A Importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e o Contexto de Pandêmico
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Andris Ivan Kümpel
21105633
Com o advento da tecnologia, os cursos do ensino superior se adaptaram e ingressaram também nesse universo da digitalização. De uns anos para cá a popularização desses cursos aumentou e, principalmente com a pandemia da COVID-19, universidades, faculdades e centros universitários que ainda não disponibilizavam essa modalidade ou não atuavam de forma marcante no ensino a distância, precisaram se adaptar e oferecer os recursos necessários para que os discentes e docentes do ensino superior pudessem utilizá-los sem perder a qualidade, para que assim não fosse necessário pausar totalmente o cronograma das aulas. Os AVA's vieram para agregar à sociedade pois facilitam o acesso ao ensino superior de muitos cidadãos, já que muitos não podem cursar presencialmente por diversos motivos como: trabalho durante o dia, cuidar dos filhos, rotina corrida, entre outros. Mesmo com todos os benefícios desse modelo de ensino, ainda enfrentamos desafios como a colaboração e cooperação entre discente e docente nesses ambientes, visto que o processo de aprendizagem está sendo constantemente aperfeiçoado.
Mesmo que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem estejam mais populares agora, de acordo com website ead.com.br (2016), "No Brasil, o EAD surgiu com cursos de qualificação profissional. O registro mais remoto data de 1904, com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia (para usar máquinas de escrever) por correspondência." "Atualmente o EAD é uma modalidade consolidada no Brasil. São mais de 1.800 cursos, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, que atendem quase 4 milhões de pessoas. A tendência é que a experiência de aprendizagem seja cada vez mais híbrida. Ou seja, uma pessoa pode fazer um curso presencial e ter uma carga horária de atividades a distância. Um estudante EAD pode passar por uma experiência tão rica de contato com seus professores e colegas que acaba prevalecendo a sensação de presença e proximidade no processo de ensino e aprendizagem." Há uma enorme variedade de cursos já oferecidos na modalidade EAD em universidades privadas e públicas que visam agregar conhecimento e proporcionar o acesso a educação a um maior número de pessoas.
A comunicação e interação nos AVA's ocorre de duas formas: encontros síncronos e assíncronos. Podemos definir as duas formas de interação da seguinte forma:
A comunicação síncrona caracteriza-se, como a própria designação sugere, pelo sincronismo da comunicação, ou seja, a troca de informação realiza-se em simultâneo, exigindo que os participantes se encontrem online ao mesmo tempo para poderem comunicar entre si. Na comunicação assíncrona a transmissão de informação ocorre de modo diferido, não exigindo, por isso, a disponibilidade simultânea dos diferentes participantes. (MORAIS e CABRITA, 2007, p. 2).
Já a comunicação assíncrona, são utilizados fóruns, videoaulas gravadas, materiais de texto e áudio disponibilizados nos AVA's para os alunos e alunas realizarem as atividades e refletirem sobre os temas abordados nas aulas e aprofundarem o conhecimento sobre o conteúdo proposto. Ainda, é importante destacar a importância da interação dos alunos com professores conforme é afirmado:
Como já se referiu noutros momentos, independentemente das ferramentas utilizadas, o que parece importante é que estas consigam fomentar e até melhorar a interacção entre professor e alunos, destes entre si e destes com os conteúdos. A interacção entre professor e aluno é extremamente importante na medida em que pode ajudar a superar a distância física que caracteriza, normalmente, as abordagens baseadas no e-learning. De um modo geral, este tipo de interacção poderá favorecer uma participação mais activa do aluno, permitindo também que o professor apoie e motive os seus alunos durante o processo de aprendizagem [11]. (MORAIS e CABRITA, 2007, p. 2)
Fonte: Google, 2022.
Tanto nos encontros síncronos como nos assíncronos, são utilizadas diferentes ferramentas para a melhor experiência dos alunos e professores como também o aproveitamento e absorção do conteúdo apresentado. O objetivo final das ferramentas são a absorção e o entendimento do conteúdo por parte dos alunos e a aplicação desses em suas vidas.
Os AVA's estão presentes na sociedade para facilitar e ampliar o acesso ao conhecimento para um maior número de pessoas. Instituições de Ensino Superior oferecem diversos cursos já na modalidade EAD e o processo de melhoria no ensino-aprendizagem é constante. Esses ambientes proporcionam encontros síncronos e assíncronos, atentendendo mais de uma forma de aprendizagem, pois oferece: leitura, áudio, videoaula, debates e discussões. Ainda é possível estudar e melhorar a interação entre professores e alunos, mas o processo de aperfeiçoamento é constante e busca proporcionar uma melhor experiência a todos e todas que utilizam esses ambientes, e, ainda, oferecer um ensino de qualidade para formar profissionais aptos para o mercado de trabalho.
Figura 3 - Livros
REFERÊNCIAS:
COMO SURGIU o EAD?. In: Como surgiu o EAD?. Ead.com.br: Administrador, 2016. Disponível em: https://www.ead.com.br/como-surgiu-ensino-a-distancia. Acesso em: 14 fev. 2022.
MORAIS, Nídia Salomé; CABRITA, Isabel. Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino Superior: Comunicação (As)Síncrona e Interacção. Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino Superior: Comunicação (As)Síncrona e Interacção, PRISMA.COM, ed. 6, p. 1-22, 2007. Disponível em: http://aleph.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2085/1920. Acesso em: 14 fev. 2022.
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