Yasmin
Schulz Protoba (18101137)
Estudante
do curso de Administração da Universidade Federal de Santa
Catarina.
Disciplina
de Redes Sociais e Virtuais (EGC5019)
Comprar
pela internet se tornou um hábito comum entre os brasileiros,
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o varejo
online já faturou 17 bilhões no primeiro trimestre de 2019.
O
E-commerce tem ganhado muita força nos últimos anos, através da
internet e das redes sociais muita gente deixou de comprar nas lojas
físicas. Preços altos, filas gigantescas e gastos com transporte
até o shopping mais próximo, tem sido motivos que impulsionaram os
consumidores a comprarem cada vez mais através de plataformas
virtuais.
Além
de preços mais baixos e comodidade de poder comprar produtos sem
sair de casa, as vantagens de comprar no E-commerce não param por
aí, sendo elas:
Maior
disponibilidade de produtos a disposição do consumidor;
Inexistência
de fronteiras;
Busca
rápida pelos produtos desejados;
Maior
oferta de descontos;
Variedade
de opções de pagamento;
Possibilidade
de negociação (em compras realizadas através de plataformas
flexíveis como:Enjoei,Whatsapp);
E
também o cliente encontrou inúmeras vantagens que não via no
varejo tradicional como poder comprar a qualquer hora do dia,
conseguir preços melhores e buscar por vendedores com boas
recomendações, o que trás mais segurança ao consumidor.
A
globalização foi um dos fatores que movimentou esse mercado, tendo
em vista isso, muitos ofertantes que acabam aderindo o E-commerce
como forma de empreendimento tem como justificativa poder ter
clientes de todos os lugares do mundo e maior lucro, além de poder
ter baixo investimento inicial e a possibilidade de ter uma estrutura
mais enxuta para iniciar um pequeno varejo online. A compra e venda
de itens atráves do comércio eletrônico, conta com uma diversidade
de áreas envolvidas e que movimentam a economia, sendo algumas delas
o marketing, administração e
logística. Principalmente em empresas de médio e grande porte que
tem um grande número de pedidos diariamente,esses setores demandam
uma gama de funcionários e assim geram empregos, tendo maior
desenvolvimento economico e revolucionando o mercado através
disso e das ínumeras transações que são realizadas a todo momento
por pessoas do mundo todo movimentando esse mercado.
Para
entender um pouco mais de como funciona o processo de e-commerce
assista o video abaixo:
Luiz
Vergueiro que é o diretor de logística da Infra.commerce nos mostra
na prática através de uma visita no estoque de centro de
distribuição,como é o caminho percorrido dos produtos desde o site
até a entrega do mesmo. Hoje eles atendem 30 lojas e contam com
estoque próprio. Todos os produtos são catalogados e contam com
diversas áreas de armanezamento de acordo com a necessidade de cada
produto e regras sanitárias. Quando uma compra é realizada e
confirmado o pagamento, através dos códigos de barra é possível
localizar o produto correto, sendo ele encontrado e embalado, em
seguida os dados são atualizados no sistema e então é gerado o
código de rastreio e levado a transportadora para realizar a entrega
até a casa do cliente. E é assim que acontece atrás dos
bastidores esse processo.
O
E-commerce se expandiu através das redes e hoje é um mercado que
possui um grande faturamento e que ganhou grande espaço em todo o
mundo pois consegue atrair os clientes com as suas ínumeras
vantagens, gerando a satisfação de quem o procura e adquiri o que
deseja.
REFERÊNCIAS
1
CAMPOS, Diário dos Campos. Faturamento do e-commerce tem alta de 16%
em 2019. Ponta Grossa, 04 de Junho, 2019. Disponível em:
<https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/faturamento-do-e-commerce-tem-alta-de-16-em-2019>
Acesso
em 07 de Junho de 2019.
2
BERTHOLDO. E-commerce- o que é, quais os tipos e muito mais. Belo
Horizonte, 01 de Abril , 2019. Disponível em:
<https://www.bertholdo.com.br/blog/o-que-e-e-commerce/>
Acesso
em 07 de Junho de 2019.
3
COELHO, Lidiane da Silveira; OLIVEIRA, Rafaela Carvalho; Alméri,
Tatiana Martins. O crescimento do e-commerce e os problemas que o
acompanham: a identificação da oportunidade de melhoria em uma rede
de comércio eletrônico na visão do cliente. Revista de
Administração do UNISAL, Campinas, v. 3, n. 3, p. 67-69, Jan/Abr
2013.
Acesso
em 07 de Junho de 2019.
4
CHENG, Diana. Vendas diretas com fabricantes puxam faturamento do
e-commerce em 2018, diz pesquisa. 11 de Junho, 2019. Disponível em:
<https://moneytimes.com.br/vendas-diretas-com-fabricantes-puxam-faturamento-do-e-commerce-em-2018-diz-pesquisa/>
Acesso
em 11 de Junho de 2019.
5
OLIVEIRA,
Filipe. Lojas virtuais expandem centros
logísticos em corrida para entregar mais rápido. São Paulo, 21 de
Novembro, 2018. Disponível
em:
Acesso
em 11 de Junho de 2019.
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