Desenvolvimento da internet e tecnologia
Fonte: Parasaber
Partindo dos primeiros modelos de educação, transmissão de conhecimentos, feitos normalmente dentro de um espaço físico, com mesas e cadeiras umas atrás das outras, modelo inspirado no militarismo, com um professor em frente que os avalia, cobra, induz e conduz seus hábitos educacionais, transmitindo seus conhecimentos e pondo em práticas técnicas de ensino que levam a informação para o ouvinte que passivamente ouve assimila e aprende, este modelo foi julgado, repensado e a partir de então novas versões de modelos de colégios, cursos, faculdades e etc, que sejam fonte de conhecimentos foram elaboradas.
Com o avanço da tecnologia e da internet, a sociedade foi se transformando, se adaptando aos novos níveis em que este progresso eleva o estágio em diversos âmbitos, principalmente o na educação da qual principal função é ensinar e formar cidadãos e trabalhadores. Uma grande rede que surgiu em 1950 com a guerra fria cuja guerra era ideológico e científico entre EUA e União Soviética no qual qualquer avanço já era considerado uma batalha vencida. Segundo Leonardo (2001) a internet surgiu em 1969 cujo nome inicial era Agencia de projetos avançados de pesquisa (ARPANET), era de uso do departamento de defesa norte-americano com a finalidade de comunicação entre cientistas e militares durante a guerra para que mesmo que faltasse eletricidade ou ocorresse alguma destruição a conexão funcionava e levava a diferentes pontos, passando por pontos ruins, as informações. Em 1972 foi feia a primeira demonstração da ARPANET e a criação do e-mail como uma foma mais fácil de trocas de mensagens, também neste ano o sistema da ARPANET se conecta com o sistema da Noruega NORSAR (via satélite) e foi então que viram que o mundo inteiro precisava de uma rede de arquetetura aberta todo conectado e não diversas redes com diversas arquiteturas e protocolos diferentes.
Fonte: TecMundo
Foi em 1982 que seu uso foi aberto a para utilização no meio acadêmico dos EUA e logo após pode ser utilizado por outros países e seu nome INTERNETTING (processo de interconectar redes) o que derivou o o nome que no Brasil se fala hoje, internet. Após a RIO 92 com doações de máquinas da ONU, o Brasil provou que estava pronto para a utilização da internet, e com o auxilio da Embratel (monopolizava o serviço nacional) em 1994 lançou um serviço experimental de internet comercial no país, selecionava 500 pessoas para utiliza-la por semanas, no começo de 1995 entram outras empresas privadas para explorarem o serviço e competir com a estatal. É muito recente o uso disseminado de rede no país tem aproximadamente 24 anos.
Fonte: TecMundo
O Software que foram criados com professores com a finalidade em educação, auxiliam normalmente os professores a criarem aulas virtuais acessíveis pela internet, o que torna o encontro e a transmissão de conhecimentos possível independente de tempo ou espaço é um modelo de negócios escalável pois não existe problemas com desgaste ou restrição de acessos o que também é uma forma de ensino em massa. Amplamente conhecido como modelo de Educação a Distância (EaD), e com a possibilidade de tantos acessos e flexibilização do aprendizado, que também fez surgir pensamentos e críticas sobre uma sociedade formada pela internet, pois este modelo massificante se torna um modelo padronizado e não leva em consideração as particularidades dos indivíduos ou até deixa a desejar no momento de avaliar, o que muitas empresas de educação já estão atentando para melhorar seus processos de ensino aprendizagem.
A educação não precisa ser somente feita por canais formais com tal finalidade, com a possibilidade que a rede oferece locais como YouTube e outros sites e até mesmo a criação de blogs por qualquer pessoa interessada em filmar, escrever ou falar sobre algum tema ou assunto de seu interesse ou de sua especialidade, faz crescer as possibilidades de aprendizagem por experiências, busca pessoal, debates, compartilhamento de opiniões e atualidades o que também cria comunidades virtuais do qual é um dos princípios que orientam o crescimento inicial do ciberespaço segundo Pierre (1999), pode se falar também sobre sociedade colaborativa, pois este meio permite essa integração e interação para uma formação de inteligencia coletiva.
A internet, também já é mencionam por diversos estudiosos como internet das coisas ou internet 2.0, 3.0 e até 4.0 que seriam suas versões de atualização cuja tecnologia aliada a ela a fará visível, ou quase isso, como a utilização de realidade virtual, realidade aumentada, criação de partes do corpo ou próteses em impressora 3D para melhorar o aprendizado o tornando mais atrativo e buscando se aproximar da realidade. O ideal é visualizar a internet como uma auxiliadora no processo de aprendizagem, dando autonomia para os estudantes aprenderem e buscarem conhecimentos diversificados.
Referências:
LÉVY, Pierre, 1999. Cibercultura. Disponível em:<https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf>. Acesso em: 03/06/2018
SILVA, Leonardo Werner, 2001. A internet foi criada em 1969 com o nome de Arpanet nos EUA. Disponivel em:<https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml>. Acesso em 04/06/2018
Tec Mundo, 2018. A história da internet. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pKxWPo73pX0>. Acesso em: 03/06/2018
Tecmundo, 2018. A história da internet no Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k_inQhpKprg>. Acesso em: 03/06/2018
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