Mariê Luísa Fontana - 16101247
EGC 5019 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Nos dias atuais, é quase inquestionável
o uso de Tecnologias Digitais como grandes aliadas no processo de ensino
aprendizagem, principalmente entre os mais jovens que, geralmente, são os mais
interessados por computadores, smartphones,
tablets, etc. Os estudantes já não
possuem a crença de que o professor é sua única fonte de informação, como era
tradicionalmente visto, os mesmos utilizam “n”
maneiras de adquirir conhecimento e buscar informações.
Quem
ganha destaque neste contexto é a plataforma de vídeos “YouTube”, criada em 2005, nela estão dispostos milhares de vídeos das mais
diferentes origens, desde entretenimento até o educativo. É crescente o número de
produções audiovisuais para as mais diversas disciplinas escolares, cursos
preparatórios para vestibulares, concursos e certificações que têm se revelado
como aliadas para professores e alunos.
O uso de vídeos em sala de aula permite que o docente explore o tema de forma mais atrativa, por meio de imagens e sons que possivelmente chamará a atenção dos alunos. A dinâmica proposta demanda dos educadores planejamento, o que não isenta a responsabilidade desses profissionais como mediadores no processo da construção do conhecimento.
O uso de vídeos em sala de aula permite que o docente explore o tema de forma mais atrativa, por meio de imagens e sons que possivelmente chamará a atenção dos alunos. A dinâmica proposta demanda dos educadores planejamento, o que não isenta a responsabilidade desses profissionais como mediadores no processo da construção do conhecimento.
O “Youtube” vem ganhando força e presença no dia a
dia dos brasileiros, não só em sala de aula, segundo a pesquisa Video Viewers de 2018, o tempo em que
os brasileiros dedicam-se assistindo a vídeos só aumentaram desde 2014. Na
imagem abaixo resume-se as razões pelas quais, nós, brasileiros procuramos
conteúdo de vídeo, observa-se que após o entretenimento, a segunda maior razão
é a busca pelo conhecimento, mostrando que o “Youtube” tem sido um grande aliado na busca pela informação.
Fonte: Video
Viewers
O Youtube se apresenta como uma
ferramenta de fácil acesso, visto que pode ser acessado de qualquer lugar a
qualquer momento. Além disso, possui vantagens em relação ao método tradicional
de ensino, pois os usuários têm controle sobre o ritmo da apresentação, podendo
parar, retroceder e avançar o vídeo, de encontro, é possível construir
ambientes pessoais de aprendizagem com favoritos e listas de reprodução.
Segundo
a pesquisa Video Viewers de 2018, 9 em cada 10
brasileiro utiliza o youtube em sua rotina de estudos, utilizando-o como um
suporte para aprimorar conhecimentos profissionais, visto que o mercado de
trabalho exige muito hoje em dia.
Fonte: Video Viewers
Um exemplo de
sucesso ao utilizar o youtube no
processo de ensino-aprendizado é o professor de biologia Paulo Jubilut, postando inicialmente vídeos amadores dando aulas de biologia no youtube, hoje possui mais de 1 milhão de inscritos em seu canal, o Biologia Total. O professor utiliza uma metodologia própria, divertida, dinâmica e moderna, além de recursos audiovisuais de última geração, esse conjunto de fatores faz com que o estudante consiga absorver o conteúdo de forma leve e em qualquer lugar. A forma de ensino vem mudando ao longo do tempo, aliás se a educação
existe para transformar pessoas porque ela própria não pode ser transformada e
quem melhor que os professores para fazer isso. Além disso, o professor compara a educação com um ser vivo, afirmando que a mesma
está passando por um momento de mutação acelerada tornando o DNA da educação
digital e deixa mais um provocamento: "é necessário entregar ensino digital para o
estudante digital".
Certamente a globalização tem afetado também a educação, exigindo mudanças para se adaptar aos novos tempos, assim o uso de uma metodologia criativa e interativa, como exemplo o uso do Youtube é inevitável.
Certamente a globalização tem afetado também a educação, exigindo mudanças para se adaptar aos novos tempos, assim o uso de uma metodologia criativa e interativa, como exemplo o uso do Youtube é inevitável.
Referências:
PECHI, Daniele. 8 razões para usar o Youtube em sala de aula. Nova Escola, São Paulo, 01 nov. 2011. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1350/8-razoes-para-usar-o-youtube-em-sala-de-aula> Acesso em 08 de junho de 2019.
SILVA, Marcelo José da; PEREIRA, Marcus Vinicius; ARROIO, Agnaldo. O PAPEL DO YOUTUBE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação, Ciências e Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, p.35-55, nov. 2017.
MARINHO, Maria Helena. Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video-viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videos-em-2018/> Acesso em 08 de junho de 2019.
PECHI, Daniele. 8 razões para usar o Youtube em sala de aula. Nova Escola, São Paulo, 01 nov. 2011. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1350/8-razoes-para-usar-o-youtube-em-sala-de-aula> Acesso em 08 de junho de 2019.
SILVA, Marcelo José da; PEREIRA, Marcus Vinicius; ARROIO, Agnaldo. O PAPEL DO YOUTUBE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação, Ciências e Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, p.35-55, nov. 2017.
MARINHO, Maria Helena. Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video-viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videos-em-2018/> Acesso em 08 de junho de 2019.
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