tendo sido esse um dos grandes desafios para uma gestão do conhecimento em tempos pandêmicos. Em um momento em que o isolamento é a melhor solução, mas, em contrapartida, na sua grande maioria, para setores que visam uma economia viável e fluída, o isolamento traz consigo percalços e problemas, a GC irá pensar a partir desses desafios, tentando encontrar e criar modos organizacionais que auxiliem na soluções dos desafios apresentados. Quando relacionada a GC às esferas educacionais e, principalmente, as pertencentes ao sistema EAD, do qual, no momento, muito se utiliza, as estratégias tem sido pensadas em parceria com tecnologias que modifiquem os métodos de ensino sem que o processo de conhecimento perca a sua qualidade, abarcando a criação e gestão de software e mídias digitais de acesso

Neste ambiente de indefinição, quarentena e de restrições, o segmento educacional brasileiro público e privado pode encontrar nas novas tecnologias, aliadas importantes para manter seu compromisso de educar jovens e adultos ao redor do Brasil. Dentro deste contexto, startups e empresas de tecnologia assumem um papel decisivo no sentido de propor soluções para o mercado. Para além das plataformas de EAD e as soluções de gestão educacional, já bem inseridas no ambiente educacional brasileiro (mas que assumem um protagonismo ímpar no cenário atual), outras ferramentas podem ganhar destaque e, inclusive, contribuir para uma mudança nas dinâmicas de ensino vigentes no Brasil. (BARROS e AUGUSTO, 2020)

Nessa medida, tem-se tanto os “gestores digitais” para empresas profissionalizando e desenvolvendo pessoas para dialogar estratégias dinâmicas em mídias, quanto a gestão e corpo educacional que dialoga com essas empresas, seja para serviços ou ferramentas facilitadoras, na busca pelas famosas metodologias ágeis dentro de qualquer organização. Entretanto, o ensino EAD tem seus desafios para além do conteúdo através de ferramentas ágeis e facilitadoras, pois há alguns motivos que fazem com que a educação a nível superior não interaja fortemente com a ideia de um sistema 100% EAD, motivos esses que vão desde estrutura, acessibilidades, qualidade do ensino, gestão organizacional, interação e dentre outros. Toda e qualquer iniciativa para um ensino EAD deve ser pensava tanto nas tecnologias que serão introduzidas quanto na forma, metodologia, periodicidade e conteúdo que será introduzido, pois é certo que a inovação para uma gestão educacional irá ocorrer, a grande questão é: Como fazer uma gestão do conhecimento a partir de tecnologias que não digitalizem o ensino?

O treinamento pedagógico insuficiente sobre como usar as tecnologias durante o processo de ensino, as lacunas no conhecimento digital de professores e alunos, as dificuldades tangentes à necessidade de encontrar recursos e softwares de aprendizagem digital de alta qualidade e a falta de clareza em relação aos objetivos educacionais, são fatores que levam a uma disparidade entre expectativas e realidade (WARSCHAUER, 2006). Apesar de não serem capazes de transformar a educação sozinhas, as tecnologias digitais têm um grande potencial para mudar as práticas de ensino e abrir novos horizontes. O desafio de conseguir isso é bastante orientado para a busca por uma melhor performance no ensino e pelo treinamento das habilidades nas escolas com a ajuda de tecnologias. (FIGUEIREDO, 2020).

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De fato, não há tempo a se perder quando o assunto é a educação e o desenvolvimento se professores e alunos para o uso dessas ferramentas digitais e software facilitadores, porém, em um cenário surpresa de pandemia e com a ausência dessas tecnologias no dia-a-dia presencial, intensificou-se de diversas formas a carência para pensar metodologias de ensino que sejam possível e acessíveis à todos em rede virtual. Em um outro cenário pós-pandemia, é esperado que o ensino EAD tenha de reconfigurado e se remodelado em algumas das suas falhas recorrentes e que o ensino presencial tenha compreendido não só quais são os ônus do ensino EAD, mas, também, quais são os bônus. São tempos de mudanças que independem de um “querer ou não querer”. A sociedade está mudando, as demandas e necessidades estão mudando, há o que se favorecer com a inserção de novas tecnologias na educação e há o que repensar quando em um ensino 100% EAD, afinal, “o conhecimento tácito é mais facilmente transmitido face-a-face e a distância geográfica restringe as interações sociais. Sim, a tecnologia ajuda, mas até certo ponto”. (Blog SBGC, 2018). 

É importante colocar que o ensino nunca mais voltará a ser o que era antes. Abre precedentes para novas formas de aprender e reaprender, nos libertamos das paredes da sala de aula e descobrimos um mundo de oportunidades nas mãos de crianças, jovens e adultos. Os professores vivenciaram novas formas de ensinar, novas ferramentas de avaliação e os estudantes entenderam que precisam de organização, dedicação e planejamento para aprender no mundo digital. (CORDEIRO, p. 4, 2020).

Por fim, apresenta-se um vídeo que trata do evento 100% online realizado pelaAssociação Brasileira de Educação a Distância ABED, onde alguns professores e pesquisadores se reuniram para discutir proposta de alinhamento para uma metodologia de ensino aprendizagem de qualidade. Uma ótima oportunidade de conversar com os desafios e, junto à fala dos professores e pesquisadores (aqueles que sentem todos os dias os desafios do ensino EAD), refletir novas crenças e buscas por soluções rentáveis:


VÍDEO: Tecnologias e metodologias para a formação por competência na EaD





Referências bibliográficas:

BARROS, João; AUGUSTO, Raphael Henrique. A tecnologia como motor da educação em tempos de COVID-19. INSIGHTS LIGA. 2020. Disponível em:  https://insights.liga.ventures/artigos/a-tecnologia-como-motor-da-educacao/

FIGUEIREDO, Claudia Maria Walter de Freitas. Aplicação de processos de aprendizagem virtual em meio à crise da Covid-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 05, Vol. 08, pp. 107-120. Maio de 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aprendizagem-virtual

SANTOS, Rosangela Fritscher. Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão. Blog da SBGC. 2018. Disponível em: 

 http://www.sbgc.org.br/blog/gestao-do-conhecimento-e-metodos-ageis-para-o-desenvolvimento-de-software.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. UFAM (Universidade Federal do Amazonas). 2020.

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