Ainda é comum encarar o uso do celular dentro da sala de aula como um grande vilão do processo educacional, porém, com os avanços tecnológicos constantes e a influência que estes representam nas metodologias de ensino, é preciso olhar além: o uso do celular na sala de aula é uma realidade e deve ser utilizado como ferramenta de ensino à favor do processo de aprendizagem dos discentes.
Segundo a pesquisa TIC Educação 2016 (realizada com 1.106 escolas brasileiras encontradas em áreas urbanas) do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da comunicação (CETIC), o principal equipamento usado pelos alunos para acessar a internet na sala de aula é na maioria esmagadora pelo celular.
Este mesmo estudo, aponta que 49% dos professores usuários de Internet declararam utilizar o celular em atividades com os alunos, um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior (39%).
Outro dado interessante apresentado neste estudo demonstra que para 94% dos professores, o uso das TIC permitiu acesso a materiais didáticos mais diversificados ou de melhor qualidade. Além disso, grande parte dos docentes concordaram que a adoção de novos métodos de ensino (85%) e o cumprimento de tarefas administrativas com maior facilidade (82%) é um resultado do uso das TIC.
Fonte: http://www.adusb.org.br/web/page?slug=news&id=9017&pslug=#.WxR0T0gvzIU
Esta pesquisa já demonstra uma mudança de comportamento por meio tanto dos professores quanto dos alunos, os quais se mostram mais preparados para a utilização do aparelho celular dentro da sala de aula. Sabemos que o uso do celular na sala de aula requer uma mudança de paradigma, pois o celular sempre foi visto como vilão dentro da sala de aula, porém pesquisas apontam que esta realidade pode ser diferente.
Saccol, Schlemmer e Barbosa (2011) abordam que a construção do conhecimento leva em conta variáveis como por exemplo a interação com professores e colegas e o uso de tecnologias. Portanto, é preciso dispor de tecnologias que facilitem e auxiliem essa interação de forma a otimizar o processo de construção de conhecimento.
O celular é uma ferramenta que tem capacidade para auxiliar o processo de aprendizagem uma vez que engloba uma interface mais dinâmica aliada a conteúdo de valor e acesso a um número inimaginável de informações a qualquer lugar e a qualquer hora. Outro ponto importante, leva em consideração que a maioria dos estudantes já tem acesso a aparelhos celulares e já sabem como o utilizar , o que torna muito mais fácil aplicar a sua utilização para fins educacionais.
São inúmeros os benefícios que a utilização de ferramentas pedagógicas digitais oferecem para os alunos e os professores, entre eles destacamos; - Proporcionar novas experiências no ambiente de ensino; - Incentivar uma utilização de forma mais produtiva dessas ferramentas superando a procrastinação; - Motivar os agentes do ensino sobre as novas possibilidades e metodologias oferecidas pelo mundo digital.
Além disso oferece a possibilidade de acesso ilimitado e de qualquer lugar, tornando o contato entre professor e aluno mais informal e por consequência otimizando o tempo dos agentes. Em relação as maneiras de como utilizar o celular como aliado no ensino seria através de aplicativos educacionais, grupos de discussão, possibilidade de pesquisas de novas fontes e informações em tempo real e por fim podemos citar o enorme arsenal disponível de jogos educativos que possibilitam aos jovens o aprendizado de uma forma totalmente inovadora.
O celular também possibilita a ampliação nas relações sociais entre os indivíduos, visto que muitas vezes os jovens possuem dificuldade de comunicação por inúmeros fatores e na medida que o contato é estabelecido de forma mais informal, tais dificuldades são superadas. Mesmo os jovens mais tímidos tendem a render-se ao universo digital e suas possibilidades.
Um exemplo de destaque que pode ser demonstrado é o do Colégio municipal Reinaldo Maia Souto, no Rio de Janeiro, onde através da implantação do projeto “Uso das tecnologias digitais” os professores optaram pela utilização dos celulares, com aplicativos que através da realidade virtual e da utilização do QR Code, os alunos podem responder questionários que demonstram o desempenho individual em tempo real. O projeto, além de tornar o ambiente educacional mais descontraído permite uma grande interação dos jovens com a tecnologia resultando em um processo de aprendizagem mais dinâmico.
Dessa forma, torna-se claro que ao se utilizar o aparelho celular como um aliado no processo de ensino incorre em ganhos positivos tanto para os alunos quanto para as instituições, uma vez que os ganhos são maiores do que os malefícios do uso deste instrumento dentro da sala de aula. É o momento das instituições de ensino renderem-se ao mundo globalizado, através de ferramentas metodológicas e digitais, por consequência o aprendizado seguirá as tendências de maneira exata.
São inúmeros os benefícios que a utilização de ferramentas pedagógicas digitais oferecem para os alunos e os professores, entre eles destacamos; - Proporcionar novas experiências no ambiente de ensino; - Incentivar uma utilização de forma mais produtiva dessas ferramentas superando a procrastinação; - Motivar os agentes do ensino sobre as novas possibilidades e metodologias oferecidas pelo mundo digital.
Além disso oferece a possibilidade de acesso ilimitado e de qualquer lugar, tornando o contato entre professor e aluno mais informal e por consequência otimizando o tempo dos agentes. Em relação as maneiras de como utilizar o celular como aliado no ensino seria através de aplicativos educacionais, grupos de discussão, possibilidade de pesquisas de novas fontes e informações em tempo real e por fim podemos citar o enorme arsenal disponível de jogos educativos que possibilitam aos jovens o aprendizado de uma forma totalmente inovadora.
O celular também possibilita a ampliação nas relações sociais entre os indivíduos, visto que muitas vezes os jovens possuem dificuldade de comunicação por inúmeros fatores e na medida que o contato é estabelecido de forma mais informal, tais dificuldades são superadas. Mesmo os jovens mais tímidos tendem a render-se ao universo digital e suas possibilidades.
Fonte: https://pixabay.com/pt/iphone-smartphone-apps-apple-inc-410311/ |
Um exemplo de destaque que pode ser demonstrado é o do Colégio municipal Reinaldo Maia Souto, no Rio de Janeiro, onde através da implantação do projeto “Uso das tecnologias digitais” os professores optaram pela utilização dos celulares, com aplicativos que através da realidade virtual e da utilização do QR Code, os alunos podem responder questionários que demonstram o desempenho individual em tempo real. O projeto, além de tornar o ambiente educacional mais descontraído permite uma grande interação dos jovens com a tecnologia resultando em um processo de aprendizagem mais dinâmico.
Dessa forma, torna-se claro que ao se utilizar o aparelho celular como um aliado no processo de ensino incorre em ganhos positivos tanto para os alunos quanto para as instituições, uma vez que os ganhos são maiores do que os malefícios do uso deste instrumento dentro da sala de aula. É o momento das instituições de ensino renderem-se ao mundo globalizado, através de ferramentas metodológicas e digitais, por consequência o aprendizado seguirá as tendências de maneira exata.
REFERÊNCIAS:
CETIC. Cetic pesquisa o uso do celular por alunos para a realização de atividades escolares. Disponível em: <http://cetic.br/noticia/cetic-br-pesquisa-o-uso-de-celular-por-alunos-para-a-realizacao-de-atividades-escolares/. Acesso em: 28/05/2018.
PREFEITURA ITATIAIA. Celular é usado como aliado no ensino em sala de aula. Disponível em:<https://itatiaia.rj.gov.br/noticia/1366/celular-e-usado-como-aliado-no-ensino-em-sala-de-aula>. Acesso em: 03/05/2018.
PREFEITURA ITATIAIA. Celular é usado como aliado no ensino em sala de aula. Disponível em:<https://itatiaia.rj.gov.br/noticia/1366/celular-e-usado-como-aliado-no-ensino-em-sala-de-aula>. Acesso em: 03/05/2018.
TIC EDUCAÇÃO 2016. Disponível em: <http://cetic.br/pesquisa/educacao/>. Acesso em: 28/05/2018.
SACCOL A., SCHLEMMER E. e BARBOSA J. M-learming e u-learning – novas
perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson, 2011.
G1. 52% das instituições de educação básica usam celular em atividades escolares, aponta CETIC. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/52-das-instituicoes-de-educacao-basica-usam-celular-em-atividades-escolares-aponta-estudo-da-cetic.ghtml>. Acesso em: 27/05/2018.
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