quarta-feira, 6 de junho de 2018

Ferramentas do Google em ambientes corporativos


   Uma infinidade de inovações para a gestão, maior colaboração, produtividade, agilidade, mobilidade, ou seja, um novo jeito de trabalhar. É isso que a Google oferece às empresas, sejam elas grandes, pequenas ou de médio porte. As ferramentas do Google estão cada vez mais presente nas empresas atualmente, por se tratar de uma ferramenta de fácil uso e que contém tudo, ou praticamente tudo, que uma empresa necessita para sua gestão interna. O G suite, por exemplo, é o pacote corporativo do Google que inclui o uso de um endereço de e-mail próprio, espaço de armazenamento no Google Drive e os vários aplicativos, como GmailHangoutsGoogle AgendaDriveDocs, Planilhas, Apresentações, Groups, Keep, News... etc. Além disso, possui vantagens que vão além do Gmail personalizado (que demonstram maior profissionalismo), como o gerenciamento total das contas de usuário, a mobilidade pra acessar os arquivos em qualquer lugar (tanto no trabalho, como em casa, viagens, através de computador ou até smartphone). Basicamente, é uma plataforma que aprimora o trabalho em equipe e armazenamento de arquivos, permitindo que qualquer pessoa possa acessar determinado documento, basta ter autorização para isso. Outro fato muito importante, é que com ele, reduz-se a necessidade de uma equipe de TI em uma pequena ou até média empresa por exemplo, pois é uma ferramenta de fácil uso e com um suporte 24h através do próprio Google. Segundo o Google, mais de 5 milhões de empresas utilizam essa ferramenta em suas empresas.
Falando um pouco das ferramentas úteis para uma organização:


  • Hangout Meet: não é mais necessário o deslocamento físico para alguma reunião, através desse aplicativo é possível criar conferências com vídeos em alta definição, voz ou texto com a equipe, clientes, parceiros ou fornecedores.
  • Hangout Chat: uma ferramenta dentro do Gmail que permite uma comunicação fácil entre os colaboradores. É possível conversar com pessoas do setor, de outros setores, criar grupos e mandar mensagens rápidas, promovendo assim o diálogo na organização.
  • Agenda: um sistema integrado e sincronizado com os colaboradores que permite marcar reuniões de forma rápida e prática, e que qualquer um, com acesso à agenda, possa verificar a disponibilidade de uma sala ou até mesmo se uma pessoa está disponível em determinado dia e horário, trazendo muita eficiência em marcar e compartilhar compromissos.
  • Keep: através dessa ferramenta, pode-se dispensar o uso de blocos de papéis para anotações ou lembretes, pois todas elas podem ser feitas no Keep e visualizadas em qualquer local, através de blocos de notas virtuais que podem ser personalizados.
  • Google Drive: arquivos que podem ser armazenados na nuvem com segurança, ou seja, se ocorrer de perder os dados do computador, os arquivos continuam salvos no Drive podendo ser acessado apenas pelo Gmail.
  • Formulários: criar pesquisas de satisfação, gerenciar inscrições em eventos, fazer enquetes... tudo isso é feito online e em colaboração, com alto alcance de pessoas.
  • Planilhas, Documentos, Apresentações: A grande vantagem desses aplicativos é que tudo é salvo automaticamente, sem que haja diversas versões de um mesmo arquivo. Então se acontecer do documento fechar, o computador desligar, os dados não se perdem. No apresentações por exemplo, pode-se criar slides para apresentar um novo negócio, explicar sobre determinado assunto, e tudo de forma colaborativa, podendo ser aberto e editado por várias pessoas ao mesmo tempo. E por fim, o planilhas, que facilita a colaboração de dados, valores e apenas com palavras, em vez de fórmulas, é possível fazer cálculos.
   Com um pouco dessa breve explicação, é possível notar que as ferramentas trazem muita praticidade para a organização, e por isso está sendo tão usada pelas empresas, que buscam cada vez mais essa rapidez e ao mesmo tempo a segurança de dados, a colaboração entre usuários e a integração de informações.

Resultado de imagem para qual a importancia dogoogle nas empresas
    Além do G Suite, ampliando um pouco para o Google em geral, exitem inúmeras ferramentas que podem ser usadas em prol da organização; quando bem utilizadas, podem trazer grande vantagem competitiva. Por exemplo, o Google Analytics é a melhor maneira de monitorar os resultados de um site. Informações como número de visitas e como é o comportamento e o perfil dos usuários são essenciais para que o empresário avalie se precisa fazer ajustes. Também existe a possibilidade de cadastrar o local da empresa no Google Meu Negócio, podendo ser acessado pelo usuário informações como endereço, horário de funcionamento, telefone, horários de pico, opiniões de clientes, etc. E até mesmo promover isso na ferramenta de busca do Google, para que seu site apareça na primeira página por exemplo, quando for feita uma busca sobre um assunto em comum da empresa.
     No YouTube, o empreendedor pode criar um canal de vídeos para divulgar a sua empresa. Dessa maneira, ele poderá postar vídeos com ofertas, descrições de produtos, dicas de uso ou até mesmo de eventos. Uma das principais vantagens é poder se aproximar do seu consumidor e alcançar outros potenciais clientes.

Abaixo seguem alguns vídeos de maior entendimento sobre os aplicativos do Google nas empresas




Autora: Julia Maria da Costa Pereira de Oliveira.

REFERÊNCIAS

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/about/products/

https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/solutions/enterprise/?enterprise-benefits_activeEl=connect

http://blog.safetec.com.br/produtividade/por-que-ferramentas-como-o-google-apps-podem-melhorar-sua-empresa/

https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br

http://blog.safetec.com.br/noticias/g-suite/

https://exame.abril.com.br/pme/veja-7-ferramentas-do-google-para-a-sua-pequena-empresa/

http://www.santodigital.com.br/por-que-devo-implantar-o-g-suite-em-minha-empresa/





Nenhum comentário:

Postar um comentário