segunda-feira, 25 de junho de 2018

Aonde Big Data está presente?

Há alguns anos atrás, mal escutavamos falar sobre Big Data. Grande parte das vezes era algo muito especifico ou pontual, hoje já podemos fácilmente encontrar artigos, matérias e qualquer informação sobre este assunto. Entretanto em quais áreas, a Big data está entrando? De que maneira está afetando?

Quando começamos a pensar em Big data, é necessário entender o que é Big data para depois entender quais áreas estão sendo contaminadas com este tipo de funcionalidade. Segundo o site SAS.com, a definição se encaixa como "Big data é um termo que descreve o grande volume de dados — tanto estruturados quanto não-estruturados — que impactam as empresas diariamente.

Mas não é a quantidade de dados disponíveis que importa; é o que as organizações fazem com eles. Big data pode ser analisado para obter insights que levam a decisões melhores e ações estratégicas de negócio".

Além desta definição, temos os 5 V's do Big data que traz a idéia dos processos dentro da tecnologia. Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor.
Desta maneira, pegaremos alguns exemplos para analisarmos. O primeiro trata da rede de varejo, que temos um exemplo do grupo GPA, Grupo Pão de Açúcar. Usa seu grande volume de dados dos clientes que somam cerca de 14 milhões de pessoas para poder personalisar as suas ofertas com base no perfil de compra de cada indivíduo. Podemos ter uma análise de consumo da pessoa da seguinte maneira.

Quando um cliente compra e está cadastrada no sistema do estabelecimento, temos os dados de quando ela faz compras. A jornada de compra do indivíduo será analisada, por exemplo, Marina é uma pessoa que sempre compra vinhos e cervejas artesanais em um supermercado que usa Big data, desta maneira o estabelecimento conseguirá mandar algumas ofertas personalisadas para Marina, contendo vinhos e os tipos de cervejas que ela mais gosta. excluindo aquelas que ela não gosta.

No setor financeiro, algumas das áreas que a Big data está entrando é na parte de predicar tendências. Ao analisarmos o perfil do consumidor, também conseguimos analisar os fluxos econômicos, com mais variáveis, e as vezes com variaveis não tão faceis de se ser mensuráveis com números, mas via comportamento dos indivíduos. Segundo a Semantix, o processo então analisará as informações e dará ao usuário um resultado extremamente preciso, podendo oferecer uma previsão à empresa e, em termos do mercado financeiro, recomendar onde ela deve investir e quando o grupo deve vender suas ações.

 Outro setor é o de Marketing, que ao usar Big Data, e analisar o comportamento das pessoas, e antecipar todas as estratégias com timing e assertividade do público, as campanhas de publicidade podem fácilmente atingir um número de pessoas superior ao estimado. Assim, com esta tecnologia muito específica e resultados extremamente precisos, os profissionais de Big Data tem uma grande demanda no mercado de quais quer setor.

Fonte:
www.sas.com.br
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1954427-redes-de-varejo-apostam-em-big-data-para-atrair-consumidores.shtml
http://www.semantix.com.br/blog/impacto-de-business-intelligence-e-big-data-no-financeiro/ https://extra.globo.com/noticias/educacao/profissoes-de-sucesso/profissionais-de-big-data-estao-entre-os-cinco-mais-contratados-no-brasil-22098050.html
https://br.udacity.com/blog/post/ciencia-de-dados http://marketingpordados.com/analise-de-dados/o-que-e-big-data-%F0%9F%A4%96/

Nenhum comentário:

Postar um comentário