sexta-feira, 14 de junho de 2019

E-COMMERCE: O COMÉRCIO ELETRÔNICO QUE REVOLUCIONOU O MERCADO

Yasmin Schulz Protoba (18101137)
Estudante do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Disciplina de Redes Sociais e Virtuais (EGC5019)

Comprar pela internet se tornou um hábito comum entre os brasileiros, Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o varejo online já faturou 17 bilhões no primeiro trimestre de 2019.


O E-commerce tem ganhado muita força nos últimos anos, através da internet e das redes sociais muita gente deixou de comprar nas lojas físicas. Preços altos, filas gigantescas e gastos com transporte até o shopping mais próximo, tem sido motivos que impulsionaram os consumidores a comprarem cada vez mais através de plataformas virtuais.

Além de preços mais baixos e comodidade de poder comprar produtos sem sair de casa, as vantagens de comprar no E-commerce não param por aí, sendo elas:

Maior disponibilidade de produtos a disposição do consumidor;
Inexistência de fronteiras;
Busca rápida pelos produtos desejados;
Maior oferta de descontos;
Variedade de opções de pagamento;
Possibilidade de negociação (em compras realizadas através de plataformas flexíveis como:Enjoei,Whatsapp);

E também o cliente encontrou inúmeras vantagens que não via no varejo tradicional como poder comprar a qualquer hora do dia, conseguir preços melhores e buscar por vendedores com boas recomendações, o que trás mais segurança ao consumidor.

A globalização foi um dos fatores que movimentou esse mercado, tendo em vista isso, muitos ofertantes que acabam aderindo o E-commerce como forma de empreendimento tem como justificativa poder ter clientes de todos os lugares do mundo e maior lucro, além de poder ter baixo investimento inicial e a possibilidade de ter uma estrutura mais enxuta para iniciar um pequeno varejo online. A compra e venda de itens atráves do comércio eletrônico, conta com uma diversidade de áreas envolvidas e que movimentam a economia, sendo algumas delas o marketing, administração e logística. Principalmente em empresas de médio e grande porte que tem um grande número de pedidos diariamente,esses setores demandam uma gama de funcionários e assim geram empregos, tendo maior desenvolvimento economico e revolucionando o mercado através disso e das ínumeras transações que são realizadas a todo momento por pessoas do mundo todo movimentando esse mercado.

Para entender um pouco mais de como funciona o processo de e-commerce assista o video abaixo:




Luiz Vergueiro que é o diretor de logística da Infra.commerce nos mostra na prática através de uma visita no estoque de centro de distribuição,como é o caminho percorrido dos produtos desde o site até a entrega do mesmo. Hoje eles atendem 30 lojas e contam com estoque próprio. Todos os produtos são catalogados e contam com diversas áreas de armanezamento de acordo com a necessidade de cada produto e regras sanitárias. Quando uma compra é realizada e confirmado o pagamento, através dos códigos de barra é possível localizar o produto correto, sendo ele encontrado e embalado, em seguida os dados são atualizados no sistema e então é gerado o código de rastreio e levado a transportadora para realizar a entrega até a casa do cliente. E é assim que acontece atrás dos bastidores esse processo.

O E-commerce se expandiu através das redes e hoje é um mercado que possui um grande faturamento e que ganhou grande espaço em todo o mundo pois consegue atrair os clientes com as suas ínumeras vantagens, gerando a satisfação de quem o procura e adquiri o que deseja.


REFERÊNCIAS

1 CAMPOS, Diário dos Campos. Faturamento do e-commerce tem alta de 16% em 2019. Ponta Grossa, 04 de Junho, 2019. Disponível em: <https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/faturamento-do-e-commerce-tem-alta-de-16-em-2019>
Acesso em 07 de Junho de 2019.

2 BERTHOLDO. E-commerce- o que é, quais os tipos e muito mais. Belo Horizonte, 01 de Abril , 2019. Disponível em: <https://www.bertholdo.com.br/blog/o-que-e-e-commerce/>
Acesso em 07 de Junho de 2019.

3 COELHO, Lidiane da Silveira; OLIVEIRA, Rafaela Carvalho; Alméri, Tatiana Martins. O crescimento do e-commerce e os problemas que o acompanham: a identificação da oportunidade de melhoria em uma rede de comércio eletrônico na visão do cliente. Revista de Administração do UNISAL, Campinas, v. 3, n. 3, p. 67-69, Jan/Abr 2013.
Acesso em 07 de Junho de 2019.

4 CHENG, Diana. Vendas diretas com fabricantes puxam faturamento do e-commerce em 2018, diz pesquisa. 11 de Junho, 2019. Disponível em: <https://moneytimes.com.br/vendas-diretas-com-fabricantes-puxam-faturamento-do-e-commerce-em-2018-diz-pesquisa/>
Acesso em 11 de Junho de 2019.

5 OLIVEIRA, Filipe. Lojas virtuais expandem centros logísticos em corrida para entregar mais rápido. São Paulo, 21 de Novembro, 2018. Disponível em:
Acesso em 11 de Junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário