Porque usar o LinkedIn para o crescimento profissional.
Você
sabe o que é LinkedIn? Não? Bom, está na hora de aprender, porque esta é
simplesmente a maior rede social voltada para relacionamentos profissionais do
mundo e onde se encontra as maiores oportunidades online do mercado empresarial.
O LinkedIn é uma plataforma criada exclusivamente para o uso profissional,
possuindo mais 30 milhões de usuários no Brasil e mais de 500 milhões de
usuários no mundo. Ela foi fundada 2002 nos Estados Unidos e 2008 criou-se a versão
em português.
Graças
ao sucesso no exterior, o LinkedIn no Brasil passou também a ser um ponto de
encontro para profissionais de diversos níveis. A plataforma aumentou a rapidez
e assertividade na busca por profissionais além de ser um excelente canal para
network, eliminado a necessidade de entregar currículo físico para se candidatar
a vagas de empresa, sendo especialmente utilizado para cargos de gestão e
diretoria.
Tudo
bem, agora que você já sabe o que é o LinkedIn, está pronto para usá-lo de
maneira eficiente certo? Errado. Não se trata apenas de saber o que é LinkedIn,
mas entender qual é a importância dele em sua estratégia de marketing pessoal
nas redes sociais, e as vantagens que ele pode lhe
proporcionar.
O
LinkedIn
é uma rede social que tem como objetivo promover o relacionamento de pessoas
interessadas em discutir questões de carreira e trabalho dentro de um ambiente
mais formal e organizado que as redes sociais mais populares como Facebook e
Twitter. Por ter foco no mundo corporativo, o LinkedIn passou a ser mais que
apenas outra rede social e se transformou em um verdadeiro centro de promoção,
divulgação e aperfeiçoamento profissional.
No passado, o principal motivador estava
relacionado à busca de empregos pelas pessoas físicas. Ao ganhar robustez, o
LinkedIn passou a ser visto pelas empresas como um baú de tesouro para
encontrar profissionais. Com o crescimento da plataforma e a introdução do
Pulse, que facilitou a publicação de conteúdo, antes como apenas
um repositório de currículos, o LinkedIn foi se aperfeiçoando e desenvolvendo
ferramentas de interação tanto entre pessoas quanto marcas.
Hoje
em dia, podemos dizer que é um “Facebook Profissional”, tamanha as opções de
publicação e interação disponíveis, fomentando conexões de valor profissional e compartilhamento de conteúdo
de altíssima qualidade. Isso fez com que as organizações e profissionais encarassem a rede com
um olhar mais amplo, deixando de tratá-lo apenas como um lugar dedicado a temas
relacionados a emprego e recrutamento.
Um
fato interessante do LinkedIn é que as empresas, em alguns casos, acabam indo
atrás do candidato. Por concentrar muitos perfis profissionais
o LinkedIn se transformou também no ambiente mais propício para encontrar
talentos para o preenchimento de vagas de trabalho e por isso, Headhunters e
empresas de recrutamento passaram a incorporá-lo ao seu leque de opções de
pesquisa. LinkedIn desenvolveu também ferramentas focadas no recrutamento e
seleção de pessoal. Com elas, o trabalho de buscar por candidatos para o
preenchimento de vagas ficou muito mais fácil.
Um
dos maiores erros
no LinkedIn é tratá-lo como se fosse uma rede
informal de relacionamento. Isso pode trazer resultados desastrosos para sua
estratégia de marketing
pessoal na Internet. Tanto sua presença quanto o conteúdo do seu
perfil devem ser muito bem pensados, porque na verdade, sua presença no
LinkedIn passa a ser um importante complemento para o seu currículo, além é
claro, um dos canais mais importantes para o networking profissional no mundo
online.
Há
os chamados candidatos passivos, por algumas empresas, já que muitas vão atrás
deles através dos dados disponíveis. Esses candidatos utilizam a rede como uma
forma de fazer o seu networking, uma ótima opção para quem quer
ter crescimento profissional, além de também ler artigos ou, simplesmente,
mostrar a experiência que possui.
Tendo
essas informações, a empresa pode se conectar com aquele usuário de interesse
e, mesmo que ele não esteja procurando por emprego no momento, pode lhe
oferecer uma oportunidade que o atraia. Outro ponto é que está cada vez difícil
para as corporações encontrarem esses profissionais utilizando o meio
tradicional, como com o recurso de anúncios de emprego.
Ter
um perfil no LinkedIn significa manter contato com a sua rede de trabalho, manter-se
atualizado com as novidades do mercado de trabalho e, é claro, ficar atento a
novas oportunidades profissionais que podem surgir por ali. Quanto mais completo for o seu
perfil, mais atraente ele se torna, afinal possíveis contatos profissionais podem
saber exatamente qual a sua formação acadêmica e todos os detalhes da sua vida
profissional.
No
perfil, o profissional consegue relatar seus conhecimentos, experiências,
cursos complementares e competências. Como a própria rede informa, as chances
aumentam em até 27 vezes de uma empresa encontrar um usuário que tenha, ao
menos, cinco competências listadas em seu perfil. Essas competências são de
conhecimentos básicos, como a fluência no inglês, por exemplo. Só de utilizar
uma foto de perfil, os usuários podem ter um perfil várias vezes mais visto do
que aqueles que não possuem. Em geral, o retrato não precisar formal, mas é
interessante avaliar o ambiente em que deseja atuar e sua postura com o perfil
deve remeter a isso.
Os
candidatos podem ter o perfil em mais de um idioma, ferramenta bastante
interessante oferecida pela rede. Se a ideia é trabalhar em uma empresa fora do
país, por exemplo, essa é uma forma de possibilitar que as empresas o vejam.
Ainda é possível utilizar outras formas de promoção do perfil, uma delas é
através do resumo do perfil. A ideia aqui é criar algo que chame a atenção de
um recrutador, contando basicamente quem você é em uma entrevista, por exemplo.
Aqueles
utilizando a rede, normalmente, está lá para encontrar e atualizar o networking,
mantendo um grupo de amigos conectados da rede. Através do perfil, os usuários
podem se conectar a outros, como aqueles que trabalham em uma empresa pela qual
tem interesse em trabalhar. Neste caso, não é interessante a quantidade de
conexões, mas sim a qualidade delas. A maioria dos usuários busca por pessoas
que abrem interesse profissional e essa pode ser uma forma ter ligação com a
empresa.
Infelizmente,
para utilizar as melhores ferramentas e serviços disponíveis n o LinkedIn, você
terá que investir um pouco e contratar um dos planos Premium, que é um
investimento mais pessoal-profissional. Ela aumenta o alcance da sua conta
pessoal, o número de relatórios, dados e informações adicionais de outros
profissionais.
Na
plataforma existem diferentes níveis de classificação de perfil, o chamado
“perfil campeão” é o melhor deles. Para o LinkedIn lhe dar esta categoria
significa que seu perfil está completo o suficiente para atrair recrutadores e
parceiros de negócios, oferecendo as informações mais relevantes sobre sua
experiência e seus interesses. Por exemplo, se não colocar informações sobre
sua formação, idiomas que possui fluência e resumo, seu perfil estará
incompleto e não será classificado como “perfil campeão” e consequentemente,
não possuirá destaque nas pesquisas de recrutadores.
Um
conteúdo bem pensado e relevante para os seus clientes irá te ajudar a receber
mais acessos. Tenha um plano e não apresente apenas conteúdos de
autopromoção. O LinkedIn é, acima de tudo, uma rede social utilizada pelos
usuários para se atualizarem profissionalmente, por isso, uma boa estratégia de
marketing de conteúdo fará toda a diferença. O que você colocar ali, irá
definir se o recrutador irá ou não te chamar para uma conversa online ou
pessoal.
REFERÊNCIAS
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