O número de usuários no Instragram cresceu consideravelmente nos últimos anos. No ano de 2018, a rede social chegou a 50 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo a rede brasileira a segunda maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Um fato curioso é que 100 milhões desse número de usuários foram conseguidos desde dezembro de 2016, mostrando um crescimento exponencial desta rede social.
Não é novidade que as empresas e até mesmo os internautas buscam algumas estratégias para conseguir mais curtidas e um alcance maior em suas publicações. Por isso, muitos se perguntam: qual o melhor horário para postar nas redes sociais? Entretanto, essa pergunta não é tão fácil de ser respondida. Se você fizer uma breve pesquisa sobre assunto, possivelmente encontrará uma infinidade de respostas. Apesar disso, é melhor ficar atento já que cada rede tem um comportamento diferente e sua própria forma de lidar com o conteúdo.
Importante ressaltarmos aqui que cada conta no Instagram possui uma audiência única, com perfis, preferências e hábitos de acesso diferentes entre si. Por este motivo, descobrir o melhor horário para suas postagens pode exigir alguns testes e muita pesquisa. De acordo com alguns estudos, o maior número de acessos no Instagram em dias úteis é entre as 17h e 18h. Já nos finais de semana, os horários entre 13h e 18h apresentam um maior número de interação. Além disso, evite fazer postagens entre as 0h e 8h, principalmente de terça a quinta-feira, já que é considerado um horário morto nesta rede social.
Contudo, mais importante do que o horário, é necessário entender o seu público e suas preferências. Você precisa compreender o perfil e os costumes dos seus seguidores, para poder atender as suas expectativas e assim, atingir seus resultados. Se a sua empresa tiver como foco a gastronomia, uma boa dica é programar as suas postagens para o horário de almoço (meio-dia) ou jantar (18h) - período de preparação para as refeições. Entretanto, se os seus consumidores são adolescentes, o maior alcance se dará entre sexta-feira e domingo.
O seu sucesso dependerá muito também da qualidade da sua postagem e do interesse que irá despertar nos seguidores. De nada adianta postar um conteúdo no horário certo, se o mesmo não for relevante ao seu público. Outra dica é evitar posts de propaganda com frequência, o que torna-se algo cansativo para o consumidor. Além disso, não faça postagens seguidas. Espere pelo menos 5 horas antes de publicar outro conteúdo. Confira algumas dicas sobre o assunto no vídeo a seguir.
Desta maneira, é possível perceber que não existe regra geral. Você precisa testar e analisar os processos para poder ter uma boa estratégia nas suas redes sociais. Acompanhe o sucesso das suas postagens pelo número de curtidas e visualizações, as quais são boas métricas de acompanhamento. Explore sua criatividade ao máximo no Instagram, fazendo o uso de fotos, vídeos, stories... O importante é não cair na rotina e chamar sempre a atenção dos seus seguidores. Além do mais, o Instagram é uma ferramenta de comunicação. Com isso, interaja sempre com seus usuários, estreitando cada vez mais o relacionamento entre vocês. Não deixe de respondê-los mesmo aqueles que sejam críticas. Responda sempre com simpatia e educação, e não tenha dúvidas que os resultados aparecerão.
Autora: Renata Niehues Pesenti
REFERÊNCIAS
https://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2017/03/Viver-de-Blog-Infografico-Horarios-Redes-Sociais.pdf
https://blog.trakto.io/qual-o-melhor-horario-para-postar-nas-redes-sociais/
http://www.onflag.com.br/facebook/afinal-qual-e-melhor-hora-para-postar-nas-redes-sociais
https://www.mlabs.com.br/blog/melhores-horarios-para-postar-no-instagram-descubra-quais-sao/
http://marketingdigitalmassivo.com.br/usuarios-do-instagram-no-brasil-atualmente-infografico-2018/
https://blog.seguidores.com.br/duvidas-sobre-como-ganhar-curtidas-no-instagram-esclareca-as-aqui/
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