UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Disciplina: Ambiente Virtuais de Aprendizagem
Nome: Gustavo Silva Borges - 21105628
METAVERSO: Quais as influências no nosso dia-a-dia
O que seria o Metaverso?
Zuckerberg se refere como a evolução do que entendemos como internet. O Metaverso nada mais é, que a junção da realidade virtual e a realidade aumentada criando assim um espaço que é possível interagir com os dois mundos. Onde o limite de sua criação e a criatividade de quem as constrói, sendo assim é um universo gigantesco a ser explorado, englobando aspectos sociais, culturais e econômicos. Tudo isso em uma mesma plataforma, onde é possível encontrar amigos, ver shows, comprar arte, jogar e muitas outras coisas que são possíveis no mundo real utilizando personagens (avatares) customizados.
Beleza, entendi o
que é, mas qual a influencia dele no meu dia-a-dia?
Então o Metaverso
não é uma criação exclusiva da Meta (Ex Facebook), diversas empresas estão
investindo nessa tecnologia, empresas como Nike, Vans, Itaú, Fortinite, etc.
Nesse novo mercado que já está movendo bilhões de dólares, construído em
conjunto com conceitos como inteligência artificial e as promissoras
criptomoedas.
No metaverso, a
interação entre as pessoas se daria de forma muito semelhante à realidade, como
se elas estivessem fisicamente presentes no mesmo lugar.
Empresas como a
Nike, Vans, Gucci entre outras, estariam utilizando para promover seus produtos
virtualmente, sendo assim expandindo seus negócios tanto no mundo real quanto
no digital.
Já no Fortinite,
um jogo no formato de battle Royale da empresa Epic Games, que consiste em ser
o último sobrevivente na partida, já trabalhou em conjunto com empresas como
Marvel, Disney, etc. Onde promoveram Skins (Roupas) para o jogador utilizar em
suas partidas. Trabalhou com artistas como Ariana Grande, Marshmello, Travis
Scott, onde houve uma pausa no andamento da partida e houve um show desses
artistas.
Esse aumento
repentino por esse assunto foi graças a pandemia que agilizou o desenvolvimento
dessa ideia, onde as pessoas precisam ficar mais tempo em casa, evitar
aglomerações e lidar com a falta de festas, a possibilidade de poder interagir
com amigos, fazer reuniões, compras e ir em eventos sem correr riscos pode se
tornar mais tentadora. Nesse sentido as empresas tiveram que correr atrás para
realizar eventos empresariais de forma remota, mas mantendo um certo realismo,
evitando ficar refém das telas de videochamadas que acabam sendo cansativas.
“A pandemia mostrou que as pessoas têm a capacidade de trabalhar
remoto, o que antes era algo inesperado, manter produtividade no remoto. Mas o
remoto tem suas limitações, e o metaverso é uma forma de trabalhar isso. A
realidade virtual te transporta para outro mundo, e o foco fica nele”, diz
Kayatt. (Trecho retirado CNN BRASIL https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-ele-pode-nao-estar-tao-distante-de-voce/)
A grande vantagem
é justamente a possibilidade de criar experiências mais naturais de interação
entre pessoas que não estão fisicamente conectadas. A proposta é que elas – ou,
nesse caso, avatares – consigam fazer na plataforma virtual qualquer coisa que
já fazem no mundo real, com a margem entre o mundo físico e o digital
praticamente ilimitada. Os usuários poderão assistir a filmes e desfiles de
moda, reunir-se em escritórios, comprar roupas e interagir com os amigos de
forma espontânea e completamente interativa.
O metaverso pode servir como o meio do caminho entre o trabalho remoto e o
presencial no pós-pandemia, especialmente a partir da segunda metade de 2022.
“As empresas começarão a apostar cada vez mais em metaversos corporativos, que
remontem digitalmente parte da experiência física, para que a transição de um
ambiente para outro seja mais suave”, argumenta Dias.
Para Mariana Santiloni, da WGSN, o metaverso vai viabilizar novas experiências
criativas, dando a marcas a oportunidade de contar histórias extensivas,
interativas e emotivas. “Esse mundo virtual democratiza experiências antes
inacessíveis e abre espaço para novas formas de interação social”, pontua. A
aposta é que a tecnologia crie novas práticas, rotinas sociológicas e
mentalidades sobre como é estar com as pessoas. (Trecho retirado do
Futurecom
https://www.futurecom.com.br/pt/imprensa/Noticias-do-Setor/Metaverso-tudo-que-voce-precisa-saber.html)
Concluindo
O Metaverso será uma grande
revolução no que se diz respeito da internet, teremos novas maneiras de
encontramos as pessoas, por lá podemos também fazer criação de conteúdo e
investimentos em criptomoedas ou até mesmo imobiliários.
REFERÊNCIAS:
FEITOSA,
Alessandro. O QUE É O METAVERSO, APONTADO COMO O FUTURO DO FACEBOOK POR MARK
ZUCKERBERG: EMPRESA ANUNCIOU MUDANÇA DE NOME, QUE PASSARÁ A SE CHAMAR META,
EM REFERÊNCIA AO CONCEITO DE UNIVERSO VIRTUAL. G1 GLOBO TECNOLOGIAS.
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2021/10/28/o-que-e-o-metaverso-apontado-como-o-futuro-do-facebook-por-mark-zuckerberg.ghtml
Acessado em 8/02/2022
TURION,
Cezar. POR QUE MARK ZUCKERBERG RESOLVEU INVESTIR NO METAVERSO? ALÉM DAS
QUESTÕES DE IMAGEM, O FACEBOOK, AGORA REBATIZADO DE META, BUSCA ESTABELECER UMA
DISTRIBUIÇÃO VERTICAL, OU SEJA, DOMINAR O HARDWARE E SER MENOS DEPENDENTE DE
SMARTPHONES, ÁREA DOMINADA POR APPLE E GOOGLE. NEOFEED https://neofeed.com.br/blog/home/por-que-o-mark-zuckerberg-resolveu-investir-no-metaverso/
Acessado em 09/02/2022
EQUIPE
MONITORA. METAVERSO: A NOVA REALIDADE VAI MUITO ALÉM DO FACEBOOK.
https://www.monitoratec.com.br/blog/metaverso/#:~:text=No%20entanto%2C%20o%20metaverso%20rompe,quais%20estamos%20acostumados%20no%20cotidiano.
Acessado em 12/02/2022
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