quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Marketing: como a conectividade pode influenciar?

 Autora: Izabella Carminatti 17250392

marketing e conectividade
Você já deve ter percebido que o marketing passou por grandes mudanças por conta do crescimento da conectividade. Mídias como rádios e jornais são cada vez menos usadas. Pesquisas cada vez mais incertas. Consumidores com hábitos diferentes. Você, dono de sua empresa, deve pensar em como fazer o consumidor gostar e ser fiel à sua marca.  E como a conectividade afeta isso? Vamos descobrir o por que disso!

  1. Tendências que atribuem ao marketing


Inclusão: Razões econômicas, políticas e socioculturais estão criando um mercado cada vez mais inclusivo socialmente. Hoje produtos e serviços que eram exclusivos de uma “elite”, já fazem parte de comunidades que possuem uma realidade financeira abaixo da média. Por conta das inovações que a conectividade acarreta.

Horizontal: Tanto as empresas quanto os consumidores estão se comportando de forma horizontal. As empresas buscam inovações e ideias no mercado e trazem para dentro de sua organização. Os consumidores acreditam cada vez menos em publicidades e propagandas, e confiam mais nas opiniões de seus amigos e familiares.

Social:  A conectividade influencia diretamente no processo de compra dos consumidores. Uma compra que antes era feita por preferências individuais, hoje os consumidores já se baseiam muito mais na opinião alheia. Podendo ser apenas um ídolo, mais conhecidos como “Digital Influencer”, o qual conseguem obter total influência no processo de compra de um indivíduo. Dúvidas sobre este novo termo? Clique aqui.

  1. Possíveis oposições ao marketing


O marketing online e o marketing offline. Os dois devem trabalhar juntos, o online não substitui completamente o offline como algumas empresas subestimam. O marketing em suma, deve conter um conjunto de ações online e offline, com o intuito de agregar em uma melhor experiência para o cliente. 

Consumidor: A conectividade é um fator a se considerar pois ela traz a distração ao consumidor. Portanto, faz com que os mesmos fiquem desatentos sob as ações de marketing. Com isso, passam a ser consumidores mal informados. Por consequência acabam tomando decisões de compras com base apenas em indicações externas de terceiros.

Opiniões: A conectividade acarreta uma liberdade de expressão junto com ela, ou seja, as pessoas possuem livre arbítrio para divulgarem suas opiniões nas redes. Isso pode ser tanto positivo quanto negativo para as empresas.  

  1. Influências do marketing


Jovens: São os primeiros a experimentar produtos e serviços novos oferecidos no mercado, estão abertos para mudanças e inovação. Além disso, são os maiores criadores de tendências, pois possuem um alto poder de influência sobre os demais consumidores. Alcançar o público jovem é uma boa aposta para o marketing empresarial, até porque posteriormente serão os clientes mais rentáveis do mercado.  

Mulheres: Estão cada dia com mais autonomia financeira e  sendo influenciadoras. Pesquisas já mostram que hoje as mulheres possuem um poder maior de decisão de compra do que os homens em suas casas. Passam a ser gestoras financeiras de seu lar. Adquirir clientes mulheres é uma boa aposta para o marketing.

Usuários da internet: Esses são uma grande influência. Por estarem presentes em plataformas que possuem milhares de participantes, esses usuários contribuem muito com a publicação de conteúdos. Cada vez mais temos pessoas espalhando conhecimentos específicos em suas redes sociais. Fidelizar um cliente que é usuário da internet pode ser uma boa oportunidade de marketing para a empresa. Visto que quando ele for fiel à marca, ele vai defendê-la e enaltecê-la, dessa maneira irá contribuir positivamente nas plataformas digitais da empresa.


Por: Izabella Carminatti


Referências:
Livro: MARKETING 4.0 – Do Tradicional ao Digital. Autor: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan; Editora: Sextante; Ano de Edição: 2017



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