sexta-feira, 14 de junho de 2019

A importância das Redes Sociais para os negócios

Jéssica Pereira de Aguiar (14201402) 
Redes Sociais e Virtuais (EGC5020)


As redes sociais são estruturas criadas dentro ou fora do ambiente virtual, formadas por organizações e pessoas que se associam por interesses comuns. No mundo online, são aplicativos e sites que permitem o compartilhamento de informações entre indivíduos e/ou organizações, como o Facebook e o Instagram. Essas redes criaram uma nova forma de relacionamento entre as empresas e seus clientes, permitindo uma interação mais próxima e contribuindo para o anúncio de seus produtos e serviços. 

De acordo com dados do portal Statista, conforme imagem abaixo, no final de 2017 o Brasil alcançou o 4º lugar no ranking de usuários de internet da América Latina, com 65,9% dos brasileiros com acesso à internet.




Esta informação contribui para comprovar a importância do marketing digital no mundo dos negócios. Segundo relatório Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais, sendo que 42,1% já têm mais de 3 anos de uso, e 62,6% consideram que as redes sociais têm um papel muito importante para os negócios.

O vídeo abaixo, traz as 5 melhores redes sociais para negócios online e marketing digital, de acordo com a Escola de Negócios Digitais.


As empresas que não estão conectadas neste meio acabam ficando para trás em relação aos seus concorrentes "internautas", principalmente os pequenos negócios, que precisam conquistar novos clientes e mercados, pois as redes sociais possibilitam:
Resultado de imagem para marketing digital aumento vendas
  • Visibilidade, pois é possível impulsionar conteúdos e atingir milhares de pessoas interessadas em seus produtos e serviços;
  • Aumento no número de vendas;
  • Aproximação com o cotidiano dos consumidores;
  • Viralização de conteúdos e expansão de marca;
  • Aumento no tráfego de visitantes e taxas de conversão através de conteúdos e links que direcionam para o site da empresa.

Porém, para conseguir esses benefícios, a empresa tem que ir além e manter uma presença ativa em suas redes. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dá 10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios, são elas:

  1. Definir a persona através de pesquisas com clientes reais;
  2. Conhecer as redes sociais e o público de cada uma;
  3. Escolher a qualidade sobre a quantidade, ou seja, escolher as redes adequadas ao negócio;
  4. Planejar e definir metas nas redes sociais;
  5. Criar conteúdos relevantes;
  6. Utilizar imagens, por possuir mais engajamento que textos;
  7. Criar relacionamento/interação com os internautas;
  8. Programar a publicação dos posts;
  9. Inspirar-se em marcas bem sucedidas - sem copiar;
  10. Monitorar seus resultados.

Para quem não sabe por onde começar, esses são ótimos passos para criar uma presença digital atraente e estratégica.


Referências: 

STATISTA. Quantos usuários da internet existem na América Latina? Disponível em: <https://es.statista.com/grafico/13903/cuantos-usuarios-de-internet-hay-en-america-latina/>. Acesso em: 07 jun. 2019.

SEBRAE. 10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 07 jun. 2019.

CONECTANDO PESSOAS. A importância das redes sociais para o seu negócio. Disponível em: <https://www.conectandopessoas.com.br/geral/a-importancia-das-redes-sociais-para-o-seu-negocio/>. Acesso em: 05 jun. 2019.

INTELIGÊNCIA CORPORATIVA. Social Media Trends 2019: panorama das empresas e dos usuários nas redes sociais. Disponível em: <https://inteligencia.rockcontent.com/social-media-trends-2019-panorama-das-empresas-e-dos-usuarios-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 14 jun. 2019.

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