quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Redes Sociais x Inclusão




Autor: Eduardo Zavarise Meneghel Guarezi
As redes sociais a cada dia que passa vem aumentando seu uso. Elas tem como principal característica agrupar pessoas para obterem uma conexão/relacionamento social, troca de informações baseados em interesses em comum, objetivos, debater opiniões, dentre outros usos.
Pode-se destacar o Facebook,Instagram e o Twitter como as principais redes sociais.
Resultado de imagem para imagem facebookResultado de imagem para twitterResultado de imagem para instagram
Tudo ficou muito interligado, com uma grande conexão, porém algo que passa despercebido de certa forma é a diferença de seu uso que de certa forma contradiz com sua característica principal de agrupar/conectar pessoas. Muitos vem utilizando das redes sociais para expor de certa forma sua vida, de maneira com que pareça que tudo é belo, destoando da realidade, dos altos e baixos, da dificuldade do dia a dia, dando uma falsa impressão para os desconhecidos. Porém não passa de uma ilusão passageira.
Venho a ressaltar que ao invés de incluir mais as pessoas, percebe-se que ocorre muitos afastamentos também já que ao utilizar mais as redes sociais é deixado de lado um pouco as relações pessoais, o dia a dia. Conversas que poderiam ser feitas pessoalmente sendo evitadas e utilizando meios virtuais. 
Com o decorrer do tempo vem se tendo relatos de pessoas que vem sofrendo com ansiedade, tristeza e depressão,solidão decorrente do uso de redes sociais.
Resultado de imagem para foto depressão
Simplesmente o oposto do objetivo das redes sociais vem acontecendo. Estudos vem sendo realizados para tentar descobrir como evitar esse tipo de sofrimento, e solução mais adequada de acordo com a pesquisa é restringir/diminuir o uso diário das redes sociais. A ideia básica não é parar com o uso social, e sim moderar, por exemplo a diferença de um antídoto e do veneno é a dose, não que sejam coisas distintas, coisas em excesso pode fazer mal, coisas em falta também, a resposta é depende, necessita-se uma análise/teste caso a caso, mas de modo geral é necessário a moderação de uso.
Resultado de imagem para moderação Comparações sociais na maioria das vezes não são bem-vindas, já que caso você ainda não esteja no vinculo social almejado, pode cobrar-se muito, tomar atitudes precipitadas, ter desânimo.Resultado de imagem para interação
Apesar de muitos malefícios,a interação proporcionada pelas redes sociais é muito válida, um progresso muito importante para o mundo e seus métodos de comunicações/transmissão de conhecimentos. A quebra de barreiras/dificuldades físicas antes enfrentadas, não existe no ambiente virtual. Separados por um dispositivo eletrônico, tudo vem sendo mais facilitado com as conexões virtuais.
Resultado de imagem para computador x livro 
Cada vez mais cedo vem se utilizando do meio virtual, aprendendo a utilizar novas tecnologias, ferramentas, programas, o que é muito bom para aprendizado e desenvolvimento de novas características porém ao lado disso vem aquele problema citado antes, o possível afastamento de relações pessoais caso o uso não seja controlado corretamente. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário