segunda-feira, 17 de junho de 2019

Linkedin, por que usar?


Porque usar o LinkedIn para o crescimento profissional.

Você sabe o que é LinkedIn? Não? Bom, está na hora de aprender, porque esta é simplesmente a maior rede social voltada para relacionamentos profissionais do mundo e onde se encontra as maiores oportunidades online do mercado empresarial. O LinkedIn é uma plataforma criada exclusivamente para o uso profissional, possuindo mais 30 milhões de usuários no Brasil e mais de 500 milhões de usuários no mundo. Ela foi fundada 2002 nos Estados Unidos e 2008 criou-se a versão em português.
Graças ao sucesso no exterior, o LinkedIn no Brasil passou também a ser um ponto de encontro para profissionais de diversos níveis. A plataforma aumentou a rapidez e assertividade na busca por profissionais além de ser um excelente canal para network, eliminado a necessidade de entregar currículo físico para se candidatar a vagas de empresa, sendo especialmente utilizado para cargos de gestão e diretoria.
Tudo bem, agora que você já sabe o que é o LinkedIn, está pronto para usá-lo de maneira eficiente certo? Errado. Não se trata apenas de saber o que é LinkedIn, mas entender qual é a importância dele em sua estratégia de marketing pessoal nas redes sociais, e as vantagens que ele pode lhe proporcionar.
O LinkedIn é uma rede social que tem como objetivo promover o relacionamento de pessoas interessadas em discutir questões de carreira e trabalho dentro de um ambiente mais formal e organizado que as redes sociais mais populares como Facebook e Twitter. Por ter foco no mundo corporativo, o LinkedIn passou a ser mais que apenas outra rede social e se transformou em um verdadeiro centro de promoção, divulgação e aperfeiçoamento profissional.
No passado, o principal motivador estava relacionado à busca de empregos pelas pessoas físicas. Ao ganhar robustez, o LinkedIn passou a ser visto pelas empresas como um baú de tesouro para encontrar profissionais. Com o crescimento da plataforma e a introdução do Pulse, que facilitou a publicação de conteúdo, antes como apenas um repositório de currículos, o LinkedIn foi se aperfeiçoando e desenvolvendo ferramentas de interação tanto entre pessoas quanto marcas.
Hoje em dia, podemos dizer que é um “Facebook Profissional”, tamanha as opções de publicação e interação disponíveis, fomentando conexões de valor profissional e compartilhamento de conteúdo de altíssima qualidade. Isso fez com que as organizações e profissionais encarassem a rede com um olhar mais amplo, deixando de tratá-lo apenas como um lugar dedicado a temas relacionados a emprego e recrutamento.
Um fato interessante do LinkedIn é que as empresas, em alguns casos, acabam indo atrás do candidato. Por concentrar muitos perfis profissionais o LinkedIn se transformou também no ambiente mais propício para encontrar talentos para o preenchimento de vagas de trabalho e por isso, Headhunters e empresas de recrutamento passaram a incorporá-lo ao seu leque de opções de pesquisa. LinkedIn desenvolveu também ferramentas focadas no recrutamento e seleção de pessoal. Com elas, o trabalho de buscar por candidatos para o preenchimento de vagas ficou muito mais fácil.
Um dos maiores erros no LinkedIn é tratá-lo como se fosse uma rede informal de relacionamento. Isso pode trazer resultados desastrosos para sua estratégia de marketing pessoal na Internet. Tanto sua presença quanto o conteúdo do seu perfil devem ser muito bem pensados, porque na verdade, sua presença no LinkedIn passa a ser um importante complemento para o seu currículo, além é claro, um dos canais mais importantes para o networking profissional no mundo online.
Há os chamados candidatos passivos, por algumas empresas, já que muitas vão atrás deles através dos dados disponíveis. Esses candidatos utilizam a rede como uma forma de fazer o seu networking, uma ótima opção para quem quer ter crescimento profissional, além de também ler artigos ou, simplesmente, mostrar a experiência que possui.
Tendo essas informações, a empresa pode se conectar com aquele usuário de interesse e, mesmo que ele não esteja procurando por emprego no momento, pode lhe oferecer uma oportunidade que o atraia. Outro ponto é que está cada vez difícil para as corporações encontrarem esses profissionais utilizando o meio tradicional, como com o recurso de anúncios de emprego.
Ter um perfil no LinkedIn significa manter contato com a sua rede de trabalho, manter-se atualizado com as novidades do mercado de trabalho e, é claro, ficar atento a novas oportunidades profissionais que podem surgir por ali. Quanto mais completo for o seu perfil, mais atraente ele se torna, afinal possíveis contatos profissionais podem saber exatamente qual a sua formação acadêmica e todos os detalhes da sua vida profissional.
No perfil, o profissional consegue relatar seus conhecimentos, experiências, cursos complementares e competências. Como a própria rede informa, as chances aumentam em até 27 vezes de uma empresa encontrar um usuário que tenha, ao menos, cinco competências listadas em seu perfil. Essas competências são de conhecimentos básicos, como a fluência no inglês, por exemplo. Só de utilizar uma foto de perfil, os usuários podem ter um perfil várias vezes mais visto do que aqueles que não possuem. Em geral, o retrato não precisar formal, mas é interessante avaliar o ambiente em que deseja atuar e sua postura com o perfil deve remeter a isso.
Os candidatos podem ter o perfil em mais de um idioma, ferramenta bastante interessante oferecida pela rede. Se a ideia é trabalhar em uma empresa fora do país, por exemplo, essa é uma forma de possibilitar que as empresas o vejam. Ainda é possível utilizar outras formas de promoção do perfil, uma delas é através do resumo do perfil. A ideia aqui é criar algo que chame a atenção de um recrutador, contando basicamente quem você é em uma entrevista, por exemplo.
Aqueles utilizando a rede, normalmente, está lá para encontrar e atualizar o networking, mantendo um grupo de amigos conectados da rede. Através do perfil, os usuários podem se conectar a outros, como aqueles que trabalham em uma empresa pela qual tem interesse em trabalhar. Neste caso, não é interessante a quantidade de conexões, mas sim a qualidade delas. A maioria dos usuários busca por pessoas que abrem interesse profissional e essa pode ser uma forma ter ligação com a empresa.
Infelizmente, para utilizar as melhores ferramentas e serviços disponíveis n o LinkedIn, você terá que investir um pouco e contratar um dos planos Premium, que é um investimento mais pessoal-profissional. Ela aumenta o alcance da sua conta pessoal, o número de relatórios, dados e informações adicionais de outros profissionais.
Na plataforma existem diferentes níveis de classificação de perfil, o chamado “perfil campeão” é o melhor deles. Para o LinkedIn lhe dar esta categoria significa que seu perfil está completo o suficiente para atrair recrutadores e parceiros de negócios, oferecendo as informações mais relevantes sobre sua experiência e seus interesses. Por exemplo, se não colocar informações sobre sua formação, idiomas que possui fluência e resumo, seu perfil estará incompleto e não será classificado como “perfil campeão” e consequentemente, não possuirá destaque nas pesquisas de recrutadores.
Um conteúdo bem pensado e relevante para os seus clientes irá te ajudar a receber mais acessos. Tenha um plano e não apresente apenas conteúdos de autopromoção. O LinkedIn é, acima de tudo, uma rede social utilizada pelos usuários para se atualizarem profissionalmente, por isso, uma boa estratégia de marketing de conteúdo fará toda a diferença. O que você colocar ali, irá definir se o recrutador irá ou não te chamar para uma conversa online ou pessoal.

REFERÊNCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário