terça-feira, 11 de junho de 2019

Como o Business Intelligence pode ajudar sua Marca nas redes sociais

Com a competitividade dentro do mercado digital, os processos gerenciais empresariais
começaram a ser apoiados por métodos e ferramentas tecnológicas. Com isso, observa-se
a ascensão de uma prática chamada de Business Intelligence (BI) ou comumente chamada
de Inteligência de negócio no Brasil.
Por Business intelligence compreendemos técnicas, métodos e ferramentas que possibilitam
o usuário analisar dados e, com base nessas análises, emitir respostas que possam subsidiar
objetiva e confiavelmente os processos de decisão numa empresa (Jamil; George Leal, 2000,
P.50).

O Business Intelligence ou Inteligência de Negócios segundo Turban (2009) é um é um
termo abrangente que que tange desde de a arquitetura de software até bancos de dado
estruturados, sendo assim, o BI tem por finalidade a definição de regras para formatação
adequada de dados gerados pelas empresas, transformando-os em depósitos estruturados
de informações, além de apoiar os gestores empresariais no processo de tomada de decisão
estratégica. Os sistemas de BI surgem como um grande apoio para suprir as necessidades
de gestão da informação, que influencia os níveis estratégico, tático e operacional da
organização. Tudo bem, mas afinal como estes processos podem ajudar a minha marca a ter
um posicionamento ou até reverter mais leads dentro de minha página nas redes sociais?
Então vamos lá.

BI IMPULSIONANDO ESTRATÉGIAS DAS REDES SOCIAIS


O BI auxilia o processo de tomada de decisão e ajudar a deixar as decisões mais
estratégicas e precisas. Possuindo uma grande massa de dados para serem analisados,
consegue-se gerar tendências, alinhamentos de mercados, definir padrões de
comportamentos de usuários/consumidores. Para esta engrenagem descrita acima funcionar
em sua totalidade precisamos de dados e mais dados sobre consumidores, e nos dias atuais
não existe fonte mais rica para conhecer consumidores do que as redes sociais. Muitos “gurus”
da internet hoje falam que vivemos a revolução da Inovação digital, para entender este
conceito um pouco melhor assista o vídeo abaixo:




O crescimento das redes sociais, principalmente ancorado pela revolução da inovação
digital, fez com que as empresas direcionassem seus esforços para o marketing digital.
Todos os dias em todos os cantos do mundo usuários postam em suas redes sociais, e
isso é um prato cheio para o BI e suas análises. Você já pensou em ter as seguintes
Informações de seu negócio e cliente:

  • Relação de compras e eventuais devoluções;
  • Tipo de produto mais comprado;
  • Periodicidade de compra;
  • Taxa de conversão do carrinho de compras;
  • Perfil de cliente com maior margem de lucro;
  • Tráfego do cliente dentro do site
  • Perfil do consumidor…,


Todas essas perguntas e outras mais podem ser respondidas com a utilização do BI em
suas redes sociais e site, basta somente você ter dados e uma ferramenta eficiente para
a análise dos dados.
COMO ENCONTRAR OS DADOS DENTRO DAS REDES SOCIAIS
As redes sociais no que se diz respeito a dados, são minas de ouro, mas como fazer um
planejamento de coleta correto para não capturar dados que não são relevantes? Esta é
a principal meta do BI dentro das redes sociais, pois um negócio que vende bolsas de alto
valor agregado não terá interesse em um público formado por homens que gostam de
carros para fazer expedição em trilhas.
Com isso, precisamos primeiramente posicionar o nosso nicho de mercado e assim mirar
em uma estratégia que faça sentido para o modelo de negócio da empresa, então, para
uma empresa que venda bolsas de alto valor agregado, o interessante é traçar o perfil de
consumo de mulheres, média a alta idade, poder aquisitivo elevado…
Agora você deve estar se perguntando como vou fazer esta análise dentro das redes
sociais, para isso existe uma infinidade de sistemas prontos ou moduláveis para fazer
este trabalho automaticamente para você, basta fazer uma pesquisa rápida no google.
Os valores para implementação dessas ferramentas podem ser elevados, mas fica a
pergunta, “quanto vale a definição de uma estratégia assertiva de Marketing para gerar
vendas e conhecer seu público”. É notório que diferentes negócios vão ter diferentes
percepções de valor, então encontre uma que cabe em suas expectativas e seu bolso.

ADIVINHAR CENÁRIOS? NUNCA MAIS!

Antes da utilização dessas práticas, o profissional voltado para o marketing “adivinhava”
cenários e a tomada de decisão era baseada em sua maioria pelo "feeling" do profissional.
Com advento do BI ficou mais fácil coletar as informações das redes sociais, e gerar
diferencial competitivo com as informações coletadas, obter insights de quais mídias sociais
estão gerando mais leads e conversões, ajuda a tomada de decisão e deixa ela mais
simplificada. Análise de cada click, compartilhamento e curtida contida em suas publicações
 ou páginas ajuda a saber se sua estratégia está alinhada com o mercado que você deseja
atingir. O BI no marketing digital não se restringe à análise dos resultados de suas
estratégias nas redes sociais. Como já abordado, ele também pode ajudar seus esforços
de otimização do mecanismo de busca, ou seja, ele também é valioso no SEO.

Sendo assim, o BI se mostra um grande aliado na definição e acompanhamento de sua
estratégia dentros das mídias sociais, e cada vez mais as empresas vêm investindo capital
nessas ferramentas tecnológicas. E você, vai ficar fora dessa tendência?

Lucas Scheuer
Matricula: 14201413
Graduando em Administração UFSC

Referências:

VALENTIM, M. L. P. Processo de inteligência competitiva organizacional. In: ______ (Org.). Informação,
conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: FUNDEPE, 2006. p. 9- 24.

QUEYRAS, J.; QUONIAM, L. Inteligência competitiva. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência,
informação e conhecimento. Brasília: IBICT; UNESCO, 2006. p.73-98

HOVIS, J. H. IC na Avnet: impacto nos resultados. In: PRESCOTT, J. E.; MILLER, S. H. (Orgs.).
Inteligência competitiva na prática: estudos de casos diretamente do campo de batalha. Rio de
Janeiro: Campus, 2002

TURBAN, E. et al. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. São Paulo:
Bookman, 2009.


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