quarta-feira, 6 de junho de 2018

Abastecimento, Algo a Ser Repensado!

Abastecimento, Algo a Ser Repensado!

Por: Luiz Augusto Elias Acorsi (14203393)

Nas últimas semanas passamos por uma tumultuosa greve dos caminhoneiros, o que fez com que grande parte da população abrisse os olhos em instantes para se mexer e conseguir gasolina para seu automóvel. O mais impactante, foi que, no mesmo dia do anúncio que a greve saiu, a população saiu para abastecer e o combustível acabou em menos de 24  horas, mesmo com preços absurdos que estavam sendo cobrados pelo litro de gasolina. Outro fator notável foi o desgaste dos frentistas perante aquele grande tumultuo e uma rotina de trabalho diferente do que o habitual para os mesmos, isso me faz questionar, não está na hora de rever o atendimento para abastecimento nos postos de gasolina?


Em diálogo com outros estudantes da disciplina de redes sociais, fomos capazes de trocar algumas informações e experiencias vividas em intercâmbios para países distintos, onde os países retratados foram Estados Unidos e Austrália. Um fator interessante de ambos os países é que estes utilizam um sistema muito parecido para o abastecimento, no qual o próprio cliente fica encarregado de realizar o abastecimento, utilizando a bomba, a mangueira etc... O que diferenciava um país de outro é que no caso da Austrália o cliente poderia encher o seu tanque e somente após isso era necessário realizar o pagamento, enquanto nos Estados Unidos o cliente tem que realizar o pagamento em dinheiro no caixa anteriormente ou inserir seu cartão de crédito ou débito em uma máquina alocada na própria bomba de abastecimento antes de completar seu tanque, após isso automaticamente será creditado ou debitado. Uma medida segura para evitar furtos.

Estas ideias provenientes de países mais desenvolvidos deveriam servir de base para os subdesenvolvidos, como o Brasil, a população vem reclamando de preços altos, de mau atendimento e por certas vezes até de demora para ser atendido. A implementação desse sistema de abastecimento no Brasil seria tão ruim? Com certeza é algo a se desconfiar pela cultura vinculada ao país de existir muitos assaltos e furtos, mas com um sistema seguro bem implementado, onde o cliente só consegue abastecer se realizar o pagamento primeiramente, não vejo problema, e sim solução para muitas lacunas. Creio que o maior desafio, ou ponto negativo seria o fato de desempregar milhares de frentistas e chegar ao ponto desta profissão ser extinta, onde o mesmo não será mais necessário, pois será mais benéfico ao posto diminuir os encargos trabalhistas para diminuir o preço do seu combustível. Uma solução para não existir esta grande perda no mercado de trabalho, seria a possibilidade de existir um frentista a disposição caso o cliente deseje utilizar deste "serviço" porém, ele iria pagar mais caro sobre o combustível.  

Abastecimento em postos de gasolina, vamos repensar nosso método?

Referencias: 

http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7445084/cade-defende-fim-frentistas-venda-direta-para-reduzir-preco-combustiveis
http://www.familiaviagem.com.br/2015/06/24/como-abastecer-o-carro-nos-estados-unidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário