quinta-feira, 31 de outubro de 2019

WhatsApp como uso de ferramenta de propaganda e venda em pequenas empresas e micro negócios



Autor: Mateus Frello Scaini - 15101243

O marketing é uma estratégia utilizada pelas empresas para garantir a satisfação dos clientes em seus desejos, atendendo suas necessidades. Por isso, a utilização de ferramentas de marketing vem se tornando frequente nas pequenas empresas, na tentativa de se destacar frente a um cenário competitivo, criando estratégias que garantam sustentabilidade

Para Léo Xavier, cofundador e CEO da Pontomobi, comenta sobre o assunto:

"Esse momento de efervescência dos canais digitais pode trazer várias oportunidades para os pequenos negócios, já que algumas dessas plataformas não exigem grandes investimentos." 
(revistapegn,2019)
As organizações orientadas para o marketing acreditam que o segredo para alcançar seus objetivos consiste em determinar as necessidades e os desejos do mercado e satisfazê-los de maneira mais eficiente do que os seus competidores.

Em uma pesquisa realizada por alunos da UNIFCV, o mercado mostra que os clientes estão buscando novos meios de compra e interação com os fornecedores que possa oferecer uma velocidade de resposta mais ágil às pretensões esperadas e o Whatsapp é uma ferramenta bem aceita e utilizada para a comunicação em 56,72% dos entrevistados.

A internet não revolucionou apenas a comunicação interpessoal, nem somente estreitou barreiras geográficas para escoamento de informações, ela abriu portas para novos empreendimentos, novas formas de fazer negócio, uma nova forma de vender. Do recebimento dos pedidos até o atendimento pós-venda, o WhatsApp Business tem sido uma mão na roda para muitos empreendedores.


Alguns casos de empreendedoras que utilizaram o WhatsApp Business para aumentar as vendas:



Desde 2015, a empreendedora Elis Iafélix comanda o "Com Eira e Beira", um brechó que vende roupas pela internet. Apesar de popular, o negócio tinha um desafio: aumentar a conversão de itens enviados para o carrinho em pedidos realmente fechados. Em 2018, ela começou a usar o WhatsApp Business para manter contato com os clientes e atender demandas de forma mais ágil. Desde então, diz ter duplicado sua taxa de conversão.




Isabela Lepera estudava direito quando começou a produzir doces, como cupcakes, para vender a colegas. Em 2016, o hobby deu origem ao Cupcakes By Isa, que hoje também vende brownies, biscoitos e outros doces. Hoje, cerca de 60% dos seus pedidos são feitos pelo próprio WhatsApp. Segundo ela, as vendas cresceram 37% desde que começou a usar a plataforma.





Quando deixou seu emprego de designer gráfica para confeccionar turbantes, Michelle Fernandes começou a vender as peças em feiras e shows de rap. Depois, criou um site para aumentar o seu alcance, mas achou que os resultados ainda estavam lentos. Desde o ano passado, ela usa o WhatsApp para se manter mais próxima às suas clientes. Hoje, ela recebe cerca de cinco pedidos diários pelo aplicativo, alcançando um crescimento mensal de 10% nos seus resultados.


As plataformas grátis de redes sociais do século XXI não vieram apenas para clientes, mas para novos empreendedores que fazem de cada tecnologia emergente uma nova forma de se fazerem presentes, com ideias inovadoras ou a boa e velha publicidade de sempre adaptada aos novos meios e novas formas de se relacionar e de fazer sucesso

As tecnologias digitais se tornaram imprescindíveis para o empreendedor aumentar a competitividade nos negócios. Vivemos numa era onde as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento. (revistapegn,2019)

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