segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

METAVERSO: Quais as influências no nosso dia-a-dia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Disciplina: Ambiente Virtuais de Aprendizagem 

Nome: Gustavo Silva Borges - 21105628

METAVERSO: Quais as influências no nosso dia-a-dia

Fonte: Folha PE

    O que seria o Metaverso?

           Zuckerberg se refere como a evolução do que entendemos como internet. O Metaverso nada mais é, que a junção da realidade virtual e a realidade aumentada criando assim um espaço que é possível interagir com os dois mundos. Onde o limite de sua criação e a criatividade de quem as constrói, sendo assim é um universo gigantesco a ser explorado, englobando aspectos sociais, culturais e econômicos. Tudo isso em uma mesma plataforma, onde é possível encontrar amigos, ver shows, comprar arte, jogar e muitas outras coisas que são possíveis no mundo real utilizando personagens (avatares) customizados.

Beleza, entendi o que é, mas qual a influencia dele no meu dia-a-dia?

Então o Metaverso não é uma criação exclusiva da Meta (Ex Facebook), diversas empresas estão investindo nessa tecnologia, empresas como Nike, Vans, Itaú, Fortinite, etc. Nesse novo mercado que já está movendo bilhões de dólares, construído em conjunto com conceitos como inteligência artificial e as promissoras criptomoedas.

No metaverso, a interação entre as pessoas se daria de forma muito semelhante à realidade, como se elas estivessem fisicamente presentes no mesmo lugar.

Empresas como a Nike, Vans, Gucci entre outras, estariam utilizando para promover seus produtos virtualmente, sendo assim expandindo seus negócios tanto no mundo real quanto no digital.

Já no Fortinite, um jogo no formato de battle Royale da empresa Epic Games, que consiste em ser o último sobrevivente na partida, já trabalhou em conjunto com empresas como Marvel, Disney, etc. Onde promoveram Skins (Roupas) para o jogador utilizar em suas partidas. Trabalhou com artistas como Ariana Grande, Marshmello, Travis Scott, onde houve uma pausa no andamento da partida e houve um show desses artistas.

 


Esse aumento repentino por esse assunto foi graças a pandemia que agilizou o desenvolvimento dessa ideia, onde as pessoas precisam ficar mais tempo em casa, evitar aglomerações e lidar com a falta de festas, a possibilidade de poder interagir com amigos, fazer reuniões, compras e ir em eventos sem correr riscos pode se tornar mais tentadora. Nesse sentido as empresas tiveram que correr atrás para realizar eventos empresariais de forma remota, mas mantendo um certo realismo, evitando ficar refém das telas de videochamadas que acabam sendo cansativas.

“A pandemia mostrou que as pessoas têm a capacidade de trabalhar remoto, o que antes era algo inesperado, manter produtividade no remoto. Mas o remoto tem suas limitações, e o metaverso é uma forma de trabalhar isso. A realidade virtual te transporta para outro mundo, e o foco fica nele”, diz Kayatt. (Trecho retirado CNN BRASIL https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-ele-pode-nao-estar-tao-distante-de-voce/)

A grande vantagem é justamente a possibilidade de criar experiências mais naturais de interação entre pessoas que não estão fisicamente conectadas. A proposta é que elas – ou, nesse caso, avatares – consigam fazer na plataforma virtual qualquer coisa que já fazem no mundo real, com a margem entre o mundo físico e o digital praticamente ilimitada. Os usuários poderão assistir a filmes e desfiles de moda, reunir-se em escritórios, comprar roupas e interagir com os amigos de forma espontânea e completamente interativa.


O metaverso pode servir como o meio do caminho entre o trabalho remoto e o presencial no pós-pandemia, especialmente a partir da segunda metade de 2022. “As empresas começarão a apostar cada vez mais em metaversos corporativos, que remontem digitalmente parte da experiência física, para que a transição de um ambiente para outro seja mais suave”, argumenta Dias.
Para Mariana Santiloni, da WGSN, o metaverso vai viabilizar novas experiências criativas, dando a marcas a oportunidade de contar histórias extensivas, interativas e emotivas. “Esse mundo virtual democratiza experiências antes inacessíveis e abre espaço para novas formas de interação social”, pontua. A aposta é que a tecnologia crie novas práticas, rotinas sociológicas e mentalidades sobre como é estar com as pessoas. (Trecho retirado do Futurecom https://www.futurecom.com.br/pt/imprensa/Noticias-do-Setor/Metaverso-tudo-que-voce-precisa-saber.html)


 

Concluindo

 

O Metaverso será uma grande revolução no que se diz respeito da internet, teremos novas maneiras de encontramos as pessoas, por lá podemos também fazer criação de conteúdo e investimentos em criptomoedas ou até mesmo imobiliários. 




REFERÊNCIAS:

FEITOSA, Alessandro. O QUE É O METAVERSO, APONTADO COMO O FUTURO DO FACEBOOK POR MARK ZUCKERBERG: EMPRESA ANUNCIOU MUDANÇA DE NOME, QUE PASSARÁ A SE CHAMAR META, EM REFERÊNCIA AO CONCEITO DE UNIVERSO VIRTUAL. G1 GLOBO TECNOLOGIAS.

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2021/10/28/o-que-e-o-metaverso-apontado-como-o-futuro-do-facebook-por-mark-zuckerberg.ghtml  Acessado em 8/02/2022

TURION, Cezar. POR QUE MARK ZUCKERBERG RESOLVEU INVESTIR NO METAVERSO? ALÉM DAS QUESTÕES DE IMAGEM, O FACEBOOK, AGORA REBATIZADO DE META, BUSCA ESTABELECER UMA DISTRIBUIÇÃO VERTICAL, OU SEJA, DOMINAR O HARDWARE E SER MENOS DEPENDENTE DE SMARTPHONES, ÁREA DOMINADA POR APPLE E GOOGLE. NEOFEED https://neofeed.com.br/blog/home/por-que-o-mark-zuckerberg-resolveu-investir-no-metaverso/ Acessado em 09/02/2022

 

 

EQUIPE MONITORA. METAVERSO: A NOVA REALIDADE VAI MUITO ALÉM DO FACEBOOK.

https://www.monitoratec.com.br/blog/metaverso/#:~:text=No%20entanto%2C%20o%20metaverso%20rompe,quais%20estamos%20acostumados%20no%20cotidiano. Acessado em 12/02/2022

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